sexta-feira, abril 29, 2016

Só desmentir não está mais funcionando: Valmir precisa provar que pode ser candidato

Toda vez que sai uma informação tratando da possível inelegibilidade do ex-prefeito Valmir Clímaco ele fica muito irritado e trata logo de desmentir. Ontem às redes sociais voltaram a tratar desse assunto, e Valmir apressou-se em desmentir mais uma vez.

Ocorre que esses desmentidos estão com prazo de validade vencido e Valmir precisa mudar de estratégia, pois ele tem o dever de comprovar com documento, sobretudo para aqueles que pensam em votar nele, que está mesmo em dia com seus direitos políticos, pois do contrário, fica sua palavra contra a dos seus adversários.

O ônus da prova é de quem acusa é um princípio democrático. Isso todos sabemos. Mas esse princípio de presunção não se aplica nesse caso do ex-prefeito, porque cabe a ele provar que a acusação de que não poderá ser candidato não é verdadeira, por ser ele o maior interessado nisso e o maior prejudicado com a circulação dessa informação.

Não está mais funcionando esse expediente de apenas dizer que é mentira. O cidadão, mas, de modo especial seus eleitores não querem continuar convivendo com a dúvida, pois essa informação é de domínio público. Deixou de ser apenas objeto de fofoca nas redes sociais, para virar assunto obrigatório nas rodadas onde se discute futebol, crise econômica, impeachment da presidente Dilma e tudo mais. Por todos os lados se fala nisso.


Só resta a Valmir uma coisa: publicar certidão do Tribunal de Contas do Estado, conquanto foi nessa corte que ele teve problemas, caso tenha tal certidão, comprovando que está em pleno gozo dos seus direitos políticos, e se assim for, poderá ser candidato. Caso não tome essa providência, ou não tenha como tomá-la, a dúvida sobre essa questão só vai crescer, fazendo estragos enormes em sua seara política, ou em sua provável candidatura. Já não cabem, ou não há mais lugar para simples desmentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário