terça-feira, dezembro 22, 2015

Dez anos do Ita em Canções

O maior projeto cultural já realizado neste município está completando dez anos agora em 2015.
Lançado para comemorar o aniversario dos 149 de Itaituba, o CD Ita em Canções acabou se tornando um marco no resgate da música genuinamente itaitubense.
As letras das canções gravadas neste CD, na sua maioria, exaltam as riquezas e as belezas naturais que circundam nossa cidade, e esse projeto ganha importância ainda maior se considerarmos que essas músicas estavam dispersas e algumas até correndo o risco de se perderem por falta de um registro oficial.
Reuni-las nesse projeto foi com certeza o maior presente que Itaituba já recebeu ao longo de seus 159 anos de fundação. E entre as composições do Ita está o hino de Itaituba.
Tirado de um esquecimento   total, o hino passou a ser executado em quase todas as cerimônias públicas da administração municipal. E assim o CD Ita em Canções deu uma identidade musical para Itaituba, e o filho desta terra que anda pelo mundo a fora já não sente mais inveja no bom sentido da palavra, quando ouve alguém cantar uma canção exaltando as virtudes de sua terra natal.
Isso porque o itaitubense a partir do Ita em Canções também pode cantar ou simplesmente ouvir composições que são verdadeiras peças literárias eternizando em versos nossas belezas naturais como o Itapeua, a areia e a ilha Pederneira, ou os monumentos históricos de nossa cidade que infelizmente já desapareceram como o Sonda Bar e o violeiro.
Mas, apesar de todo esse simbolismo que o Ita em Canções representa para o itaitubense, os gestores do município parece que não compreenderam ainda a exata dimensão desse projeto produzido pela TV Tapajoara. E ao transcorrer mais uma data de aniversário de Itaituba é melancólico constatar que essa obra dos nossos artistas não recebe a valorização que merece ter; preferem as nossas autoridades induzir a população a consumir de produtos musicais de qualidade duvidosa e que certamente em nada contribuem para a aprofundar os laços afetivos e culturais da nossa juventude com sua terra natal, e como sugere a letra do hino itaitubense, o progresso puramente desenvolvimentista que visa somente o consumo material, acaba destruindo o sentimento de amor que deve existir entre a população e a sua cidade. E nesse contexto o projeto Ita em Canções, dez anos depois da sua edição, continua exercendo esse papel de valorizar e difundir a cultura local.

Jornalista Weliton Lima, comentário de quinta-feira (17), no telejornal Focalizando

Nenhum comentário:

Postar um comentário