terça-feira, julho 18, 2017

Polícia faz operação contra o jogo Baleia Azul no Pará e em outros 8 estados

Polícia faz operação contra o jogo Baleia Azul no Pará e em outros 8 estados (Foto: Divulgação)O Pará é um dos Estados alvos de uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (18) contra o jogo da Baleia Azul, uma corrente que tenta induzir virtualmente seus participantes ao suicídio através de desafios.

Segundo a Polícia Civil, a operação está sendo realizada no município de Redenção, no sudeste paraense, desde às 6h horas da manhã.

Policiais cumprem mandado de busca e apreensão em uma residência, onde seria uma possível base de atuação de um curador do jogo. Computadores e outros equipamentos eletrônicos foram apreendidos.

De acordo com a PC, equipe da delegacia de Redenção, coordenada pelo delgado Ricard Ribeiro está a frente desse trabalho no município. Todo material apreendido será lacrado e enviado via malote pra o Rio de Janeiro, onde serão feitas as perícias necessárias para a investigação.

Vítima denunciou jogo em Belém
Em Belém, o jovem Jardson Cantanhede Amorim, 19 anos, foi preso após ser acusado de integrar a rede de jogos “Baleia Azul”. As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT) da Polícia Civil do Pará que localizou o homem depois que uma vítima, moradora do município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, resolveu denunciar o caso, em abril.

O jogo impõe desafios macabros a crianças e adolescentes, a maioria menores de 16 anos, propostos por um grupo de organizadores, denominados de "curadores", envolvendo isolamento social, automutilação e até suicídio, que a última tarefa.

A operação, chamada Aquarius, está sendo coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil do Rio de Janeiro. 

Além do Pará, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão no Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.


Com informações do DOL e da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário