domingo, novembro 13, 2016

Hospital Regional de Santarém encerra 'Outubro Rosa e Novembro Azul' com grande ação na comunidade Cipoal

Joab Ferreira (Ascom HRBA) - O posto de saúde da comunidade Cipoal amanheceu lotado na sexta-feira, 11/11. Dezenas de pessoas foram em busca de consultas, exames e encaminhamentos para os problemas de saúde que enfrentam. A ação extramuros faz parte da cultura do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), localizado em Santarém (PA). A unidade ofereceu cerca de 200 vagas, entre atendimento médico, nutricional, fonoaudiológico e de terapia ocupacional. A equipe da Organização de Procura de Órgãos realizou palestra e distribuiu panfletos como forma de conscientizar a população sobre a importância da doação. Cipoal fica a 15 km do centro de Santarém.

O autônomo Raimundo Maia, de 44 anos, ficou feliz em conseguir ser atendido por um oncologista. “Eu tenho um problema no rosto, quero ver se me encaminham para um especialista no hospital. Aqui foi o jeito mais fácil de arrumar um consulta. É muito importante esse tipo de ação.” A dona de casa Kátia Silva, de 36 anos, levou o filho de três meses para fazer os testes da orelhinha e linguinha. “Eu achei muito bom ter esta ação aqui na comunidade. Assim, eu já pude descobrir que meu filho tem um problema na língua e dá tempo de tratá-lo”.

O estudante Diego Maia, de 14 anos, há quatro meses passou por um procedimento cirúrgico. “Eu passei por uma cirurgia para retirada de um sinal e eu vim aqui saber melhor o porquê de ter aparecido novamente. É muito bom quando tem essas ação, porque facilita para a gente que precisa”, diz.

Foram realizados atendimentos médicos, incluindo consultas com mastologista e urologista, exames de ultrassonografia em mulheres com mais de 40 anos, massagem e auriculocultura, testes de orelhinha e linguinha, atendimentos de nutricionistas e palestras sobre doação de órgãos e sangue.

Com essa grande ação, o HRBA encerrou a campanha “Outubro Rosa e Novembro Azul: homens e mulheres, juntos, no combate ao câncer”. Este ano, a unidade trabalhou as duas campanhas juntas, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e próstata. 'O hospital realizou uma grande campanha com objetivo de levar informação em saúde para a população na nossa região. Com esta ação, fechamos um ciclo em que proporcionamos o acesso a serviços que esta comunidade tinha dificuldade em conseguir. Toda a demanda atendida aqui terá seu tratamento continuado, como forma de oferecer um atendimento humanizado e resolutivo', explica uma das coordenadoras do evento, Deusilene Mendes.

Dados
Atualmente, o HRBA possui 1.340 pacientes em tratamento de câncer, sendo que 185 mulheres e um homem lutam contra o câncer de mama e 176 homens enfrentam câncer de próstata.

Nota do blogueiro: Cipoal é a comunidade onde tenho minhas raízes fincadas, comunidade onde continuando vivendo irmãos e sobrinhos meus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário