sexta-feira, agosto 04, 2017

Continuam buscas por desaparecidos no Rio Amazonas

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Santarém, oeste paraense, retomaram as buscas na manhã desta sexta-feira (4) aos nove tripulantes desaparecidos após acidente envolvendo balsa da empresa Bertolini e um navio da Mercosul, no Rio Amazonas, na madrugada da última quarta-feira (2).

O navio-patrulha  “Bocaina” , da Marinha do Brasil, deve chegar ao local do acidente na manhã desta sábado (5) levando mergulhadores especializados.  
Ontem (3), as equipe definiram estratégias urgentes para tentar resgatar os tripulantes. Eles calculam que o empurrador atingido pelo navio esteja entre 35 e 60 metros de profundidade no rio.

Há possibilidade de contratar uma empresa especializada em resgates no fundo do mar para ajudar nas buscas. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil, com equipe liderada pelo delegado e diretor do Grupamento Fluvial, Dilermando Dantas. A Marinha do Brasil também informou que vai abri inquérito para apurar as causas do choque. 

No empurrador havia 11 tripulantes, sendo que dois deles foram resgatadas momentos após a colisão.  Segundo a Capitania dos Portos, o empurrador seguia no sentido oposto quanto colidiu com o navio, por volta de 4h30 de quarta-feira.

O navio vinha do Estado de Rondônia. O acidente ocorreu no Rio Amazonas, a dez milhas da foz do Rio Trombetas. 

As balsas que estavam à deriva já foram recolhidas por um outro empurrador da empresa Bertolini. Quanto ao Navio Mercante “Mercosul Santos”, permanece no local e serão adotados procedimentos a fim de verificar suas condições para navegação.  As empresas envolvidas no acidente ainda não se pronunciaram. 

Também na tarde de ontem (4), familiares dos tripulantes desaparecidos denunciaram que as buscas não estariam sendo realizadas

Veja lista de tripulantes desaparecidos no naufrágio:

Carlos Eduardo Bueno de Souza
César Lemos da Silva
Cleber Rodrigues Azevedo
Dárcio Vânio Rego
Dick Farney de Oliveira
Euclinger da Silva Costa
Ivan Furtado da Gama
Juraci dos Santos Brito

Wandel Ferreira de Lima

Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário