segunda-feira, setembro 18, 2017

Prefeito Valmir Climaco diz que situação das finanças da saúde é crítica

Resultado de imagem para Fotos de valmir climacoBlog do Jota Parente – O prefeito Valmir Climaco disse sábado passado, em entrevista ao programa O Assunto É Este, na Alternativa FM, que no começo desta semana vai convidar os membros do Conselho Municipal de Saúde e do Sindsaúde, para discutir a situação do setor, que vive um momento crítico no município por causa da escassez de recursos...

Valmir – A situação da saúde no município de Itaituba é muito crítica, no que diz respeito às finanças. Eu tenho conversado muito com o secretário de saúde, Iamax Prado, cobrando o máximo de economia. Só para se ter uma noção, a conta de energia do Hospital Municipal, mês passado, foi de R$ 39 mil. Foi aumentado o número de centrais de ar, aumentou a demanda em outros setores, e isso faz a conta crescer. O município paga cirurgiões caríssimos, hoje. Três estão direto, como os médicos Benigno Reges, Manoel Diniz e Natália.
            Nós já cortamos grande parte da despesa com aeronave, já diminuímos a despesa com TFD comprando o micro-ônibus e vamos ver onde mais dá para diminuir. Estamos tendo de remanejar recurso de um lado para o outro, da saúde, para que os serviços não parem.
            O prefeito Nélio Aguiar me disse, em Santarém, que deverá diminuir em cerca de 40% a verba empregada, em consequência da terceirização da saúde naquele município. Em princípio, eu não sou a favor da terceirização, mas, precisamos conversar para tentar encontrar uma solução para essa situação.
            A demanda aumentou demais. Há dias em que tem sido feitas mais de dez cirurgias. Temos o problema dos municípios da nossa região, que mandam seus pacientes para Itaituba, que são atendidos, inclusive com cirurgias, sem que as prefeituras como de Trairão, de Aveiro e de Jacareacanga, encaminhem, se quer, um TFD. Isso não pode continuar desse jeito.

A UPABlog do Jota Parente – Qual a previsão para a UPA começar a funcionar?


Valmir – A obra está pronta e já temos mais de 70% dos equipamentos adquiridos. Falta uma parte, de ume emenda do deputado Francisco Chapadinha, que foi direcionada para o governo do Estado, para esse licitar e encaminhar para Itaituba. Até agora o governo não fez a licitação, o que está atrasando. Já conversei com o secretário de saúde do Estado, falei da urgência disso, e ele se comprometeu a tomar as providências cabíveis para licitar logo a compra do material com o dinheiro da emenda do deputado Chapadinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário