quinta-feira, agosto 13, 2015

Isaac x Peninha: a CPI vai dar em alguma coisa, ou a pizza está no forno?

Desde o inicio dessa CPI que ficou muito claro que os vereadores Isaac Dias e Peninha seriam os protagonistas da comissão, e esse protagonismo começou já pela ocupação dos cargos; Isaac ficou com a presidência e Peninha como relator.
O choque de ideias entre os dois foi inevitável e notório. Nos interrogatórios, foram eles os que mais questionaram as pessoas convocadas para depor na comissão e essa disputa interna se arrastou durante todo o trabalho da comissão.
A grande queda de braços ficou mesmo para o final dos trabalhos, pois  Peninha quer que a comissão vote o relatório imediatamente, enquanto o vereador Isaac propôs prorrogar o prazo de atuação da CPI e quer ainda ampliar o seu campo de investigação, e assimpoder alcançar também a administração do ex-prefeito Valmir Climaco.
Peninha é claro, reagiu a essa manobra do presidente da CPI afirmando que o objetivo da comissão foi investigar apenas a administração atual e lembrou que há até uma decisão judicial limitando a investigação somente a aplicação dos recursos da educação, Peninha afirmou ainda que essa estratégia do presidente da CPI seria para tentar de alguma forma proteger a prefeita.
Já o vereador Isaac, por sua vez, contra-atacou apontando falhas no relatório final e acusou Peninha de se intitular o senhor  da comissão e querer mandar nos vereadores.
E esse clima de tensão criado entre o presidente e o relator da CPI coloca uma grande interrogação sobre o resultado desse trabalho, pois nesse ambiente de vaidades políticas, há o risco de o relatório sequer ser votado, relatório que é bom frisar, concluiu que a prefeita praticou improbidade administrativa na gestão dos recursos do FUNDEB, crime que é punível com a cassação de mandato e perda de direitos políticos.
Se o vereador Isaac ganhar essa queda de braço com o Peninha e prorrogar o prazo de trabalho da comissão, as novas investigações podem trazer também o ex-prefeito Valmir Climaco para a cena desse mesmo crime e isso seria o ingrediente que falta para essa CPI acabar em pizza como muita gente já desconfiava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário