terça-feira, julho 28, 2015

Maioria acha que igrejas devem pagar impostos

O Senado Federal lançou uma pesquisa nas redes sociais perguntando se as igrejas devem passar a pagar impostos no Brasil. A mesma questão foi lançada na enquete do DOL. Para 66.86% dos internautas do portal de noticias, as igrejas devem pagar impostos.
“Acho que deveriam pagar todos os tributos de uma empresa privada. Todos os líderes das maiores igrejas estão milionários. Esse negócio de dizerem que fazem ação social é balela, pois os que praticam a ação são todos voluntários”, argumentou o internauta Antonio Pires.
O auxílio assistencial citado pelo internauta é muito usado entre os que defendem que as igrejas fazem o papel que cabe ao Estado.
Outro internauta que não se identificou disse que as igrejas devem pagar impostos “em virtude de permanente captação de recursos e aumento patrimonial. Penso que poderia ter base de cálculo reduzida. Na atual conjuntura a imunidade tributária é no mínimo imprópria”.
Atualmente, partidos políticos, templos religiosos e entidades assistenciais e educacionais sem fins lucrativos estão isentos de pagarem impostos.
Em junho deste ano, mais de 20 mil pessoas apoiaram a sugestão apresentada no portal e-Cidadania do Senado para acabar com a isenção de impostos para as igrejas. Uma petição deve ser seja analisada por uma comissão da casa revisora do Congresso Nacional. Pelo caráter da iniciativa, vai seguir para a Comissão de Direitos Humanos, onde poderá vir a ser projeto de lei.
Para o internauta Rafael Santos “se há o interesse em coletar este imposto que seja de forma clara e não imparcial nem tão pouco arbitrária por uma causa qualquer”.
(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário