quinta-feira, agosto 17, 2017

O aeroporto de Itaituba e os seus problemas de segurança

A pista do aeroporto de Itaituba está fechada para operações noturnas há quase um mês, e novamente por conta de problemas no seu balizamento.
A maioria das lâmpadas foi destruída pela ação de vândalos que continuam tendo livre acesso à área da pista de pouso do aeroporto.
A falta de uma cerca com mureta no entorno da pista permite também que animais circulem à vontade pelo meio da pista, colocando em risco a segurança de pousos e decolagem das aeronaves e o mais preocupante ainda é que esse problema vai continuar, uma vez que a prefeitura não quer gastar dinheiro nesse serviço, pois aguarda por essa tão sonhada reforma e ampliação do aeroporto municipal anunciada pelo ministério da Integração Nacional.
A despesa com a compra de lâmpadas, que não são baratas, a prefeitura não pode evitar por causa dos problemas que teria com a Agência Nacional de Aviação Civil; além disso, o balizamento noturno da pista precisa estar funcionando para atender casos de emergência, como por exemplo, o translado de pacientes em estado grave para a cidade de Santarém.
Só que esse problema da cerca no entorno da pista do aeroporto já deveria ter sido sanado há muito tempo, se o dinheiro liberado pelo governo do estado para essa obra tivesse sido aplicado corretamente.
Quem se recorda desse fato sabe que a construção dessa cerca foi dada como concluída; um técnico do estado até assinou um laudo como se o serviço estivesse pronto, mas, a verdade é que a construção da cerca ficou pela metade, e até hoje o problema de insegurança pela falta dessa cerca continua.
Ainda bem que nada aconteceu até agora, mas, a insegurança é grande...  
Jornalista Weliton Lima

Comentário veiculado no telejornal Focalizando, hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário