sexta-feira, setembro 04, 2015

Deputado Luiz Afonso Sefer chama atenção para situação para o Complexo Portuário de Miritituba

O Deputado Luiz Afonso Sefer (foto) na Sessão Ordinária do dia 25.08.2015, em seu pronunciamento destacou a importância da Sessão Itinerante no Município de Itaituba que foi bastante produtiva. Ressaltou ainda que a maior virtude da sessão foi fazer com que os outros deputados tenham conhecido a realidade, cultura, economia e as dificuldades da região.

Chamou atenção para a situação do Complexo Portuário de Miritituba, o quanto se incomoda, porque estuda aquela área há muito tempo. Explicou aos presentes na sessão ordinária que a (pavimentação) da rodovia BR 163 foi realizada por pressão dos grandes produtores de grãos no país em cima da Presidente, onde compraram as áreas há 6 anos atrás por 40 mil, hoje custam 8 milhões, vão exportar as suas mercadorias através do corredor hídrico a um custo que vai variar em média de 60 ou 70 dólares mais barato por tonelada de soja.

O Deputado entende que o Pará deveria ter uma participação nos lucros, deveria ter algum tipo de taxação, algum tipo de imposto além do ISS, porque o ICMS fica no Estado de origem no Mato Grosso, então o Município de Itaituba tinha que ter negociado algo.

Citou exemplo do Canal do Panamá que foi feito para encurtar distâncias entre Europa, América e Ásia, onde cada navio que passa de acordo a carga que transporta é taxado de 100 mil a 200 mil dólares; então aqui deveria ter essa compensação ou participação nos lucros.

O Município de Itaituba precisava estar inserido nesta oportunidade de melhorar a vida da comunidade. Outro exemplo é a situação de Marabá com seu minério explorado pela Vale, o povo vê o trem passar com a riqueza, enquanto a pobreza fica.


Finalizando seu pronunciamento, o deputado Luiz Afonso Sefer disse que está verificando se ainda dá tempo de fazer alguma coisa em nível jurídico, técnico... Contou que conversou por telefone com o Secretário do Setran, Kleber Menezes, e vai marcar uma audiência com o Governador para falar sobre a situação do Complexo Portuário de Miritituba para que possa se fazer algo pelo Pará e principalmente para o município de Itaituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário