sexta-feira, setembro 26, 2008

O que está acontecendo?

Jadir Fank - Cada dia que passa, fico mais a pensar, sobre o que está acontecendo no mundo. Quanta coisa ruim está acontecendo, desastres, calamidades, assassinatos ... Nem tem como enumerar. Pergunto-me o que está levando a isso? Deve ter alguma explicação? No meu ponto de vista o tal “capitalismo selvagem” está tomando conta. As pessoas esqueceram das outras, só pensam mais em si mesmas. Não tem mais amor pelos outros seres semelhantes, pior do que isso, não tem mais amor a si próprio. Atentam contra sua própria existência, não dando valor a sua vida, deixando as coisas de Deus de lado.
Quanta coisa está acontecendo em Itaituba! Todo dia é noticiado todo tipo violência como, estupro, tráfico de drogas, mulheres apanhando de homens covardes, acidentes de moto, de carro ..... Por que tudo isso? O que está acontecendo? O que se passa na mente dessas pessoas? Atribui-se isso à impunidade, gerando essas coisas. Concordo, mas será que é só isso? Questiono muito sobre essas situações, tentando uma resposta que fosse capaz de dar pelo menos um significado razoável a tudo isso.
Já escrevi sobre esse tema. Vamos analisar nosso trânsito. Quanta barbaridade está acontecendo, principalmente em finais de semana. Alguns valentões, quando sentam numa moto ou mesmo ao volante de um carro, não respeitam nada. Sinalização é apenas assunto obrigatório, quando se está na auto escola, com objetivo de tirar a carteira de habilitação. Quando pegam um veículo e voltam às ruas, nada disso vale, sinaleira é apenas um enfeite, ultrapassar pela direita parece obrigação, andar sem capacete e com mais de uma pessoa na garupa um prazer, parecendo uma disputa para ver quem consegue infringir mais a lei e burlar as autoridades do trânsito e policial com intuito de se exibir entre os amigos, como se isso fosse um troféu.
E quando o troféu é um acidente grave? Com vítimas fatais, como temos visto constantemente, ou causar danos corporais irreversíveis? Aí só resta lamentar, e contar as “vantagens desses” que um dia já foram os melhores enganadores das autoridades. Será não estavam enganando a si mesmo? E o que nossas autoridades estão fazendo para coibir isso? Onde estão os agentes de trânsito? E quando os agentes de trânsito coíbem essas ações, quantos usam a sua influencia “política”, principalmente nesse período eleitoral para resolver nos bastidores? Será que isso não incentiva mais ainda o que se vê em nossa cidade. Um trânsito maluco, com muitos acidentes, de pequena, média ou grandes proporções. Quem paga por esse ônus somos todos nós contribuintes. O que fazer?
Comenta-se que tudo passa pela educação no trânsito. Que coisa linda essa! É a solução de tudo. Com certeza sim, porém de que forma iremos fazer isso? Estão de parabéns as autoridades do trânsito que na semana nacional do trânsito foram palestrar nas escolas da cidade. Isso é uma ação de médio ou longo prazo, desde que essas palestras não aconteçam somente de ano em ano e que sejam constantes. O que fazer em curto prazo? Fiscalização, punição de todas as formas, sem influência desse ou daquele, senão continuaremos, principalmente nas segundas feiras, lamentando os ocorridos do final de semana. Espero que isso não tenha acontecido nesse final de semana, e que a paz volte a reinar em nosso trânsito, principalmente em nossos corações e que invertemos alguns valores novamente, deixando o amor de Deus reinar.
Educação é tudo sim, vamos investir nela para que em médio prazo muita coisa possa mudar e Itaituba ser menos violenta. Pensamos nisso.

Um comentário:

  1. Anônimo8:24 PM

    ate que ne fim achei na nete algo que fala de garimpeiro e fiquei muito contente porque eu conheci varios garimpos como marupa inteiro todas essas pistas que o leo relata eu conheço ficou faltando vc fala da pista do nivazão proximo o tabocal fando do bessa eu voei varias vezes com ele no dkv do ze do fole para o samauma do antonio pedro voei algumas vezes com o capim da real taxi aereo nos avião raf,igg e outros como dzz ioo com oleo tambem cheguei a voar ze do sonto do ratão olha gostaria que vc falace arespeito do ze do fole e do argemiro do prata que tambem contribuio muito convivio do garimpo obrigado.

    ResponderExcluir