quinta-feira, setembro 19, 2013

Linhão do Tramoeste está obsoleto e apagões no Oeste do Pará podem durar até 2016

 O linhão de Tramoeste, que abaste com energia elétrica, os municípios do Oeste do Pará  não suporta mais transmitir os 230 KV necessários para abastecer a região. A informação foi dada pelo diretor financeiro da Rede Celpa, Mauro Chaves, nesta quinta-feira, 19, durante reunião na Comissão de  Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

A reunião, solicitada pelo deputado Nélio Aguiar (DEM),  que deveria tomar ares de acareação não contou com a presença de representante das Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte), que não enviou representante. “É um absurdo que a empresa não se digne a mandar alguém aqui na Casa do Povo para, pelo menos dar suas explicações para um problema que está prejudicando milhares de pessoas”, protestou Nélio Aguiar.

Segundo Mauro Chaves o problema dos constantes apagões no Oeste não está associado à geração de energia firme, mas à transmissão. “O linhão de Tramoeste foi construído na década de 80 e desde 2011 começou a apresentar problemas na linha de transmissão para o Oeste. O problema foi agravado desde o ano passado com o início das obras da hidrelétrica de Belo Monte em Altamira, que demanda grande quantidade de energia”, explicou.


Mauro disse ainda que a Rede Celpa já havia alertado a Eletronorte sobre o problema em 2011, mas  que a empresa respondeu de forma negativa para o investimento necessário as obras de reforço no linhão do Tramoeste. Ele apresentou documentos comprovando a resposta negativa da Eletronorte. “No entanto, somente agora com o agravamento do problema e que o Governo Federal decidiu pelo início do leilão para as obras”, disse. O leilão deve ser aberto nos próximos dias, no entanto depois de iniciadas as obras só devem ficar prontas em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário