sábado, janeiro 25, 2014

Antunes: Vinda de garimpeiros para o Tapajós vai dar problemas

O advogado José Antunes participou do programa o Assunto É Este, hoje, quando falou a respeito da notícia da transferência de garimpeiros de Rondônia para a região do Tapajós, mais precisamente para o município de Jacareacanga.

O advogado, que também é minerador, conhecedor da matéria, tanto como profissional do direito, assim como empresário desse ramo de atividade, disse que essa é uma decisão que o governo federal já tomou, e que é quase impossível reverter a situação.

A questão, segundo ele, é que os garimpeiros do Tapajós já tem problemas demais, pela total falta de apoio do governo federal, que nunca olhou para esta região com o devido respeito.

Os garimpeiros de Rondônia estão para ser transferidos porque a hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho, está para entrar em funcionamento, sendo impossível a permanência deles por lá, porque a área onde eles trabalham vai ser inundada.

O problema, ressalta Antunes, é que daqui a alguns anos vai ser aqui no Tapajós que haverá inundação de uma grande área que vai cobrir boa parte da reserva garimpeira. 

Quem vai socorrer esses garimpeiros daqui, quando isso acontecer? Será que o governo federal vai ter a mesma preocupação que está demonstrando com o pessoal de Rondônia, questiona ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário