sábado, junho 10, 2017

O Mentiroso Mor Está Voltando. E Vai Prometer a Conclusão do HRT

Por: Jota Parente
Com a cara mais deslambida do mundo, o governador Simão Jatene está voltando a dar as caras na região. Menos em Itaituba, onde prometeu estar, provavelmente, semana que vem.

Candidatíssimo a uma vaga no Senado Federal, ele está em franca campanha, e com a lábia que tem, além do poder, o mais provável é que fique com uma das cadeiras.

É verdade que ele inaugurou uma obra de considerável porte em Santarém, porém, em Trairão e Aveiro foi entregar migalhas para a população, como a inauguração de uma delegacia na cidade trairense.

Hoje, o vice-governador Zequinha Marinho, em companhia do secretário de planejamento e o de saúde do Estado, juntamente com o prefeito Valmir Climaco, o deputado Hilton Aguiar e um monte de políticos, esteve visitando a obra a passo de tartaruga do Hospital Regional do Tapajós, o Tartarugão.

Foi apenas a criação de um fato político, pois, que outro significado poderia ter, se todos eles sabem muito bem que essa obra está parada há mais de um ano. Acho que o objetivo foi sentir qual seria a reação da população, que aguarda ansiosamente pela conclusão que ainda vai longe.

A comitiva da mentira informou que é desejo de Simão Jatene, o Mentiroso Mor, terminar essa obra até setembro do ano que vem, o que não parece razoável, porque como os visitantes mesmo sabem, e foi ratificado hoje, a construção mal passou dos 30%.

Na placa colocada no início da construção do HRT, estava escrito: Dito e Feito. Noutra placa era informado que em 540 dias tudo, ou 18 meses, ou ainda, 126 semanas, estaria concluído. Só de paralisada a obra já caminha para 400 dias.

Já se foram 1.432 dias, ou 47,7 meses, ou 205 semanas e 3 dias de enganação desde que a obra começou.

Enganação porque o governador mesmo afirmou quando do lançamento da obra, que não haveria motivo de preocupação com paralização dos trabalhos, pois dinheiro não seria problema, uma vez que os recursos já estavam alocados. Mas, faltou dindim, e nem o tal empréstimo da Caixa parece ter resolvido.

E haja mentira do governo do Estado, e haja desculpa do pessoal do PSDB, em Itaituba, incluindo a vereadora Maria Pretinha, que tem se esforçado para fazer crer que recomeçará mês que vem, e no outro mês, e no outro, no outro...

Como ela, o deputado Hilton Aguiar tem sofrido desgaste pelas seguidas vezes que prometeu em vão o recomeço da obra. Toda vez que alguém lhe pergunta, e eu já fiz isso no programa O Assunto É Este, mais de uma vez, ele diz que vai ser semana que vem, mas, entra semana, sai semana, e ninguém acredita mais nele, e muito menos no seu governador.

Mas, podem ter certeza que, talvez em poucas semanas, quem passar pela avenida Marechal Rondon, em frente à obra, vai ver muita, mas, muita gente trabalhando, fazendo crer que agora é pra valer, e que o governo, finalmente vai cumprir sua palavra.

Claro que vai ser assim, uma vez que em pouco mais de um ano teremos eleições. E como disse antes, Jatene já está em campanha.

Uma coisa não se pode negar: o homem é bom de bico. E pode ter certeza que ele vai chegar aqui dentro de alguns dias, vai dar entrevista a torto e a direito, e vai convencer a maioria de que estará falando a verdade, pois ele tem um grande poder de convencimento.

Infelizmente, é assim que funciona a política no Brasil, prática que tem sido sustentada pela mentira. E é exatamente por causa disso, por causa de tanta mentira, que as pessoas já não acreditam mais, nem mesmo em políticos que parecem ser diferentes.

Há menos de três anos, o médico e ex-vereador Manoel Diniz encontrou o saudoso engenheiro Nilson Guerra em frente ao prédio em construção do HRT. Diniz lhe perguntou se ele acreditava que a obra estaria pronta em até quatro anos, mais do dobro do prazo prometido.

Nilson lhe respondeu que, com muito otimismo, Diniz multiplicasse por dois, pois não acreditava que pudesse aprontar em menos de oito anos, quem sabe, dez.


Espero que o saudoso amigo tenha se enganado, mas, os quatro anos de construção serão completados no próximo de 9 de julho. E ainda falta muita coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário