domingo, outubro 02, 2016

Pesquisas apontam que 6 capitais devem definir a eleição já no 1º turno

 A eleição para prefeito deverá ser decidida logo no primeiro turno em ao menos seis capitais, apontam as mais recentes pesquisas de intenção de voto divulgadas entre a quarta-feira (28) e este sábado (1°), véspera da eleição. Umas delas, Palmas, tem menos de 200 mil eleitores e não tem possibilidade de ir para o segundo turno.

Das outras cinco, Boa VistaSalvadorNatalJoão Pessoa devem reeleger seus prefeitos, que registram mais de 60% de intenções de voto, segundo o Ibope. A outra é Rio Branco, onde Marcus Alexandre (PT) tem 60% de preferência entre os eleitores ouvidos, também de acordo com o Ibope.
Os números são de votos válidos, que excluem as intenções de voto que, na pesquisa, são contabilizadas como brancos, nulos, não sabem e não responderam. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisará de 50% dos votos válidos mais um.
Nos dois maiores colégios eleitorais, São Paulo e Rio de Janeiro, a disputa está acirrada para o segundo turno.

Cidades onde a disputa deve ser definida no primeiro turno:

Em Salvadora última pesquisa Ibope mostra o atual prefeito, ACM Neto (DEM), com 73% dos votos válidos, conseguindo a reeleição já no primeiro turno.

Boa Vista

A prefeita Teresa Surita (PMDB) deve se reeleger com ampla vantagem na capital de Roraima, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada esta sexta-feira (30), já no primeiro turno. Segundo o levantamento, ela tem 80% das intenções de votos válidos. O restante está pulverizado entre sete candidatos: Sandro Baré (PP), 7%, Abel Galinha (DEM), 4%, Roberto Ramos (PT), 3%, Marcio Junqueira (PROS), 2%, Kalil Coelho (PV), 2%, Alex Ladislau (PRP), 1% e Jeferson Alves (PDT), 1%. Luis Oca (PSOL) não pontuou.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica em Roraima e realizada entre os dias 26 e 29 de setembro. Foram entrevistados 602 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número RR-09945/2016.

João Pessoa

Os eleitores da capital da Paraíba devem reeleger Luciano Cartaxo (PSD), segundo a pesquisa Ibope divulgada este sábado (1º). O atual prefeito tem 61% de intenção de votos válidos, à frente de Cida Ramos (PSB), com 32%; Professor Charliton (PT), com 4%; e Victor Hugo (PSOL), com 3%.
A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco. Foram feitas entrevistas com 602 eleitores entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PB-01716/2016.

Natal

O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) deve ser reeleito este domingo no primeiro turno, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada esta sexta. Segundo o levantamento, ele tem 66% das intenções de votos válidos. Em segundo lugar está Kelps Lima (PROS), com 12%, seguido por Fernando Mineiro (PT), com 8%; e Márcia Maia (PSDB) e Robério Paulino (PSOL), ambos com 7%. Freitas Júnior (Rede) e Rosália Fernandes (PSTU) não pontuaram.
A pesquisa foi contratada pela Inter TV Cabugi e realizada entre os dias 27 e 29 de setembro com 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número RN-08808/2016.

Rio Branco

Na capital do Acre, a última pesquisa Ibope, divulgada na sexta-feira, aponta para a vitória de Marcus Alexandre (PT) com 60% no primeiro turno. Em seguida aparecem Eliane Sinhasique (PMDB) com 29%, Raimundo Vaz (PR), 7%, e Carlos Gomes (Rede), 4%. A pesquisa, encomendada pela Rede Amazônica Acre, ouviu 602 eleitores entres dos dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada com o número AC-07478/2016.

Cidades onde a disputa deve ir para o segundo turno:

Juntos, os institutos Datafolha e Ibope indicaram que a decisão irá para o segundo turno em São PauloRio de JaneiroBelo HorizonteRecife e Fortaleza. O Ibope também aponta segundo turno em Porto AlegreCuritiba, BelémCampo Grande e Vitória. Além delas, essas cidades também não devem ser definidas no pleito deste domingo:

Aracaju

A pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira para a corrida pela prefeitura deAracaju mostrou que Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB) provavelmente se enfrentarão no segundo turno. Edvaldo apareceu com 45% dos votos válidos, seguido por Valadares, com 31%. João Alves (DEM) recebeu 11%; Dr. Emerson (Rede), 4%; João Tarantella (PMN), 4%; Sônia Meire (PSOL), 3%; e Vera Lúcia (PSTU), 2%.
O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A pesquisa, encomendada pela TV Sergipe, foi registrada no TRE sob o registro SE-01655/2016, teve 95% de nível de confiança e margem de erro de quatro pontos percentuais.

Cuiabá

Na capital de Mato Grosso deve ter segundo turno, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira. Emanuel Pinheiro (PMDB) aparece em primeiro com 35% dos votos válidos, seguido por Wilson Santos (PSDB), com 28%, Procurador Mauro (PSOL), 24%, Julier Sebastião (PDT), 9%, Renato Santtana (Rede), 2%, e Serys Slhessarenko (PRB), 2%.
A pesquisa Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro e tem margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais e para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número de MT-07012/2016.

Florianópolis

Gean Loureiro (PMDB) e Angela Amin (PP) devem fazer o segundo turno da disputa para prefeito em Florianópolis, segundo pesquisa Ibope divulgada este sábado. De acordo com o levantamento, Loureiro tem 40% das intenções de votos válidos, contra 27% de Angela. Elson Pereira (PSOL) aparece com 19%, seguido por Murilo Flores (PSB), com 7%; Angela Albino (PCdoB), com 6%; e Gabriela Santetti (PSTU), com 1%. Mauricio Leal (PEN) não pontuou.
A pesquisa foi encomendada pela RBS TV. Foram ouvidos 805 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SC-04716/2016.

Goiânia

O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) lidera as intenções de votos válidos na capital do Estado, com 45%, segundo pesquisa Ibope divulgada este sábado. Ele deve ir para o segundo turno com Vanderlan (PSB), que tem 27%. Em seguida, vêm Delegado Waldir (PR), com 15%; Adriana Accorsi (PT) e Francisco Jr. (PSD), ambos com 6%; e Flávio Sofiati (PSOL), com 1%. Djalma Araújo (Rede) não pontuou.
A pesquisa foi encomendada pela TV Anhanguera e realizada entre os dias 29 e 30 de setembro com 602 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número GO-07615/2016.

Macapá

Na capital do Amapá, a pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira mostrou que o atual prefeito, Clécio Luis (Rede), provavelmente estará no segundo turno. Ele liderou a sondagem com 42% dos votos válidos. Gilvam (PMDB), com 21%, e Aline Gurgel (PRB), com 19%, devem disputar a segunda vaga. Promotor Moisés (PEN) teve 9%; Ruy Smith (PSB); 4%; Genival Cruz (PSTU), 4%; e Dora Nascimento (PT), 1%.
Na capital do Amapá, a pesquisa Ibope, registrada no TRE sob o protocolo AP-01514/2016, ouviu 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A sondagem foi encomendada pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão e tem margem de erro de quatro pontos percentuais.

Maceió

A capital de Alagoas deverá ter segundo turno, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira. O prefeito e candidato à reeleição, Rui Palmeira (PSDB), tem 46% das intenções de votos válidos no levantamento. Em segundo lugar, está Cícero Almeida (PMDB), com 26%. Depois, vem Paulão (PT), com 2%. Fernando do Village (PMN), Gustavo Pessoa (PSOL) e Paulo Memória (PTC) têm 1% cada um.
A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas. Ela foi realizada entre os dias 27 e 30 de setembro com 602 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número AL-00492/2016.

Manaus

Na capital amazonense, a última pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira aponta para um segundo turno entre Artur Neto (PSDB), com 44%, e Marcelo Ramos (PR), com 23%. Em seguida aparecem: Serafim Corrêa (PSB) com 10%, José Ricardo (PT), 7%, Silas Câmara (PRB), 7%, Hissa Abrahão (PDT), 4%, Henrique Oliveira (SD), 2%, Luiz Castro (Rede), 2%, e Queiroz (PSOL), 1%. A pesquisa, encomendada pela Rede Amazônica, ouviu 805 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no número AM-07239/2016.

Porto Velho

Em Porto Velho, o último levantamento do Ibope, de sexta-feira, indicava uma disputa acirrada pelas duas vagas no segundo turno entre Léo Moraes (PTB) com 26%, Dr. Mauro (PSB), 24%, e Roberto Sobrinho (PT), 20%. Eles eram seguidos por Pimentel (PMDB) com 14%, Dr Hildon (PSDB), 9%, Dr. Ribamar Araujo (PR),  6%, e Pimenta de Rondônia (PSOL),  1%.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e ouviu 602 eleitores entre os dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no número RO-02478/2016.

São Luís

Na capital do Maranhão deve ter segundo turno, conforme mostrou a pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (28). O atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) apareceu com 42% dos votos válidos, seguido por Wellington Do Curso (PP), com 32%. Elziane Gama (PPS) teve 9%. Eduardo Braide (PMN) e Fábio Câmara (PMDB) apareceram com 5% cada um. Rose Sales (PMB), 4%; Cláudia Durans (PSTU), 2%; Valdeny Barros (PSOL), 1%; e Zeluís Lago (PPS), que não pontuou, completaram a pesquisa.
O Ibope ouviu 805 eleitores na capital maranhense entre os dias 22 e 28 de setembro. A sondagem, de registro MA-05305/2016 no TRE, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais.

Teresina

A última pesquisa Ibope para a disputa pela prefeitura de Teresina foi divulgada na sexta-feira e mostrou grande vantagem do atual prefeito, Firmino Filho (PSDB), com 51% dos votos válidos. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais e para menos, há chances de segundo turno contra Dr. Pessoa (PSD), que apareceu com 38%. Amadeu Campos (PTB) teve 7%. Everton Diego (PSOL), Quem Quem (PTN), Lourdes Melo (PCO) e Luciane Santos (PSTU) receberam 1% cada dos votos dos entrevistados.
Ao todo, 602 pessoas foram ouvidas entre os dias 26 e 29 de setembro na pesquisa encomendada pela TV Clube. A sondagem foi registrada no TRE com o número PI-066699/2016. (UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário