terça-feira, junho 30, 2015

Peninha leva bananas para a tribuna para denunciar problemas com a merenda escolar, de novo

Foto: JParente
O vereador Luiz Fernando Sadeck dos Santos, (Peninha - PMDB), no encerramento das atividades da Câmara do 1º semestre deste ano, usando a Tribuna da Câmara mais uma vez escancarou a falta de transparência da gestão da prefeita Eliene Nunes quando levou para a Tribuna, pencas de banana prata como um dos vários produtos superfaturados pelo governo para a merenda escolar das crianças da rede publica municipal de Itaituba.

O vereador que chamou a atenção pelo inusitado fato, exibindo as bananas e mostrando documentos, disse que considera uma imoralidade o que foi feito quando entre 2013 e 2014 a PMI, quando comprou cerca de 66 toneladas de banana prata, para abastecer por 400 dias (dois anos letivos)  as crianças das escolas municipais.

Peninha denunciou como relator da CPI, que além das compras suspeitas a banana oficialmente não faz parte do cardápio da merenda escolar dos anos de 2013 e 2014 do município, sendo a mesma adquirida pelo valor de R$5,10 (cinco reais e dez centavos)o quilo, quando no mercado na mesma época custava  apenas R$ 2.50 um cacho da mesma banana comprado pela gestão Municipal de Itaituba. Esta banana foi produzida pelos agricultores do Programa “Agricultura familiar”.

O vereador repetiu um gesto que vem ocorrendo em todo o país mostrando o descalabro administrativo e a falta de zelo com o dinheiro publico por parte de centenas de prefeitos(as) de Norte a Sul do Pais, tendo como exemplo o vereador de Uberlândia(MG) que também mostrou na tribuna a disparidade entre o preço de frango no supermercado e o preço comprado pela licitação do prefeito daquela cidade.

Para Peninha que é relator da CPI, esse tipo de coisa tem que acabar, não se admite mais tanta “Roubalheira” já que em Itaituba além da banana outros produtos comprovadamente também foram adquiridos com superfaturamento.

O vereador lembrou que em 2014 a base da merenda escolar das crianças das escolas municipais de Itaituba foi banana com farinha. “Eu vi na escola Helena Cirino as crianças merendando banana com farinha e no deposito da escola só havia nos baldes e prateleiras Banana e Farinha”, frisou o edil. O interessante, continuou Peninha, mesmo faltando merenda nas escolas o município continuou pagando os fornecedores, conforme temos copias das notas destes pagamentos.

Peninha após exibir as bananas na Tribuna distribui-as entre os funcionários e vereadores presentes na sessão. O fato repercutiu entre os que estavam na sessão ordinária desta quarta feira dia 14.  


Texto: Nazareno Santos (blog do Peninha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário