sexta-feira, junho 22, 2018

O retrocesso do fechamento da Receita Federal

O plano de reestruturação da Receita Federal que prevê o fechamento de agências em todo o país começou em 2016, por isso chama atenção o fato de um senador da Republica dizer que foi surpreendido com a notícia do fechamento de agências do órgão aqui na região Oeste do Pará.
Mesmo alegando desconhecimento e sem a eloquência necessária que o caso exige, no seu discurso o senador demonstrou preocupação com esse problema e garantiu que vai trabalhar para evitar que isso aconteça. E os outros senadores? E a bancada de deputados federais do Pará, será que eles também desconhecem o assunto?  
Será que os senadores e os deputados, principalmente os que se elegeram com os votos dos eleitores dessa região vão deixar acontecer com a Receita Federal o mesmo que aconteceu com o INCRA, que fechou o escritório em Itaituba, provocando um atraso de quase duas décadas na regularização fundiária da região...
Por via das dúvidas, os políticos locais e os seguimentos organizados da sociedade precisam acordar e levantar a bandeira em defesa dessa causa, se necessário, indo a Brasília, bater na porta do gabinete do ministro da Fazenda para impedir que esse retrocesso seja perpetrado contra a região.
Para quem não sabe, a Receita Federal atende uma demanda enorme de serviços, atingindo  todas as camadas da sociedade, com a regularização de CPF, informações sobre o Imposto Territorial Rural, pessoa física e jurídica, informações sobre Imposto de Renda, regularização de obras da construção civil, regularização de questões previdenciárias, mapeamento e acompanhamento de empresas optantes do simples nacional, parcelamento de tributos,  pessoas físicas e jurídicas, além de  muitos outros serviços.
Se a agência da receita for fechada, muita gente vai ficar desassistida nesses serviços, porque todos os atendimentos serão deslocados para Santarém, e isso aumenta o custo e o tempo para se conseguir qualquer um desses serviços. Além disso a ausência da Receita Federal vai aumentar a sonegação fiscal, o que implica na diminuição de repasses de recursos federais para o município.
Não dá para aceitar que o Ministério da Fazenda, com a desculpa de reduzir gastos, decrete o fechamento de um órgão que é estratégico para o desenvolvimento dessa região.
É importante ressaltar, que a agencia da Recita Federal em Itaituba é superavitária; no ano passado teve uma arrecadação superior a cento e cinquenta e oito milhões de reais e o custo para o erário foi de apenas quatrocentos e cinquenta mil. A razão para o fechamento da agencia portanto não é redução de despesas. 
Jornalista Weliton Lima

Comentário do Focalizando, quinta, 21/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário