Embora a seleção brasileira
venha inspirando confiança no torcedor, pelos resultados que vem conseguindo
desde as eliminatórias e até nos amistosos mais recentes, a copa do mundo da
Rússia, até agora ainda não despertou na população brasileira o mesmo
entusiasmo das copas passadas.
Não é que brasileiro tenha
deixado de gostar de futebol, ou, que a copa tenha perdido a importância no
cenário esportivo do país. A razão para essa indiferença da população com a
copa tem motivos diversos. Um deles, certamente, é que o brasileiro ainda não
esqueceu dos escândalos de corrupção com as obras para a copa de 2014 realizada
aqui no Brasil.
Outro motivo que está tirando
a empolgação do torcedor é a crise econômica que o país vive e que tirou o
poder de compra da população, e sem dinheiro no bolso não dá para comprar os
tradicionais enfeites verde e amarelo que coloriam as ruas nas copas anteriores.
São raros os pontos em que os
moradores se mobilizaram para colocar as bandeirinhas nas ruas. Até o comércio parece
meio tímido na decoração das lojas e nas promoções que geralmente ocorrem nesse
período da copa.
Talvez, uma boa campanha da seleção
nessa fase inicial da copa possa mudar esse comportamento do torcedor. É isso
que todo brasileiro espera, até mesmo aquele que não é muito apaixonado por
esporte, e o futebol, especificamente, ainda é uma das poucas coisas que eleva
a estima e causa alegria nos brasileiros.
Seria muito ruim o futebol
perder o fascínio que exerce no povo brasileiro.
Jornalista Weliton Lima
Comentário do Focalizando de quinta-feira, 14
de junho
Nenhum comentário:
Postar um comentário