quinta-feira, janeiro 28, 2016

Todo cuidado é pouco: O Zika vírus pode estar no meu e no seu quintal

OMS: vírus zika se propaga de 'forma explosiva'; alerta 

é  extremamente alto


No Brasil, organização estima 1,5 milhão de casos da doença, que já atinge 23 países. Reunião de emergência foi convocada para a próxima segunda

O mosquito Aedes aegypti é transmissor do vírus zika, 

da dengue e da febre  - Marvin Recinos/AFP
 O Globo - RIO - A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o vírus zika se propaga de “forma explosiva” e que o nível de preocupação é extremamente alto. A OMS ressaltou que a epidemia deve se espalhar pelas Américas, com exceção de Chile e Canadá, e que a China e outros países com casos de dengue devem ficar alertas a possíveis infecções por zika. Durante reunião do comitê executivo da entidade, realizado na manhã desta quinta-feira em Genebra, na Suíça, sua diretora-geral, Margaret Chan, defendeu a troca de informações sobre o surto da doença, que já atinge 23 países. Ela também disse que há muitas incertezas sobre a zika.
— Queremos superar a lacuna científica sobre o vírus zika. Compartilhar informação será crucial — afirmou Chan.
Diante da gravidade da situação, uma reunião de emergência foi convocada para a próxima segunda-feira, em Genebra, para discutir a propagação do vírus. Especialistas vão decidir se a epidemia constitui “uma urgência de saúde pública de nível internacional”. O alerta foi publicado nos principais jornais do mundo nesta quinta-feira.
A OMS teme uma “associação provável da infecção com má formação congênita e síndromes neurológicas”, mas também “pela falta de imunidade entre a população nas regiões infectadas” e a “falta de vacinas, tratamentos específicos e testes de diagnóstico rápidos”.
Margaret Chan lembrou ainda que eventos climáticos alimentados pelo El Niño, que levam chuva e calor a áreas mais extensas, devem contribuir ainda mais para a o avanço da doença. Ela ressaltou que os maiores especialistas do mundo estão trabalhando juntos para confirmar a possível ligação do vírus com os casos de microcefalia.
— O nível de alarme é extremamente elevado. A chegada do vírus, em alguns casos, tem sido associada com um aumento acentuado no nascimento de bebês com anomalias cranianas — afirmou a diretora-geral da OMS.
A propagação da zika fez com que governos de todo mundo aconselhassem mulheres grávidas a procurarem regiões que ainda não tenham sido infestadas pelo vírus. O diretor-geral adjunto da OMS, Bruce Aylward, por outro lado, disse à imprensa que é importante que os países-membro da entidade não adotem medidas inapropriadas em relação a restrições de viagens e comércio.
— Essa é uma consideração importante da diretora-geral em convocar (o encontro) para garantir que não haja medidas inapropriadas tomadas por estados-membros em termos de viagens ou comércio. Essa é uma grande consideração da diretora-geral — afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário