sexta-feira, agosto 05, 2016

O perfil e a importância do profissional contábil no mercado

No atual cenário mercadológico, exige-se cada vez mais do profissional contábil uma postura dinâmica de competência, responsabilidade, compromisso, zelo e ética. Diante disso, o comprometimento com o desenvolvimento e o crescimento das organizações tem feito com que os profissionais ampliem uma estratégia de conhecimento bem mais satisfatória, bem como, a busca da educação continuada, a fim de que os serviços atendam às necessidades dos clientes e satisfaçam todos os parâmetros de reivindicações demonstradas pelas empresas.
Os empresários do município de Itaituba estão muito mais exigentes, pela natureza do tratamento que as empresas devem ter, junto ao fisco. Desse modo, o perfil do contador de Itaituba e região, não é aquele que venha atender apenas às exigências do governo, mas de ajudar o empreendedor no processo de tomadas de decisão.
O mercado atual exige do profissional uma postura muito mais eficaz, pois a contabilidade é a ciência que controla o patrimônio e libera informações para os investidores decidirem sobre a saúde econômica e financeira da empresa. Dentro desse aspecto, é importante saber que o contador representa uma dinâmica constante no processo de construção do conhecimento, pois ele está continuamente lidando com as formalidades técnicas-contábeis e a organização dos padrões de crescimento e qualidade das empresas. 
            Como as empresas estão se desenvolvendo em termos estruturais e tecnológicos, tais mudanças tem gerado maiores desafios para os gestores que assumem um papel de liderança dentro das organizações. Com essa nova sistemática o profissional contador precisa enfrentar novos desafios, bem como, se revestir de conhecimentos teóricos e práticos em diversas áreas como contabilidade, administração, economia, direito, tecnologia da informação, dentre outras. Nesse âmbito geral deverá apresentar uma bagagem profissional proporcional ao tamanho da grandeza das organizações, para que haja uma parceria de real atendimento ao cliente, entre todos os setores da economia do negócio.
A necessidade pelo gerenciamento e controle patrimonial, tem feito com que os serviços contábeis no município de Itaituba sejam cada vez mais demandados, pois à medida que surge um novo empreendimento, existe a necessidade da presença do contador. A contabilidade tem uma função relevante desde o processo de constituição da empresa, durante o seu desenvolvimento, até sua baixa definitiva, e é justamente nesse período que a parceria começa entre empresário e contador, objetivando serviços de qualidade, geração de dados para o processo contábil e controle de gestão para o crescimento organizacional.
         A ausência do empresário no processo contábil dificulta os trabalhos do contador, portanto, é importante salientar que não adianta todo um conceito profissional contábil, por parte dos contadores de Itaituba, sem a devida importância, respeito, credibilidade e valorização profissional por parte dos empresários aos seus contadores que diariamente se doam à prestação de serviços contábeis de suas empresas, a fim de trazer melhores serviços e qualidade no desempenho funcional do negócio.
         Zadoque Freitas Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário