domingo, abril 30, 2017

Lula amplia liderança para 2018; Bolsonaro disputa segundo lugar com Marina

No segundo turno, apenas fundadora da Rede e Moro 

venceriam ex-presidente


SÃO PAULO (Folha) - Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo pelo jornal “Folha de S. Paulo” mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) melhoraram o desempenho na corrida presidencial de 2018. Se a eleição fosse hoje, Lula teria entre 29% e 31% das intenções de voto, dependendo dos cenários testados. Lula aparece em quatro simulações, de um total de 6, e lidera em todas.

Bolsonaro tem entre 11% e 16%, dependendo do cenário. Ele disputa o segundo lugar com Marina Silva, da Rede, que tem entre 11% e 25%.


Marina lidera as pesquisas nos dois cenários em que Lula não aparece. O Datafolha ouviu 2.781 pessoas em 172 cidades, entre os dias 26 e 27 de abril. Esta é a primeira pesquisa do instituto realizada após a divulgação do conteúdo das delações da Odebrecht, que atingiu importantes lideranças políticas do país.

Já os tucanos Aécio Neves e Geraldo Alckmin caíram na preferência dos eleitores. Aécio tem 8% contra 26% em dezembro de 2015, no cenário em que há Lula, Bolsonaro, Marina Silva e Ciro Gomes na disputa. Alckmin tem 6%. Em dezembro de 2015 tinha 14%.

O presidente Michel Temer não tem mais do que 2% das intenções de voto nos cenários em que aparece, e é rejeitado por 64% da população. Lula tem 45% de rejeição, Aécio 44%, Alckmin 28%, Bolsonaro 23%, Marina 21%. O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba Sergio Moro, por sua vez, têm 16% de rejeição cada.

Doria foi incluído pela primeira vez no Datafolha. Ele tem um desempenho melhor do que seus dois colegas de partido, Geraldo Alckmin e Aécio Neves. Ele teria entre 5% e 11% dos votos.

O juiz Sérgio Moro foi testado em um dos cenários - e ficaria em quarto lugar, atrás de Lula, Marina e Bolsonaro, mas à frente de Aécio e Doria. A margem de erro é de dois pontos percentuais, então, Moro aparece em empate técnico com Marina e Bolsonaro.

Nas simulações de segundo turno, Lula lidera a disputa contra Aécio (43% a 27%), Alckmin (43% a 29%), Bolsonaro (43% a 31%) e Doria (43% a 32%). O petista perderia apenas para Marina Silva (41% a 38%) e contra Moro estaria em empate técnico (42% a 40%), com vantagem numérica para o magistrado.

REJEIÇÃO A TEMER
Segundo o levantamento, 61% consideram o governo Temer ruim ou péssimo, 28% regular e 9% ótimo ou bom. A pesquisa também mostrou que, hoje, 85% dos entrevistados defendem que o Congresso deveria aprovar uma mudança constitucional para permitir eleições diretas já, caso Temer tenha seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julga a chapa Dilma-Temer por abuso de poder econômico. Apenas 10% apoiam a eleição pelo Congresso.


Segundo o Datafolha, a população vê a gestão de Lula (2003-2010) como a mais corrupta (32% acreditam que com o petista as irregularidades foram maiores, em fevereiro de 2016 eram 20%). Já a gestão Dilma é considerada a mais corrupta para 22%. A gestão Temer só é corrupta para 9% do eleitorado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário