domingo, setembro 23, 2018

TV Tapajoara Lançará Seu Sinal Digital dia 20 de Outubro



2018 marca o aniversário de 30 anos da TV Tapajoara, afiliada da Rede SBT, emissora que tem uma ligação muito forte com a comunidade, pela atenção que sempre dispensou ao esporte, a cultura e a vida cotidiana de Itaituba, contando e registrando a história do município. A reportagem do Jornal do Comércio ouviu o diretor Ivan Araújo, que falou sobre o começo, discorreu sobre o trabalho no decorrer desses anos todos e sobre os novos tempos.

Jota Parente – 30 anos de uma história muito rica, não é Ivan?

Ivan – A TV Tapajoara tem uma história linda e singular. Foi criada pelo artista, compositor, boêmio político e empresário Sílvio de Paiva Macedo no final da década de 1980, mais precisamente no ano de 1988. O Sílvio trouxe para a emissora, a veia artística que ele tem, conseguindo introduzir isso na primeira equipe de trabalho, da qual faziam parte, dentre outros, Nazaré Nanci, Sebastião Lima, Marilene Silva e muitos outros colaboradores. A Tapajoara já nasceu com a vocação nessa área da cultura, da história e das linguagens artísticas. Tudo começou com Sílvio Macedo e Marilu Macedo.

Em 1993 essa emissora foi vendida para o empresário Wirland da Luz Machado Freire, figura lendária da região, que foi uma grande liderança na política, com grande popularidade. Em 1993 iniciou-se uma nova etapa nessa emissora, na gestão do amigo José Parente de Sousa, que nos convidou para vir para a TV Tapajoara. Fazia cerca de dois anos que nós tínhamos implantado a TV Eldorado, afiada da Rede Bandeirantes, do então deputado Wilmar Freire. Ficamos lá até aquele ano, e quando, você, meu amigo Jota Parente, veio para cá, foi lançado o primeiro programa local na emissora, nessa nova fase, que foi o Focalizando, uma idealização em conjunto com a equipe.

O programa seguiu o formato do Aqui, Agora, com câmera solta e stand up. Foi um grande sucesso na Rede SBT e aqui também. Na primeira turma que veio na ocasião estava o Jota Parente, eu (Ivan Araújo), o Fleury Colares e a Maria do Carmo. Em 2002, por circunstâncias da vida, Jota Parente passou por momentos difíceis, com a doença grave e a morte de sua esposa, D. Eliêde, que foi nossa diretora comercial, tendo que se afastar, mudando-se por um breve período para Santarém.

Naquela ocasião, nós assumimos a direção da emissora. A gente deu continuidade a esse trabalho, implantando novos programas, nos aproximando ainda mais da comunidade, criando novos programas. Ali surgiram o Festival de Danças, o Ita em Canções, a Copa Ouro e as excursões a Alter do Chão. A gente implantou, também, uma política de humanização na emissora, onde a tecnologia não era a coisa mais importante. Formamos esse grande grupo, que tem Marlúcio Couto, Weliton Lima e Mauro Torres, completando a terceira etapa na vida da Tapajoara que está até os dias de hoje. É uma história construída coletivamente.

Jota ParenteIvan, na maioria das cidades do Brasil, existe a Rede Globo, e depois vem as outras redes como coadjuvantes. Em Itaituba é diferente, pois o SBT (TV Tapajoara) disputa o papel de protagonista em alguns momentos, e tem uma presença muito forte entre os telespectadores. Isso é fruto de muito trabalho, não é?

Ivan – Isso é fruto da aproximação com a comunidade. Não existe progresso sem trabalho. E nós trabalhamos ressaltando valores. Primeiro, da família, segundo, os valores cristãos e terceiro, os valores divinos. Aproximar da comunidade é buscar as nossas pautas no meio dela. Aquilo que acontece diariamente na cidade, nós temos que trazer para nossas 
pautas, se não, nós não vamos interagir com a comunidade.

Isso é fundamentado cientificamente, dentro do que escreveu o jornalista Pedro Coelho, que definiu a televisão por proximidade, que deve trazer os atores sociais para suas pautas. Essa tem sido a nossa receita. Não vejo uma televisão que não se relaciona com a comunidade ter sucesso. Estamos chamando a comunidade organizada para celebrar conosco os nossos 30 anos, em vários eventos voltados para esses segmentos os quais eu mencionei.

Jota ParenteCom muito esforço e com investimentos nada modestos, a TV Tapajoara está entrando na era digital. Em tempos de crise, não é nada fácil...

IvanÉ verdade, o momento não é nada fácil. Mas, a convergência digital já é uma realidade. Nós estamos com todos os equipamentos comprados. Estamos esperando a antena, porque ela só vai para a linha de montagem após a liberação pelo Ministério das Comunicações. Não existe para pronta entrega. Tudo tem que ser feito de acordo com as homologações no Ministério das Comunicações. O prazo que a Linear pediu para entregar foi 17 de setembro e deveremos esperar mais uns dez dias para o material chegar aqui para começar a montar. Já acertamos a agenda com a Linear que vai implantar o sistema aqui. Está marcado para o dia 20 de outubro o lançamento do nosso sinal digital, com uma grande festa no Espaço Português.

Eu gostaria de falar um pouco sobre o que é convergência digital, sobre a qual se fala tanto e pouca gente sabe o que é. Aqui em Itaituba, principalmente. Temos dificuldade até de as pessoas sintonizarem o canal digital que já está funcionando. A convergência digital envolve os instrumentos de mídia, que são televisão, telefone, computador, etc… Com isso, vamos estar no aparelho de TV, no celular e no computador convencional, além de outros. E nós vamos entrar com muita potência, três vezes mais do que a nossa concorrente (TV Itaituba – Record), que já está operando com sinal digital. Teremos cinco vezes mais potência do que a emissora local da maior rede do país (Rede Globo), e assim vai. Vamos oferecer um sinal incomparavelmente melhor, em comparação com o que oferecemos hoje, a altura do que a população de Itaituba merece.


Jota ParenteA programação alusiva aos 30 anos da emissora já começou. O que teremos mais até o encerramento das comemorações?

Ivan – Já foi realizado o Festival Tapajoara, na Associação Atlética Cearense, que foi a largada, e teremos mais cinco eventos, porque o show do Nato Aguiar, que acontecerá no lançamento, não está sendo contabilizado no pacote. Sem contar alguns pequenos eventos que nem estamos divulgando. Dia 29 de setembro teremos o Show de Prêmios 30 Anos da TV Tapajoara, com premiação de R$ 30 mil em dinheiro e mais 30 prêmios extras de eletroeletrônicos; dia 20 de outubro, Nato Aguiar, no Espaço Português, o lançamento do sinal digital; dia 11 de novembro, a Corrida Tapajoara, na qual não queremos apenas corredores de elite, sim, uma corrida inclusiva com participação de diversas categorias, incluindo cadeirantes e encerrando, em dezembro, o Ita em Canções. 

Esse festival é muito importante, porque o Ita em Canções realizado em 2005 foi um divisor de águas da música em Itaituba. Estava marcado para o dia 8 de dezembro, mas, tem outros eventos de grandes proporções marcados para o mesmo perídio, por isso, vamos reconfirmar essa data. Talvez, façamos no dia do aniversário de Itaituba, 15 de dezembro. Falta a gente conversar com a Prefeitura para ver qual é a programação oficial, para a gente não atrapalhar a festa deles, nem eles atrapalharem a nossa. Os compositores já podem produzir suas músicas para inscreverem no Ita em Canções.

Jota ParenteIvan, como você bem destacou no decorrer da nossa conversa, nunca devemos esquecer que a TV Tapajoara é feita por pessoas que passaram por aqui desde o começo, pela competente equipe que você comanda e por quem virá depois...

IvanEu costumo dizer para nossa equipe, que nós não somos, nós estamos. O que vai ficar é o legado que a gente constrói. Agradeço, primeiramente a Deus, e depois a você, que me trouxe para cá. Eu reconheço isso, digo isso em todos os lugares, que eu conheci rádio com você e foi uma coisa maravilhosa em minha vida, que me emociona até hoje quando a gente fala dos grandes momentos do futebol itaitubense com a gente cobrindo os jogos no estádio Teófilo Olegário Furtado.

Sem esquecer as pessoas que a gente foi encontrando e se juntando para formar essa parceria que nos trouxe até aqui, e destacando de modo especial, a carta branca que o empresário Wilmar Freire, nosso diretor-presidente nos dá para fazer esse trabalho. Sem isso, seria impossível a gente fazer tudo isso aqui, porque o projeto da TV Tapajoara é muito grande. O legado que Wirland Freire deixou é muito importante, tanto para o Wilmar, quanto para a comunidade. Isso aqui não vai terminar com o Ivan, com o Marlúcio e com o Weliton. Vai continuar depois da gente, porque é assim que a história acontece em todo o seu processo.

Jornal do Comércio, edição 242, circulando

Nenhum comentário:

Postar um comentário