domingo, agosto 28, 2016

Ibope divulga pesquisa para prefeito de Belém

A primeira pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Belém, realizada pelo Ibope Inteligência a pedido da TV Liberal, aponta o candidato Edmilson (PSOL) à frente da disputa eleitoral com 37% das menções, seguido por Éder Mauro, do PSD, com 28%. Em terceiro aparece o atual prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) com 11% das intenções de voto.
Ainda de acordo com a pesquisa, Ursula Vidal (REDE) é citada por 4% dos eleitores, Regina Barata (PT) por 3% e Professor Maneschy (PMDB) por 2% dos entrevistados. Os candidatos Cleber Rabelo (PSTU), Lelio Costa (PCdoB) e Professor Ivanildo (PRTB) obtêm 1% das intenções de voto cada um. Luis Menezes (PCB) não alcança 1% das citações.
Neste contexto, 9% dos eleitores declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 3% não sabem ou preferem não opinar. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de agosto, com 602 eleitores da capital paraense, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o protocolo PA-06401/2016. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança utilizado é de 95%.
Considerando apenas os votos válidos, que desconsidera os votos em branco e os votos nulos, Edmilson registra 42% das intenções de voto; seguido por Éder Mauro, com 32%; e Zenaldo, com 12%. Regina Barata e Úrsula aparecem empatadas, com 4%, enquanto os demais candidatos oscilam entre 0% e 2%.
Na pergunta espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, o candidato do PSOL recebe 28% das menções dos eleitores, Éder Mauro é mencionado por 17% e Zenaldo por 8%. Os candidatos Cléber Rabelo, Maneschy, Regina Barata e Úrsula são lembrados, cada um, por 1% dos entrevistados. Uma margem de 1% citou outros nomes de não candidatos, 14% disse ter intenção de votar em branco ou nulo e 27% não sabem ou preferem não opinar.
De acordo com a primeira pesquisa do Ibope dessas eleições, Edmilson tem a preferência dos eleitores de 35 a 44 anos e também entre os que possuem nível superior de escolaridade. As intenções de voto em Éder Mauro aumentam quanto menor a idade e quanto menor a escolaridade dos eleitores. Já Zenaldo Coutinho se destaca entre os eleitores com mais de 55 anos e ensino superior. Os demais candidatos têm citações distribuídas homogeneamente entre os segmentos analisados.
Rejeição
Quando perguntados sobre em qual(is) candidato(s) não votaria de jeito nenhum, 50% dos eleitores de Belém mencionam o nome do atual prefeito. Em segundo lugar, a pesquisa aponta o candidato Edmilson, citado por 26% e, em terceiro, Éder Mauro, por 21%. Na sequência surgem os nomes de Regina Barata (16%), Úrsula Vidal (12%), Cleber Rabelo (9%), Luis Menezes (9%), Lelio Costa (7%), Professor Maneschy (7%) e Professor Ivanildo (6%). Um porcentual de 3% respondeu que poderia votar em qualquer um dos candidatos e 8% não sabem ou preferem não opinar.
Os entrevistados também opinaram sobre quem eles acreditam que será o próximo prefeito de Belém, independente da sua intenção de voto. A maioria (40%) aponta Edmilson como favorito. Para 27% o deputado Éder Mauro será o novo prefeito e 13% confiam que Zenaldo será reeleito. Nenhum outro candidato alcançou mais de 1% nesse questionamento e 16% preferiram não responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário