segunda-feira, janeiro 18, 2016

Índios Munduruku invadem delegacia de Jacareacanga e soltam presos

A situação no município de Jacareacanga esta tensa. Informações repassadas a nossa reportagem são de que indígenas da etnia munduruku invadiram a delegacia daquele município, abriram as celas e soltaram quem estava preso.

Tudo começou quando na madruga de desta segunda feira, 18, uma mulher identificada por (Danielle Castilho Varelo, 22 anos), teria efetuado vários disparos contra (Andreziane) que seria seu desafeto, mas dos 04 tiros efetuado por ela, apenas um teria acertado de raspão o braço de sua vitima, os outros acertaram em Geiziane Kabá Mundurukú, de 20 anos de idade, que nada teria haver com a confusão.
 
Após o crime a situação começou a ficar tensa no município. Rapidamente a policia iniciou o trabalho para prender a acusada, que foi presa no Garimpo do Palmares há 65 de Jacareacanga já no estado do amazonas. Porem já temendo pela reação dos parentes da vitima a acusada foi transferida para o município de Itaituba há 400 km, mas essa transferência teria deixado os indígenas enfurecidos que queriam que Danielle ficasse presa na delegacia do município.

Depois da transferência da acusada alguns indígenas mais exaltados foram para frente da Delegacia, em seguida entraram no prédio, quebraram os cadeados das celas e soltaram quem estava preso e trancaram o prédio. Informações dão conta que os policiais que estavam na delegacia deixaram o local rapidamente temendo por sua segurança. Recebemos a informação extraoficial que duas viaturas com policiais de Itaituba estão se deslocando para o município de Jacareacanga para tentar evitar a depredação do prédio da delegacia, mas também chega à informação que indígenas próximos ao município estariam indo para a cidade para dar apoio aos parentes.

Neste momento às 23 horas de segunda feira, 18, a cidade aparenta uma calmaria, mas os moradores trancaram suas portas e maioria esta em casa. A acusada de cometer o crime já esta na carceragem da delegacia de Itaituba. Em julho de 2012 aconteceu um caso semelhante, onde o indígena Lelo Akay Munduruku foi assassinado, na época os índios revoltados incendiaram o DPM da Policia militar e levaram as armas que estava no local, agora todos temem acontecer o mesmo.


Fonte: blog do Júnior Ribeiro e Walter Tertulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário