sábado, setembro 17, 2016

Zum vai implantar internet com tecnologia 4G na região

            A empresa Zum Provedor agora é Zum Telecom, a qual acaba de ganhar uma licitação promovida pela Anatel para explorar a tecnologia 4G em quinze municípios da região Oeste do Pará. Trata-se de um desafio bastante grande que a ousadia do empresário Edson Menezes decidiu enfrentar, o que representará um i9mcremento considerável no crescimento da empresa. Edson conversou com a reportagem do Jornal do Comércio a respeito do assunto.
            “Primeiramente, a Zum está mudando sua cara, tirando um Z e passando a atender pelo nome de Zum Telecom em vez de Zum Provedor. Além disso, estamos fazendo novos investimentos. Participamos desse leilão no início deste ano, no qual fomos contemplados para atender quinze municípios do Oeste do Pará, e também comunidades desses municípios. Até o ano que vem nós estaremos implantando essa nova tecnologia em nossa rede, que é o 4G. Até agora, somente as operadoras Vivo, Oi, Tim e Claro estavam operando essa tecnologia, que foi aberta aos provedores para atendimento aos municípios médios e pequenos”, disse Edson.
            Perguntado sobre se esse novo serviço vai ser mais abrangente do que apenas o fornecimento de sinal de Internet, Edson disse que de início será somente Internet banda larga. Talvez no futuro possa ser expandido também para a telefonia.
            Os municípios que serão atendidos são: Itaituba, Santarém, Aveiro, Rurópolis, Trairão, Belterra, Mojuí dos Campos, Alenquer, Monte Alegre, Oriximiná, Uruará, Brasil Novo, Altamira, Novo Progresso e Medicilândia. Todos esses municípios terão acesso à tecnologia 4G no serviço de Internet.
            “Certamente vai haver um grande salto de qualidade, mesmo levando-se em conta que hoje nós já trabalhamos com fibra ótica. Mas, com a 4G, além da qualidade, vamos melhorar muito a questão da mobilidade do sinal. Isso vai implicar em investimentos elevados, incluindo os custos do leilão que já foram bem altos para o nosso porte. Agora é começar a implantar a parte física do 4G. Também vamos investir em material humano, tendo que contratar mais funcionários. Atualmente temos mais de setenta colaboradores, somando-se o pessoal daqui de Itaituba, Santarém e outros lugares”, afirmou o diretor proprietário da Zum Telecom.
            No momento a empresa já atende Itaituba, Aveiro, Trairão, Novo Progresso, Rurópolis, Uruará e Belterra, além de comunidades como Caracol, Santa Luzia, Moraes de Almeida, Brasília Legal, Fordlândia, Curi, Cauassuepá e Campo Verde.
            A Zum Telecom tem uma cobertura de cerca de 70% da cidade de Itaituba com sua rede de fibra ótica. O projeto da empresa é chegar aos 100% até o final do corrente ano. Juntamente com isso, com a implantação da tecnologia 4G, a empresa trabalha no projeto de TV a cabo, que já vem sendo montado há mais ou menos dois anos.
            O primeiro grande desafio, disse Edson ao Jornal do Comércio, foi implantar a Zum em Santarém, empreendimento que já está consolidado, depois veio a TV a cabo que ele espera consolidar em mais ou menos dois meses, e agora tem essa empreitada da tecnologia da Internet 4G para ser implantada em quinze municípios.

            O empresário afirmou que está confiante no sucesso da expansão de sua empresa, porque existe demanda para crescimento nesse mercado, na região Oeste do Pará. Por essa razão ele não titubeou quando apareceu a oportunidade para crescer, pois embora se tratem de investimentos altos para o porte da Zum Telecom, ele tem convicção firme de que tudo isso é plenamente viável.


Matéria publicada na edição 219 do Jornal do Comércio, que circula desde ontem à noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário