Marilene Parente |
Escola e família. Esse é um tema apaixonante, repleto de
nuances, muitos deles apresentando diferenças, porém, não contraditórios. É
esse o motivo do artigo desta edição, que desejo compartilhar com os leitores,
sendo ele de autoria da professora Ana Maria da Silva Fortes Aguiar, diretora
pedagógica do Colégio Antares, de São Paulo. Vale a pena, tanto para pais,
quanto para professores, ler o que ela escreveu.
A mim me dá pena e preocupação quando convivo com
famílias que experimentam a “tirania da liberdade” em que as crianças podem
tudo: gritam, riscam paredes, ameaçam as visitas em face a autoridade
complacente dos pais que se pensam ainda campeões da liberdade. (Paulo freire)
A sociedade contemporânea vive uma crise de valores éticos e morais sem precedentes. Essa é uma certificação que todos percebem e vivenciam de alguma forma. O fato de ser uma educadora e participar do processo educativo por várias décadas, não me causa surpresa, pois é no ambiente escolar onde se manifestam as tensões e os impactos das transformações da vida em sociedade.
A sociedade contemporânea vive uma crise de valores éticos e morais sem precedentes. Essa é uma certificação que todos percebem e vivenciam de alguma forma. O fato de ser uma educadora e participar do processo educativo por várias décadas, não me causa surpresa, pois é no ambiente escolar onde se manifestam as tensões e os impactos das transformações da vida em sociedade.
Atualmente,
o sistema educacional brasileiro promove reflexões e discussões entre os
educadores sobre questões como falta de “limites”, desrespeito em sala de aula,
desmotivação dos alunos, entre outros. Observam-se professores cansados, e,
muitas vezes, doentes física e mentalmente. Outros convivem com o sentimento de
frustração, por planejarem projetos educacionais carregados de
intencionalidade, mas não vivenciarem seus bons resultados.
Não
há como desconsiderar que os acontecimentos atuais estão relacionados com
a acelerada mudança no contexto social. O sistema educacional brasileiro,
mergulhado numa avalanche de exigências, ainda caminha de forma incipiente para
atender às novas demandas sociais, que não são poucas, e que não dependem
apenas da instituição escola, mas também de outras instituições responsáveis
pela formação integral das novas gerações.
Por esse
motivo, nas discussões e reflexões na escola, sempre há espaço para essa
temática, na tentativa de compreender esse panorama tão complexo que afeta a
educação, por ser no ambiente educacional onde as crianças e os jovens passam
um grande tempo de sua vida. A escola não pode assumir sozinha toda
responsabilidade de situações de conflitos existentes nas relações sociais, mas
deve envolver a família nas ações que contribuam para fortalecer os padrões de
conduta necessários à convivência humana.
Além
disso, a função socializadora da escola abarca a busca de novas metodologias de
trabalho para tornar o espaço educativo um ambiente de excelência em ensino e
aprendizagem. Importante ressaltar que uma das competências da escola é
proporcionar ao aluno a aprendizagem e o acesso ao conhecimento, sem cair na
armadilha do entretenimento, pois esse espaço privilegiado para aprender não
pode se transformar num local de divertimento e de lazer, essa experiência
compete à família.
O
cenário da educação no mundo tem ocupado páginas de jornais, revistas e dos
noticiários televisivos, seja no tocante ao desempenho insatisfatório dos
alunos, seja pelo aspecto comportamental que vem comprometendo o ensino e a
aprendizagem. As manchetes tratam da indisciplina, da falta de respeito, do
desinteresse escolar, do uso exacerbado de atitudes autoritárias e
disciplinadoras, sem contar da ineficiência das políticas públicas que não
respondem às reais necessidades da educação brasileira.
Essas
e outras questões merecem um lugar de destaque por parte de todos os
envolvidos, uma análise e reflexão mais criteriosa e crítica. Nessa perspectiva,
é necessário refletir sobre o papel que a escola deve desempenhar nesse
processo, sem ignorar a importância fundamental da família na formação e
educação dos filhos.
É
notório que nos últimos tempos uma das mudanças mais significativas se constata
na maneira como a família atualmente se encontra organizada. Não existe apenas
aquele modelo de família constituída de pai, mãe e filhos. Hoje, existem
famílias dentro de famílias, com separações, novos casamentos, mas independente
do arranjo familiar, nenhuma instituição muda abandonando por completo o velho.
A mudança é gestada num processo de conscientização, sendo a reflexão a
ferramenta de luta para novas opções e escolhas.
Publicado na edição 211 do Jornal do Comércio
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