segunda-feira, outubro 19, 2015

As promessas não cumpridas sobre a BR 230

O verão amazônico esta chegando ao seu final neste ano de 2015, e as promessas feitas pelo Governo Federal, via seu representado oficial e fiscalizador DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes - que neste ano o trecho compreendido entre o Distrito de Campo Verde – Km 30, e Rurópolis seria todo asfaltado, infelizmente mais uma promessa não honrada com este povo sofrido e humilhado há mais de 40 anos, que mendiga para que esta Br seja concluída.

No período entre o inverno 2014 e o verão 2015, até então, não teve conclusão nas obras prometidas. O trecho do km 100 até Rurópolis ficou intrafegável, sendo preciso os agricultores juntamente com o Sintraf, fazer o fechamento da rodovia para que o DNIT desse uma manutenção paliativa, com a promessa de que ainda neste verão seria concluída. Entretanto nada foi feito de concreto para que nosso povo não sofresse as angustias de sair de casa para determinado destino sem a certeza de que chegaria no mesmo dia. Sendo que, o que foi executado não ira agüentar o período dos seis meses de chuva.

Agora o que nos chama atenção é no km 42, onde todos podemos ver nas fotos e relembrar que neste local temos a certeza que foi o km mais visualizado em toda Federação e Mundialmente, via televisão e rede sociais, quando um microônibus foi engolido pela erosão feita pela água que levou o ônibus embora como se fosse uma folha de papel. E o serviço executado neste perímetro foi um paliativo, que já esta se desintegrando, com alto fluxo de carretas diárias. E foi feita apenas uma pista, para todo este trafego.

 A empresa contrata para fazer esses 150 km, Construtora Sanches Tripolini, que tem o contrato firmado junto ao governo por meio de licitação, já esta dando aviso prévio para seus trabalhadores, que até no dia 07 de novembro, estará com um quadro reduzido de colaboradores, pois a mesma sabe que no inverno amazônico não se consegue trabalhar com terraplenagem. E assim mais uma vez ficaremos a mercê da lama, transtornos e um prejuízo incalculável. Pergunta-se: O que os nossos Deputados Federais Zé Geraldo, Chapadinha, Deputado Estaduais Airton Faleiro, Hilton Aguiar, Eraldo Pimenta, e nossa bancada paraense poderão fazer?

Não podemos esquecer que há poucos dias, foi firmando acordo com DNIT para que a Construtora Sanches Tripolini, fizesse 3 km de asfalto na BR 230, em frente ao Distrito de Campo Verde – Km 30, e o que sabemos que ira fazer somente 1700 metros, pois segundo a construtora, ela recebeu do DNIT uma ordem de serviço somente com essa metragem. Por causa disso, segundo os moradores, poderá acontecer uma nova interdição da rodovia pela população de Campo Verde e adjacências. Sem esquecer os compromissos firmados durante o protesto, que previam solução para o problema das pontes do km 25 e 17 que seriam licitadas até final de OUTUBRO/2015, bem como o início da recuperação do DESVIO em Miritituba - Itaituba Oeste do Pará. Disso, nem se fala.


Davi Menezes – Empresário, presidente da CDL

Nenhum comentário:

Postar um comentário