quinta-feira, dezembro 31, 2015

Nélio larga na frente em Santarém, em pesquisa do Phoenix e Paulo Barrudada lidera em pesquisa da Doxa

Foto: JParente

O Instituto Phoenix de Pesquisa, empresa especializada no ramo de pesquisa descritiva com experiência de mais de 30 anos de atuação na Amazônia Legal, divulgou sua 1ª sondagem de intenção de votos, realizada no município de Santarém-PA, entre os dias 26 a 28 deste mês. De acordo com o Instituto Phoenix, foram entrevistadas 601 pessoas, com confiabilidade de 96% e margem de erro de 2,83% para mais ou para menos, onde o médico Nélio Aguiar aparece liderando a pesquisa à Prefeitura de Santarém.

Entre os questionamentos feitos junto aos munícipes de Santarém, também foi sondado pelos pesquisadores do Instituto Phoenix, a atuação administrativa do prefeito Alexandre Von (PSDB), à frente do Executivo Municipal. A pesquisa apontou que 30,4 % dos entrevistados repudiam o desempenho de Von, apregoando-lhe conceitos ruim e péssimo; 9,8% ignoraram a pergunta ou não souberam responder. 34,4% acham que sua administração é regular, aproximadamente um quarto dos entrevistados fizeram uma avaliação positiva da gestão Von, na atual conjuntura.

No item (03) do questionário aplicado, foi estabelecido dois cenários de indução dos prováveis nomes a se lançarem na disputa pela sucessão, em virtude de não se ter ainda a definição dos nomes, a serem aprovados em futuras convenções. Na primeira simulação, foi mostrado aos entrevistados um disco contendo 10 nomes de postulantes de distintos partidos. Na segunda hipótese, um outro disco com quatro nomes dos concorrentes.
Os resultados obtidos nas duas sondagens se mantiveram na mesma tendência, confirmando o que apontou a pesquisa espontânea, em proporções mais otimizadas, em especial para os três primeiros colocados. O que veio concretizar o favoritismo de Nélio Aguiar, Alexandre Von e Paulo Barrudada.

Vejam, portanto, os resultados: Nélio Aguiar 21,4%, Alexandre Von 14,3%, Paulo Barrudada 9,3%, José Maria Tapajós 6,7%, Íbis Tapajós 5,8%, Chapadinha 4,7%, Socorro Pena 3,8%, Arlysson Pontes 3,5%, Antonio Rocha 3,5%, outros nomes 2,9%, nenhum deles 2,2% e indecisos 21,9%. Já no item (03-II), observa-se a mesma performance nos números tabulados, sendo que os quatro postulantes citados alcançaram maiores percentuais, em razão do menor número de postulantes.

Diante dos números compilados, segundo o Instituto Phoenix, foi concluído que o nome de Nélio Aguiar se projeta neste início de campanha como o mais virtuoso pretendente à cadeira de Prefeito. Tendo em vista que além dos afáveis índices de aceitação e popularidade alcançados, sua rejeição é das menores entre os concorrentes.
COLETA DE DADOS: A coleta dos dados de campo foi efetivada por uma equipe de agentes pesquisadores treinados, que ouviram os 601 eleitores do Município, de ambos os sexos, na Zona Urbana e Periferia da cidade.

Segundo a direção do renomado Instituto Phoenix, a abordagem foi feita através de questionário interpessoal e obedeceu aos critérios do método amostral estratificado, por sorteio de quotas, onde cada membro do universo da pesquisa teve igual chance de ser entrevistado. O questionário foi estruturado com perguntas abertas e fechadas, no firme objetivo de que se pudesse apreender com mais precisão as opiniões do eleitor respondente. Desta forma, após o processo de operacionalização dos dados, de forma metódica e sistematizada, o Phoenix chegou ao resultado final.

Paulo Barrudada em primeiro

Uma pesquisa encomendada pelo Jornal “O Impacto” realizada pelo Instituto Doxa, de Belém do Pará, coordenada pelo cientista político Dornélio Silva, aponta o empresário Paulo Barrudada (PROS), liderando a opinião dos eleitores santarenos para a corrida à Prefeitura Municipal, no ano de 2016.

De acordo com o Instituto Doxa, a pesquisa foi realizada de 16 a 19 de dezembro deste ano e ouviu cerca de 520 eleitores individualmente, com margem de erro de 4% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Quanto às perspectivas eleitorais para 2016, na questão espontânea em que não é apresentado nenhum nome ao entrevistado, Paulo Barrudada aparece em primeiro lugar com 17,9%, em segundo Alexandre com 7,9% das intenções de votos; em terceiro Nélio Aguiar, 4,6%, empatado com Lira Maia com o mesmo índice. Depois aparecem Maria do Carmo, José Maria Tapajós, Lucineide Pinheiro e Márcio Pinto.

Quanto às perspectivas eleitorais 2016, na questão estimulada em que é apresentado os nomes dos pré-candidatos, Paulo Barrudada aparece em primeiro lugar com 27,8%, em segundo se destacam empatados Alexandre e Nélio com 10,5% das intenções de votos. José Maria Tapajós vem em terceiro lugar, seguido por Márcio Pinto e Chapadinha. Rubson Santana é o penúltimo colocado; e Socorro Pena é a última colocada.

Quanto à rejeição geral entre os pré-candidatos, Alexandre Von é o mais rejeitado com 45,7%; o segundo mais rejeitado é Chapadinha com 21,4%; em terceiro lugar em rejeição vem Socorro Pena com 7,9%. Paulo Barrudada em quarto lugar em rejeição, 4,1%. O menos rejeitado é Nélio Aguiar, 1%.

Fonte: Jornal O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário