quinta-feira, fevereiro 08, 2018

A esperteza que lesa Itaituba

A fábrica de cimento Itacimpasa transformou-se, literalmente, numa grande decepção para o itaitubense, que esperava que essa empresa fosse representar para Itaituba, resguardadas as devidas proporções, o mesmo que a Vale do Rio Doce representa para Parauapebas, ou o que a mineradora Alcoa representa para Juriti.

Aqui, a Itacimpasa nunca conquistou a simpatia da população, pois uma das primeiras iniciativas da empresa, antes mesmo de funcionar o seu parque industrial, foi barganhar junto à prefeitura municipal, todos os incentivos fiscais que queria.

contrapartida foi passar a explorar a população, cobrando um preço exorbitante pela saca de cimento e, o mais grave agora é o calote que a empresa vem aplicando no município, deixando de pagar impostos, e até o salário de seus trabalhadores, que são mais de trezentos pais de família, não está sendo pago, fazendo com que eles passem necessidades.

Nesse jogo de burlar o fisco municipal, a Itacimpasa não está sozinha. Há muitos empresários bem-conceituados na sociedade, que estão na mira da Receita Federal por sonegar o recolhimento de tributos da mineração.

Somente no ano passado, o prejuízo aos cofres do município foi superior a sete milhões de reais, segundo denunciou o prefeito Valmir Climaco. E para completar a pintura do quadro cinzento da economia do município, o estado, aproveitando a sua posição de licenciador dos grandes projetos ambientais, seduziu os empresários do setor mineral e levou para Belém o projeto de uma refinaria de ouro, que por direito, deveria ser implantado aqui em Itaituba, pois é daqui do município que vai sair o ouro para funcionar essa refinaria.

São nesses momentos que sentimos a falta do comprometimento de nossos representantes políticos, pois nenhuma voz se levantou na Assembleia Legislativa do Estado e nem na Câmara Federal para defender os interesses do povo itaitubense nesse projeto da refinaria, nem no caso da Itacimpasa.

Os nossos deputados, parece que estão muito mais preocupados em conseguir cargos no governo para os seus aliados políticos, enquanto a população que se dane com os seus problemas.

Jornalista Weliton Lima

Comentário do Focalizando, 08/02/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário