terça-feira, fevereiro 14, 2017

Itaituba foi contemplado com 6 caminhões papa lixo

As cidades serão contempladas com 140 equipamentos,
sendo 86  unidades de caminhões coletores de lixo,
14 lanchas e mais 40 caçambas
 Pelo menos 96 municípios paraenses serão contemplados com 140 equipamentos, sendo 86 unidades de caminhões coletores de lixo, 14 lanchas e mais 40 caçambas que vão atender de variadas formas as necessidades de 4,6 milhões de pessoas. Fruto de uma emenda aprovada por unanimidade pela bancada paraense na Câmara Federal, em 2016, o investimento estimado em R$ 42 milhões foi liberado mediante uma parceria com o Governo Federal, garantido pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e foi oficializado na última sexta-feira, em uma cerimônia, no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

O evento reuniu, ainda, o representante do Pará no Senado Federal, o senador Jader Barbalho. Também compareceram deputados estaduais e 11 deputados federais da bancada, como Elcione Barbalho (PMDB), Simone Morgado (PMDB), Edmilson Rodrigues (Psol), Éder Mauro (PSD), Beto Faro (PT), entre outros nomes.

Segundo o ministro, o número de cidades beneficiadas representa 66% dos municípios paraenses e mais de 50% da população do Estado. “Isso demonstra que é possível, sim, com união em favor do Pará, construir um Estado melhor, levando serviços públicos para os municípios”, pontua.

O prefeito de Bragança, Raimundo Oliveira (PSDB) falou da importância deste tipo de maquinário, sobretudo, para a área de agricultura e vicinais da cidade. “Tudo que vem para o município é bem-vindo. Bragança foi agraciada com dois caminhões de lixo e duas caçambas. Se Deus quiser vem mais, porque vamos continuar trabalhando”, afirma.

“É uma grande honra receber este caminhão coletor de lixo e só tenho agradecer a toda bancada paraense e ao ministro Helder que hoje dá o exemplo de que enxerga o Pará de outra forma, sem olhar para bandeira partidária e sim para a população”, disse o prefeito de Mãe do Rio, José Villeigagnon Rabelo (PSDB).

PRAZO

O titular do ministério também explicou que o prazo para a entrega dos equipamentos é de até 120 dias. Para isso, será feita uma entrega em Belém, atendendo aos municípios da Região Metropolitana e adjacências. Outra entrega será feita em Marabá, atendendo as regiões sul e sudeste, e, por fim, em Santarém para atender o oeste do Pará.

O ministro também anunciou um investimento para este ano, no valor de R$ 112 milhões, que deverá garantir a compra de maquinários pesados como retroescavadeira, motoniveladores, entre outros, para auxiliar na abertura de estradas, escavação de poços, além de outras atividades.

O senador Jader Barbalho ressaltou que a emenda aprovada não era impositiva, mas se transformou em realidade graças ao trabalho do ministro em conjunto com a bancada federal no congresso. “Fiquei muito feliz de saber que haverá outra aquisição. O Helder está de parabéns, o Pará está de parabéns, assim como a bancada no Congresso Nacional”, diz.

REPERCUSSÃO

Já entre os deputados federais, a certeza de que só a união de forças trará melhorias para os cidadãos do estado. A deputada Elcione Barbalho lembrou o esforço feito pelos deputados para efetivar a iniciativa. “Foi uma luta muito grande. Não houve a questão política. Nosso partido foi o Pará e com a força do ministro Helder nós realizamos”, garante.

“A bancada do Pará tem sido muito responsável, coesa e tem buscado aquilo que é fundamental que é a somatória dos nossos esforços para beneficiar o nosso estado do Pará. Neste momento acontece um ano dessa natureza, em que a bancada fez uma emenda coletiva, que foi determinada ao Ministério da Integração Nacional e nós estamos aqui com os nossos prefeitos, buscando aquilo que é fundamental: fortalecer o nosso estado que é tão importante para cada um de nós”, disse o deputado federal Hélio Leite.

Já o deputado Beto Faro (PT), acredita que o reforço veio em boa hora para os gestores. “Estas caminhões e lanchas que chegam são uma despesa a menos para os municípios. E ainda este ano continuaremos nossa parceria junto ao Ministério da Integração para garantir mais equipamentos às Prefeituras. Parabéns a bancada paraense que fez a elaboração da emenda, e ao ministro Helder que abriu as portas do Ministério para que pudéssemos hoje trazer estes grandes benefícios ao povo do Pará”.

“A chegada desses equipamentos é fundamental para essas Prefeituras que enfrentam uma crise e não tem hoje recurso próprio para fazer essas aquisições. A bancada teve a sensibilidade de colocar o recurso no orçamento e o ministro Helder fez questão de empenhar e hoje está dando a ordem de compra desses equipamentos, que serão divididos em três lotes para ser entregues brevemente nas cidades de Belém, Marabá e Santarém. Hoje é um dia de festa para a bancada e o nosso ministro Helder está de parabéns por trazer mais este benefício para a população do Pará”, comentou o deputado federal e presidente da bancada paraense, Lúcio Vale.

“A chegada destes equipamentos representa um avanço para os municípios, que com estes investimentos terão condições de cuidar melhor da sua estrutura urbana. E representa principalmente, um avanço nas relações políticas no estado do Pará – e isso precisa ser mencionado – porque o trabalho exitoso realizado até aqui é resultado da união de esforços, onde nós estamos mostrando na prática que a união faz a força. Os deputados e senadores se uniram, fizeram uma e

​​menda de bancada, o Ministério da Integração Nacional chegou junto e conseguiu a liberação dos recursos e hoje quem é beneficiado é o estado do Pará. Por isso, esse evento serve para estimular a união. Eu espero que exemplo como esse surjam para mostrar que o Pará unido é muito mais forte”, relatou o deputado federal, Nilson Pinto.

“Esta iniciativa beneficia diretamente a nossa população do Pará. Parabenizo a bancada e também a recepção do ministro Helder, que neste diálogo democrático construiu com a bancada essa saída que eu acho muito positiva”, afirmou o deputado federal, Edmilson Rodrigues.“Só temos que agradecer este investimento via bancada, através do Ministério da Integração Nacional, para que a gente possa servir a todos os municípios do Pará e continuar com esse trabalho conjunto com os deputados estaduais e senadores. A previsão é que mais máquinas possam chegar nas cidades com a parceria do ministro Helder”, comentou o deputado federal, Éder Mauro.

 Fonte: blog do JK