domingo, setembro 27, 2015

Disparada do dólar acelera o empobrecimento no Brasil

Resultado de imagem para foto de empobrecimento no brasil
Real fraco é o retrato do empobrecimento

A alta do dólar no governo Dilma Rousseff levou a um empobrecimento a jato no Brasil na comparação com outros países.

Com a moeda norte-americana rondando os R$ 4,00, a relação PIB per capta em dólar dos brasileiros deve chegar ao final deste a menos da metade do que foi no primeiro ano de governo dela.

Resultado de imagem para foto de empobrecimento no brasilO PIB per capta foi reduzido U$ 15.984 em 2011 para U$ 7.85.6 em 2015.

A consequência mais visível disso é que ficou muito mais difícil para o brasileiro viajar para exterior. O Brasil tende a perder posição no ranking das maiores economias do mundo.

Mesmo no cálculo em reais, o PIB per capta do Brasil deverá sofrer a maior retração desde o governo Fernando Collor de Melo (1990-1992).

Em termos de poder de compras, são as famílias mais pobres (que estiveram na base da reeleição de Dilma) que mais sofrem neste ano.

No acumulado de 12 meses, os grupos familiares que ganham até 2,5 salários mínimos (R$ 1.970,00) conviveram com uma inflação de 10,4% acima da média da população, segundo a FGV/RJ.

Em outra frente, há forte queda no poder de compra por conta do desemprego e do corte que os bancos vem praticando no crédito concedido às famílias.


Segundo a Tendências Consultoria, a alta do desemprego, os salários maiores substituídos por salários mais baixos e o arrocho no crédito levam a uma queda de 8% no poder de compra das famílias neste ano, já descontada a inflação. (Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário