sábado, abril 21, 2018

A importância do Programa Líder, do Sebrae


O Programa Líder, que está sendo lançado pelo Sebrae aqui no Polo Tapajós é uma ferramenta voltada para o desenvolvimento local e microrregional.

Até agora, em todas as regiões onde programa já foi implantado, tem obtido bons resultados, e num cenário onde geralmente os municípios competem entre si para atrair os investimentos, o Programa Líder surge como um instrumento de transformação, pois a sua metodologia propõe uma mudança de mentalidade na qual o individualismo seja substituído pela parceria e pela junção de forças de todas as lideranças em prol do desenvolvimento regional.

Esse ponto parece ser o grande desafio do programa, fazer com que todas as lideranças da região atuem de forma colaborativa para o sucesso do projeto. 

Outro aspecto relevante é o papel que os gestores dos municípios envolvidos nesse programa precisam assumir, que é o de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos empreendimentos que sejam comuns à região, estabelecendo, assim, uma correlação entre o setor de negócios, os interesses das comunidades e os governos municipais.

Esses fatores são primordiais para aplicação das metodologias previstas para a prosperidade do programa e consequentemente o desenvolvimento da região.    

Jornalista Weliton Lima, comentário do Focalizando, quinta-feira, 19/04/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário