terça-feira, agosto 14, 2007

Administrativo da Serabi vai para Fortaleza

O comando da Serabi Mineração deixará de ser em Itaituba, passando o escritório central da empresa para Fortaleza, onde passarão a ser tomadas todas as decisões, o que não é uma boa notícia para este município.

A Serabi está passando por grandes mudanças, incluíndo a de seus acionistas. Assumiu um grupo inglês, que tem uma visão completamente diferente de Sérgio Aquino e Willian Clough, que foram os pioneiros na implantação do tipo de projeto que a empresa explora em Itaituba.
Para Sérgio Aquino, toda a lojistíca da empresa deve ser localizada o mais próximo possível do local de exploração, onde se ofereça condição para que todas as necessidades sejam suprida. Esse local é Itaituba. Entretanto, não é assim que pensdam os novos donos da Serabi Mineração.
Alguns dos profissionais de ponta que formarão a nova equipe, como contadores, pro exemplo, por exigência dos novos donos, terão que falar inglês, fluentemente. Ocorre que esse tipo de mão de obra só é encontrada com mais facilidade no Rio e em São Paulo, os quais dificilmente se disporiam, mesmo ganhando altos salários, a virem para Itaituba. Como isso, a nova direção tomou a decisão de estabelecer os escritório da capital cearense, para onde esse pessoal especializado topa ir.

O processo de mudança deverá ocorrer em muito tempo e já está em andamento, conforme informou uma fonte segura da empresa ao Jornal do Comércio. Pelo menos cinco funcionários do escritório de Itaituba já foram demitidos, como parte desse processo que deverá ser acerado nos próximos dias. Poderá haver outras demissões, como consequência dessa nova ordem que se estabeleceu na Serabi Mineração.

Ainda não é possível mensurar o prejuízo que a economia de Itaituba vai sofrer com esse acontecimento. Certamente não será pequeno, pois muitas das ações que a Serabi desenvolveu até agora deverão ser suspensas. Existe preocupação, por exemplo, quanto aos trabalhos sociais que a Serabi vem desempenhando de forma notável. Esse, provavelmente serão cancelados.
Durante esse processo de mudança houve momentos em que a empresa acumulou algumas dívidas no comércio local. Mas, essa situação já foi completamente contornada e hoje segue seu curso normal, apesar de todo o setor mineral reclamar muito da baixa cotação do Dólar em relação ao Real, fator que faz com que a rentabilidade seja bem abaixo do esperado.
FÊNIX - Sérgio Aquino foi convidado pelos novos acionistas a continuar prestando serviço para a Serabi Mineração. Entretanto, como tem uma visão diferente deles, pois entende que qualquer empresa desse ramo deve ter sua logística centrada em Itaituba.

FÊNIX - Sérgio Aquino foi convidado pelos novos proprietérios para continuar prestando serviço para a Serabi Mineração. entretanto, como tem uma visão diferente da deles, uma vez que entende que qualquer empresa desse setor deve ter sua logística centrada em Itaituba, não
aceitou o convite. Sérgio, em companhia

de mais um amigo, que também está deixando a Serabi, vai montar uma nova empresa, a Fênix Mineração, que já tem até local escolhido para funcionar. Será na Avenida Manfredo Barata, próximo da Gráfica Amazônia. Essa empresa vai captar recursos no mercado externo para implantar uma nova frente de mineração mecanizada, a exemplo do que já faz a Serabi e como pretendem fazer outras que estão investindo em pesquisa no Tapajós.

Parte da atual mudança na Serabi estará concluída até o final do mês de agosto. A partir de então Ségio estará totalmente desvinculado da empresa e iniciará os trabalhos na Fênix Mineração.
Por enquanto, tanto a mudança de donos quanto a transferência do centro de decisões para Fortaleza têm sido comentados apenas nos bastidores. Mas, logo será assunto em todos os meios, incluíndo a Câmara Municipal.

A saída do escritório da Serabi da cidade de Itaituba, no entendimento de algumas pessoas do setor mineral ouvidas pela reportagem do Jornal do Comércio, pode até resolver alguns problemas da empresa, mas, certamente, trará alguns problemas para a mesma, pois, ficando tão distante da planta, certamente poderá haver dificuldades na execução dos trabalhos.

Um comentário:

  1. Na verdade não é um comentario que eu quero fazer e sim uma pergunta, gostaria de saber, quando vai começar a operar a unidade de Manaus.
    Ja fiz esta pergunta varias vezes no site da Serabi e não tive resposta, sou técnico em Metalurgia e tenho interesse em trabalhar na unidade de Manaus.
    Gostaria de receber uma resposta no email:ilvano.paixao@yahoo.com.br

    Desde já, agradeço a atenção.

    Ilvano da Paixâo Lopes.

    ResponderExcluir