quinta-feira, setembro 21, 2017

Peninha homenageou Nicias

Na sessão de terça-feira, emocionado, o vereador Peninha subiu à tribuna com um discurso escrito para prestar uma homenagem a um político falecido semana passada, com o qual teve grande ligação.

Homem simples, honesto e determinado.
Colegas Vereadores, Vereadoras.
Na sessão de hoje, quero fazer uma homenagem a um homem, que dedicou sua vida ao Pará, usando a Politica como instrumento da solução dos problemas do povo.

Conheci Nicias Lopes Ribeiro, nos anos de 1986, quando andava pela Transamazônica, mas precisamente na região de Rurópolis para criar aquele município.

Um certo dia, fui convidado pelo empresário Manoel Costa Souza, o Goiano, para ir até sua fazenda para participar de uma reunião,, reunião essa que serviria para tratar assunto sobre a criação do município de Rurópolis.

Ao chegar ali, estava o deputado estadual Nicias Ribeiro. Fui apresentado a ele. Como na época eu trabalhava como jornalista, entrevistei Nicias. Na conversa, perguntei a ele, porque só criar o município de Rurópolis, desmembrando de Aveiro e não dividimos Itaituba, que a época era o maior município em extensão territorial do mundo, com 165.578 Km quadrados.

O então deputado me deu a seguinte resposta: meu caro repórter, para isto acontecer, preciso que em Itaituba tenha um politico de coragem para encabeçar esta luta. Você bem que podia fazer isto. Entre na politica e quando estiver na politica me procure que juntos vamos dividir Itaituba, criando os municípios que forem possíveis.

Aquelas palavras, me chamaram a atenção.

Em 1988, me candidatei a vereador e fui eleito pelo PTB. Assumi o mandato em 1º de Janeiro de 1989. Dias após assumir o cargo de vereador fui a Belém e procurei o deputado Nicias Ribeiro em sua casa. Disse a ele. Deputado, sou vereador e vim aqui pedir seu apoio para criarmos os municípios de Jacareacanga, Crepuri, Novo Progresso e Trairão. Foi quando começou nossa luta pela divisão territorial do município de Itaituba.

A luta foi árdua e Nicias Ribeiro foi um dos grandes lutadores pela criação destes municípios. No plebiscito conseguimos criar Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão.

Nossa luta não acabou aí. Com a criação dos municípios, Nicias passou a ser um deputado frequente na região. Lutou pela criação das comarcas de Jacareacanga e Novo Progresso. Conseguiu junto o então governador Jader Barbalho a compra do prédio para o funcionamento do 15º BPM em Itaituba.

Conseguiu a compra do prédio, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu a compra do prédio para a instalação do IPASEP em Itaituba. Conseguiu a compra do prédio para a instalação da Justiça do Trabalho em Itaituba. Mas uma das suas grandes lutas, foi pelo Tramoeste, trazendo energia de Tucuruí para a região Oeste do Pará.

Era um dos grandes lutadores pelo asfaltamento das rodovias Cuiabá Santarém e Transamazônica e mesmo não tendo mandato eletivo trabalhava pela construção do complexo de hidrelétricas do Tapajós.

Nicias Ribeiro morreu, mas sua historia ficará na eternidade da região, pela suas lutas e conquistas.
Neste momento em que o Pais passa, POUCOS HOMENS PUBLICOS, podem ser NICIAS RIBEIRO. Honesto, Serio, Responsável. Nunca respondeu a nenhum processo em sua vida publica. Nunca fez nada por dinheiro, mas por amor ao Pará.

Amigo, me orgulho ter lhe conhecido.
Me orgulho ser seu amigo
Me orgulho ser seu compadre
O que nos ensinou, jamais esqueceremos.

Valeu..

Descanse em Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário