segunda-feira, maio 16, 2011

Famílias de área de risco serão remanejadas

     De acordo com informações passadas pelo colega Mauro Torres, em contato via celular que mantive há poucos minutos, um homem foi retirado com vida do deslizamento de terra em Miritituba. Existem, neste momento, tres pessoas desaparecidas.
     Mauro informou ainda, que mais de 150 famílias serão retiradas do local pela Defesa Civil da Prefeitura, devendo ser alojadas, uma parte na Escola Integração Nacional, no distrito de Miritituba, e outra parte deverá vir para o Ginásio Poliesportivo de Itaituba.
     A Prefeitura deverá adquirir um terreno em Miritituba, onde novas casas possam ser construídas para as famílias que perderam suas casas, assim como para as que terão que deixar as suas, por estarem localizadas em áreas de grande risco de novos desabamentos.
     Há, também, uma informação de que o Ibama vai participar do esforço para resolver esse problema, cedendo parte da madeira apreendida para ser usada na construção das novas casas.

2 comentários:

  1. Anônimo3:29 PM

    Quero agradecer as manifestações de carinho e solidariedade pelo falecimento de minha genitora, Teresinha Sussuarana, um pouco tardio, mas em virtude de que em uma semana termos dois falecimentos na família, o que ocasiona uma dor maior, assim como um tempo maior de recuperação - se é que há recuperação para esse tipo de sofrimento - vindas de amigos próximos, colegas, ex-aluno(a)s, vizinhos e de tantos outros. Queria poder externar todas as palavras carinhosas proferidas pelo deputado estadual Alexandre Von e pelo deputado federal Dudimar Paxiúba, quando lembraram daquela mulher guerreira, destemida, corajosa, que enfrentou os tubarões da ditadura civil/militar, juntamente com outros políticos, para podermos hoje em dia termos essa Liberdade de expressão, arduamente conquistada e que alguns querem amordaça-la, comprometendo toda uma geração de políticos na verdadeira acepção da palavra.

    Muitos não sabem, mas quando minha querida mãe foi vereadora por dois mandatos em Santarém/PA, não havia pagamento de subsídios aos vereadores; o vereador nada recebia para fazer política e enfrentar aquele regime de exceção daquele período tenebroso na História do Brasil; ser político era ser altruísta. O Vereador deixava seus afazeres profissionais, particulares, de lazer e, no caso de minha mãe, os domésticos, para representar os santarenos que, como disse Oti Santos, “...perdiam por tempo indeterminado o direito de escolher pelo voto o seu gestor.”
    Ser político e de oposição naquele período era ser corajoso, destemido, bravo, impoluto, mas ser tudo isso e ainda ser mulher, fazer política e de oposição, era quebrar paradigmas!!
    QUANTAS mulheres em Santarém/PA tiveram a coragem que a professora Teresinha Sussuarana teve para deixar de cuidar/zelar de seus oitos filhos para lutar por melhorias por sua cidade? Quantas mulheres naquele período enfrentaram um governador em nome da memória de Santarém?
    Tenho orgulho, e muito, de quem ela foi e o que representou e ainda representa para mim. Sua solidariedade para com o próximo, principalmente àqueles que precisavam de um cantinho quando iam a Belém, à tratamento de saúde, ou para estudar; sua coragem, sua determinação, seu apoio e porque não dizer, de seus ralhos (e aqueles safanões na nuca quando fazíamos alguma malcriação); safanões esses que invariavelmente me faziam “beijar” o chão, mas que também me fizeram levantar e seguir em frente, com mais respeito e dignidade.
    Devemos homenagear nossos entes queridos, amigos, e todos os que fazem parte de nosso meio, em vida, dando-lhes abraços, bom dia, boa tarde, boa noite, muito obrigado, um sorriso e apoio. Procurei fazer tudo isso com minha mãe ainda em vida. Agora, resta-me levar seus ensinamentos e repassá-los aos meus descendentes.
    Agradeço ao Dr. Oti Santos pelas memoráveis lembranças daqueles tempos corajosos vividos por eles.
    Agradeço à Câmara Municipal de Santarém pelo envio da guirlanda em memória de minha querida mãe e professora!
    Agradeço ao Jota Parente, Dayan Serique, Miguel Neto, Paulo Sérgio, Walfredinho e tantos outros (desculpem alguma ausência), pelas palavras de carinho!
    Quanto à Prefeitura não prestar homenagem à Professora Teresinha Sussuarana, não me causa espanto. Se a gestora municipal não homenageia seu pai, com uma boa administração, nada poderia esperar!!!
    Finalmente, agradecer a Deus por permitir que ela vivesse com a gente por muito tempo. Que Deus a tenha a seu lado!!
    Norton Sussuarana
    Servidor do TRT 8ª Região – Itaituba/PA.

    ResponderExcluir
  2. Santiago12:10 AM

    Parente! é incrível essa falta de respeito com o cidadão! Estava óbvio que essa tragédia no Miritituba iria acontecer! que providência foi tomada? Nenhuma! Agora depois de algumas vitímas fatais e muitas em potêncial, é que as autoridades irão tomar medidas que deveriam ter sido colocadas em execução antes! Isso é uma vergonha!!!

    ResponderExcluir