sábado, agosto 05, 2017

E a água da Sonda secou de novo

Bem que o blog chamou atenção quando foi anunciado pela diretoria de urbanismo, com muito alarde, no começo de maio passado, que o chafariz da orla estava jorrando água sulfurosa proveniente do poço que fica na Praça do Centenário.

O blog chamou atenção para a necessidade de ouvir autoridades no assunto, como geólogos, pois já havia jorrado mais de uma vez, e desaparecido. E desapareceu de novo, e talvez volte a jorrar outras vezes no auge do período chuvoso.

Esse era um dos grandes orgulhos dos itaitubenses, que por uma decisão desastrada tomada no governo do ex-prefeito Roselito Soares, à guisa de limpar o poço, provocou um desastre, fazendo com a água que era famoso até muito longe de Itaituba desaparecesse da superfície.

Relembre a matéria do dia 8 de maio deste ano
--------------------------------------------------

SONDA-6Água da Sonda volta a jorrar no chafariz, mas, será que vai permanecer? Tem as mesmas propriedades?


A prefeitura através da diretoria de urbanismo, realizou na tarde desse dia 6, um trabalho delicado no intuito de recuperar a água sulfurosa da chamada água da sonda que havia desaparecido há mais de oito anos.

A sonda é um dos cartões postais de Itaituba que a natureza presenteou. A água que jorra é medicinal, além de um ponto aprazível para se presenciar.

Esse fenômeno havia desaparecido, depois de um trabalho mal executado no governo do ex-prefeito Roselito Soares, que sem nenhum conhecimento, tentou expandir o fluxo da água e cometeu um gravíssimo erro de execução, transformando a beleza natural, em um pesadelo para a comunidade.

A água que há quase uma década estava desaparecida, deixou os filhos da terra muito preocupados, uma vez que segundo um geólogo, o fato poderia ser uma tragédia anunciada, uma vez que toda a água poderia brotar com força em qualquer ponto da cidade, causando prejuízos.

Porém, sabendo da importância desse fenômeno para a cidade, a prefeitura conseguiu recuperar toda essa maravilha, que passa a jorrar.

A água sai de uma cesta localizada no centro da Praça do Centenário com caída agora no cálice, há alguns metros da nascente, mais preciso, uma obra ornamental na orla da cidade.

O cálice, substitui a antiga boca que ficava no caís de arrimo da orla, jorrando a água para o Rio Tapajós. Hoje, 06 de Maio de 2017, a volta dessa obra da natureza, é mais um trabalho realizado pela prefeitura no governo do Trabalho.


ASCOM/PMI
FOTOS/Diretoria de Urbanis. URBANISMO
-----------------------------

Perguntas do blog, que não foram respondidas pela matéria acima: 

1) Quem fez esse trabalho delicado para que a água da Sonda fosse recuperada?

2)Que técnicos acompanharam o trabalho para que se tenha uma informação mais segura sobre essa volta da fonte?

3) Algum geólogo foi consultado para dar um parecer técnico sobre o fato?

Em conversa com o Geólogo José Waterloo Leal, competentíssimo e muito conhecido em Itaituba, que foi funcionário da CPRM por muitos anos,  na qual o informei desse novo surgimento da água da Sonda, ele fez algumas indagações:

[19:26, 8/5/2017] Jose Leal: Informação alvissareira, porém estranha. 

Alguém da área geológica já visitou à sonda? 

[19:27, 8/5/2017] Jose Leal: A água tem as mesmas características da "antiga "? Melhor esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário