sexta-feira, setembro 18, 2015

Ufopa sobe 46 posições no Ranking das Universidades no Brasil

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) tem registrado grandes avanços como instituição pública de ensino superior na Amazônia, levando em conta toda a peculiaridade da região. Os dados são trazidos pela pesquisa anual feita pelo jornal Folha de S. Paulo. Nesta quarta edição do Ranking Universitário Folha (RUF), a Ufopa aparece na 134ª colocação. Em comparação com as pesquisas de 2012 (180ª posição), 2013 (168ª) e 2014 (167ª), a universidade subiu 46 posições.

Na região Norte, a Ufopa está entre as onze instituições com destaque no ranking. "Para uma universidade com apenas seis anos de implantação, onde tudo está em desenvolvimento, os resultados constituem grandes avanços", assegura a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.

Entre os itens avaliados na pesquisa está a Internacionalização – proporção de professores estrangeiros em relação ao corpo docente, citações internacionais de trabalhos e percentual de artigos em colaboração internacional. Para este item, a 20ª posição no ranking 2015 deixa a Ufopa em primeiro lugar, se comparada a outras instituições no território paraense. Em 2014, o mesmo item ocupou a 93ª posição.

Quanto à Qualidade na Pesquisa – Análise da produção científica nas universidades, também representou um salto. Em 2014, a Ufopa estava na quarta posição no Pará. Hoje ocupa a terceira no estado, classificada no 103º lugar. Outro quesito analisado no ranking foi o Ensino  colheu a opinião de 597 pesquisadores. Este item também subiu de posição de 2014 para 2015. Superou 39 posições, saindo da 143ª para a 104ª a nível nacional.

Cursos avaliados – Os cursos da Ufopa avaliados no ranking foram: Agronomia (48ª posição), Física (59ª), Economia (81ª), Pedagogia (85ª), Farmácia (87ª), Biologia (95ª), Geografia (102ª), Letras (105ª), Matemática (109ª), Computação (112ª) e Direito (165ª).
Embora o curso de Direito tenha ocupado a última colocação entre os 11 cursos avaliados no ranking, ele aparece na pesquisa como o mais bem avaliado entre os cursos de Direito ofertados em Santarém.

Entenda o Ranking Universitário – Os dados que compõem os indicadores de avaliação do Ranking Universitário (RUF) são coletados por uma equipe da Folha de S. Paulo em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

O ranking classifica as 192 universidades brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Albanira Coelho/Comunicação Ufopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário