segunda-feira, março 02, 2015

É para refletir, mesmo, sobre essas imagens, Jota Parente

Visitando seu blog, não pude deixar de interagir sobre as fotos que você colocou mostrando a situação do Rio Tapajós, que está sendo destruído por conta da ganância que só busca o lucro fácil, sem importar com o resto.

Na correria, ou na nossa falta de atenção diária, vão destruindo as nossas riquezas sem que a gente se dê conta ou faça alguma coisa para evitar.

Há um crime silencioso que se praticou em larga escala, desde o começo da garimpagem, Jota Parente, do qual nunca ouvi ninguém falar.

Conheço essa região desde os anos 80, quando fui de avião pequeno, várias vezes para a região de garimpo,  o que aconteceu até os anos 90, perto do final. Na ocasião, o que vi de igarapés que foram dizimados pela garimpagem, foi brincadeira. Nunca vi nem ouvi ninguém dizer uma palavra sobre isso.

Ao mesmo tempo, de cima se via a degradação de rios com o Crepurizão, que já era um mar de lama. Isso aconteceu com dezenas de outros rios menores, cujas águas vão ou iam, porque alguns deles morreram, direto para o Rio Tapajós.

O resultado da ganância está aí para infelicidade de todos. Essa que outrora foi uma corrente de água cantada em verso e prosa, hoje resume-se a essa coloração barrenta, horrorosa, que está morrendo com as bençãos das nossas autoridades e com o silêncio conivente de quem vive aí, que muito pouco, ou quase nada fez ou faz para evitar esse desastre ecológico.

Lamento ter que estar escrevendo isso, mas, infelizmente é a realidade com a qual nos deparamos.

As fotos do Google Terra que você colocou, devem servir para que todos reflitam sobre o preço que se paga pelo chamado progresso, que entendo não ser o termo mais adequado, pois apenas alguns progrediram particularmente, em detrimento da grande maioria, e essa maior são vocês que vivem aí e que ficaram com esse passivo.

Teodoro Rodrigues Levy
Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário