quinta-feira, agosto 18, 2016

HRBA é eleito como melhor hospital público do Norte e Nordeste

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é o vencedor do 1º Prêmio de Líderes da Saúde Norte e Nordeste, organizado pelo Grupo Mídia, na categoria “Instituição do Ano - Saúde Pública”. A premiação acontecerá nesta quinta-feira, 18/8, no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife (PE). Além da “Instituição do Ano”, o prêmio conta com as categorias: “Marcas Mais Lembradas”, “Personalidades em Destaque” e “Cases de Sucesso”.

O Hospital Regional de Santarém tem ganhado destaque nacional por conta da qualidade e resolutividade dos serviços oferecidos à população, apesar de estar situado distante dos grandes centros. Para o diretor Geral, Hebert Moreschi, isso mostra a dedicação e profissionalismo de quem atua na unidade. “Mais um reconhecimento importante para o nosso hospital, que vem coroar todo o trabalho de uma equipe engajada em fazer uma assistência em saúde resolutiva. Esse prêmio valoriza e reconhece o esforço e comprometimento de todos que estão envolvidos com a assistência à saúde da nossa população”.

O HRBA já atendeu mais 620 mil pessoas desde que a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar assumiu a unidade, em maio de 2008. Mais de 4,4 milhões de procedimentos foram realizados, incluindo 30 mil cirurgias. O hospital, que pertencente ao Governo do Pará, é referência em alta e média complexidades para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.

Edinéia de Sousa, de 53 anos, foi uma das pessoas atendidas pelo hospital durante este período. Ela lutou contra o câncer de mama por sete anos, tendo passado por duas cirurgias, quimioterapia e radioterapia. Hoje está curada. “O hospital é lindo, limpo e todo mundo atende com um sorriso no rosto. E isso faz muito bem para o tratamento. Sou muito feliz por poder ter sido atendida aqui”, diz Edinéia, que realiza acompanhamento na unidade.
Conquistas em 2016

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, em março, os nomes dos hospitais que possuem os mais altos padrões de qualidade no atendimento fornecido à população. A lista contemplou 133 hospitais, entre públicos e privados, sendo que apenas três estavam localizados no Norte do Brasil, todos no estado do Pará. O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foi a única instituição pública da região Norte na lista.

Em maio, o HRBA foi premiado pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH) por possuir o segundo melhor projeto de gestão hospitalar do Brasil. O hospital já havia conquistando oPrêmio FBAH de Administração Hospitalar 2014.

Também em maio, mais uma publicação nacional confirmou a qualidade do serviço oferecido pelo HRBA à população do Oeste do Pará. A Revista Exame publicou em seu site a lista com os dez hospitais públicos de excelência no Brasil. Dos quase 3 mil hospitais, apenas dez possuem o certificado de excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo que o HRBA e o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), também administrado pela Pró-Saúde, são os dois únicos hospitais na lista fora da região Sudeste.

Certificado máximo de qualidade
O Hospital Regional de Santarém foi o primeiro hospital público, no Norte do Brasil, a obter a certificação 'ONA3 – Acreditado com Excelência', em 2014. Esse processo de acreditação é feito por instituição especializada em avaliar a qualidade da assistência prestada pelas unidades de saúde. Para obter a certificação máxima, mais de 1.700 itens são avaliados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário