quarta-feira, novembro 07, 2018

'Já chega! Abaixe o microfone': Trump discute com jornalista da CNN

Trump discute com Jim Acosta, da CNN, enquanto uma funcionária tenta retirar o microfone do jornalista Foto: JONATHAN ERNST / REUTERS
 WASHINGTON - A entrevista coletiva na Casa Branca era para o presidente Donald Trump comentar os resultados das eleições de meio de mandato, nas quais os democratas reconquistaram o controle da Câmara dos Representantes, enquanto os republicanos mantiveram o Senado, mas marcou um novo choque entre o governante a imprensa.

A temperatura subiu quando chegou a vez de Jim Acosta, correspondente-chefe da CNN na Casa Branca, perguntar. Em determinado ponto, Trump chegou a chamá-lo de "pessoa grossa, terrível", enquanto uma funcionária tentava retirar o microfone do jornalista. 

O presidente também chamou de "racista" a pergunta de uma repórter negra da TV pública PBS que perguntou por que ele se qualificava como "nacionalista", termo que nos Estados Unidos tem conotações extremistas de direita. 

O atrito com Acosta ocorreu quando o jornalista tentou perguntar sobre a caravana de migrantes que avança rumo à fronteira dos Estados Unidos vinda da América Central. Assim que ele começou a falar, Trump murmurou: 

— Aqui vamos nós.  

O jornalista perguntou ao presidente se ele havia "demonizado os migrantes" durante a campanha eleitoral, e Trump respondeu: 

—  Não, quero que entrem no país. Mas têm que entrar legalmente. 

Acosta insistiu: 

—  Eles estão a centenas de milhas de distância. Isso não é uma invasão —  disse, usando a palavra com a qual Trump havia definido o fluxo de migrantes. 

Trump reagiu agressivamente: 

— Honestamente, acho que você deveria me deixar dirigir o país. Você dirige a CNN, e se fizesse bem isso, sua audiência seria mais alta —  disse. —  Já chega, abaixe o microfone — continuou, e se afastou do púlpito. 

O jornalista da CNN, se recusou a cumprir a ordem de entregar o microfone e se sentar, e continuou fazendo perguntas. Até que, então, desistiu e se sentou. 

Mas o presidente continuou a falar: 

— A CNN deveria se envergonhar de ter você trabalhando para eles, você é grosso e uma pessoa horrível —  disse Trump. 

Antes da pergunta seguinte, o jornalista da NBC Peter Alexander defendeu Acosta, dizendo que era um "repórter diligente". O presidente rebateu: 

— Bem, também não sou um grande fã seu. 

O repórter da CNN se levantou de novo e começou a falar com o presidente, mesmo sem microfone. Trump respondeu: 

— Quando você divulga fake news, o que a CNN faz muito, você está sendo um inimigo do povo. 

Mais adiante, Yamiche Alcindor, da PBS, perguntou ao presidente por que ele se intitulava nacionalista e se isso não encorajava nacionalistas brancos.  

— Eu não sei por que você diz isso. É uma pergunta racista — rebateu Trump.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário