quinta-feira, junho 30, 2016

Dá gosto de ver o Paço Municipal reformado

Quase vinte anos depois, a sede do governo municipal vai voltar ao seu primeiro endereço,  o Paço Municipal. Nesse período em que ficou abandonado, o prédio sofreu com o vandalismo que destruiu uma parte significativa da história do município.
Peças de inestimável valor histórico, como a mesa de centro do salão nobre do prédio simplesmente desapareceu, a administração municipal também tenta recuperar outros objetos menores, mas de igual importância cultural, como as placas que eram afixadas nas paredes do prédio com registros importantes da história da cidade.
A esperança agora é que com a reforma do prédio, os objetos que faziam parte do seu mobiliário possam ser recuperados.  Mas independente disso, ver de novo o Paço Municipal imponente como era antes, nos enche de alegria e dá a certeza de que é possível sim, fazer o resgate de outros imóveis de igual significado para a história de Itaituba; para isso basta o eleitor que realmente gosta dessa cidade cobrar esse comprometimento das futuras administrações e isso deve começar a ser feito agora quando os postulantes a ocupar o novo prédio do Paço Municipal iniciarem suas campanhas eleitorais.
Para o atual governo é inegável  o mérito de ter recuperado  esse patrimônio histórico e cultural do município, mas mérito maior ainda deve ser dado ao ex-deputado Dudimar Paxiuba, que quando estava no exercício pleno do mandato parlamentar teve a sensibilidade de destinar os recursos para a realização desse projeto e a reforma do Paço Municipal revitaliza também toda a área ao seu entorno  que estava abandonada.
Agora, ele volta novamente a ser o centro das atenções da cidade e, assim sendo o Paço Municipal não pode ser apenas a sede do governo; esse patrimônio  deve ser aberto à visitação publica, para que a sociedade itaitubense possa conhecer melhor a sua historia, pois dessa forma surgirá também o comprometimento da população com a sua preservação.

Jornalista Weliton Lima, comentário do Focalizando, quinta, 30/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário