quinta-feira, julho 19, 2012

Ação contra o deputado João Salame foi suspensa

A juíza Ezilda Pastana Mutran do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) acatou a ação penal oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), referente a acusação de compra de votos na campanha eleitoral de 2010 contra o deputado estadual João Salame (PPS), porém, o próprio MPE pediu a suspensão da acusação, que já havia sido acatada por unanimidade nesta quinta-feira (19).

A razão pelo pedido de suspensão da ação é que o MPE considera a punição branda. Se condenado, o deputado João Salame poderia ficar um ano de prisão. O MPE chegou a apontar materialidade dos fatos e indícios de autoria do crime eleitoral, baseado no Artigo nº 299 do Código Eleitoral brasileiro, contudo, a punição não foi efetivada.

Com o pedido de suspensão, o TRE-PA deve decidir dentro de 20 dias se mantém a ação contra o deputado ou se arquiva o processo.

Acusação
João Salame, que durante a campanha eleitoral participava de reuniões com comunidades, teria pedido votos em troca da melhoraria da situação do muninicípio de Senador José Porfírio, próximo de Altamira, no sudoeste paraense. A ocasião do crime eleitoral teria ocorrido durante um almoço.+

(DOL, com informações da repórter Aline Brelaz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário