sexta-feira, março 19, 2010

Expedição Cone Sul

No dia 31 de março estarei saindo em nova aventura de motocicleta pela América do Sul.

A idéia inicial era mandar a moto de balsa e ir de avião para Belém. Mas, os preços cobrados pelas transportadoras são proibitivos. Por isso, eu terei que ir de barco até Santarém, para lá continuar a viagem por água até a capital do estado, acompanhado de minha valente XTZ 125.

Como a partida de Santarém será na sexta, 1º de abril, não sei que horas chegarei a Belém e assim, não sei se seguirei viagem no mesmo dia, ou se terei que dormir lá.

Descerei pela costa brasileira até o Rio Grande do Sul, por onde entrarei no Uruguai, indo até o extremo Sul daquele país, que está entre os menores da América do Sul.

De Montevideo seguirei para Buenos Aires, subindo na direção Norte para cruzar a ponte sobre o Rio Uruguai, em Fray Bentos. De lá entrarei na Argentina, descendo rumo ao Sul, para Buenos Aires.

Depois de conhecer um pouco da capatital portenha seguirei para Córdoba e Mendoza, já rumando na direção do Chile, país no qual seguirei para o Sul, até Santiago e de lá até Concepción, onde aconteceu o terrível terremoto que abalou aquele país foi mais devastador.

Chegando a Concepción decidirei a rota do retorno.

Para concretizar mais essa aventura eu visitei diversos empresários de Itaituba, com o meu projeto debaixo do braço. A eles propus uma parceria, que constou da divulgação de anúncios deles nas páginas do Jornal do Comércio, por uma cota fixa. Quase todos disseram sim, por entenderem que isso não é um passeio, mas, uma busca de conhecimento que vai resultar na produção de um livro cuja primeira parte já está em andamento.

Além dessas parcerias, eu também conto com a colaboração de alguns amigos, que espontâneamente decidiram dar uma força.

Alguns acham que sou corajoso, outros dizem que sou destemido, muitos afirmam que sou louco. Há um pouco de cada. Mas, o que há de mais forte é o desejo de conhecer novas culturas, novos modos de vida, assim como já aconteceu na Expedição Itaituba/Amazônia, realizada por mim e pelo professor Jadir Fank, que durou 54 dias, partindo de Manaus e chegando a Itaituba, contornando a costa do Pacífico.

Meu querido amigo Jadir parece que não vai desta vez, em virtude de seus afazeres, o que eu lamento, porque em dois é sempre melhor.

Esta viagem vai servir de aprendizado para uma jornada muito maior que está sendo preparada com muita calma.

Caetano Magela
LG Materiais Elétricos (Luis Gomes)
CM Motos (Carlos)
Sercont (Antônio Santana)
Império das Modas (Jaime Sousa)
Armarinho Norte (Iraldo Aguiar)
J. R. Agrovariedades (Jozélio)
Comercial Alfa (Jozélio)
Prefeitura de Jacareacanga (Prefeito Raulien Queiroz)
Ouro Minas (Rildo Serrão)
Itacon (Hugo)
Valfredo
Produtos Shyane (Júnior do Colorau)
Posto Campo Verde (Gleison)
Pantual Modas (Antônio Paulino)
Drogaria Pag Menos (Creuza Parente)
Mercadão Auto Peças (João Francisco Vieira)
SM Alvorada (João Dias)
Secretaria Municipal de Educação (Professa Eliene Nunes)
Câmara Municipal de Itaituba (Vereador Hilton Aguiar)
Drogaria Pontual (Batista)
Seme Sefrian
Vereador Dico
Vereador Manuel Dentista
Cálculos Contábeis (Magno e Carlinhos)
Cimaq Yamaha Motos (Afábio Borges)
Maria Lúcia (Minha irmã)
Ótica Tapajós (Patrick Sousa)
Prefeitura Municipal de Itaituba (Prefeito Roselito Soares)
TV Eldorado (Pedro Filho)
TV Tapajoara (Ivan Araújo, Marlúcio Couto e Weliton Lima)


Esses são os parceiros que estão tornado esse desafio em realidade. Terei muitas outras oportunidade para agradecer, mas, desde já, muito obrigado a todos.



Jota Parente

2 comentários:

  1. Lúcio Freire1:26 PM

    Parente, não esqueça de passar por aqui, e inclua na sua rota as cidades de Oberá e Balesteros, em Buenos Aires tenho amigos que podem até dá suporte pra vocês... Um abraço e boa viagem. Estou planejando ir aos Estados Unidos em junho para visitar amigos e apresentar projetos sociais que irão beneficiar Itaituba e região.

    ResponderExcluir
  2. Pedro Araujo12:14 AM

    Ué, Wilmar Freire que você sempre noticia, bem como Valmir climaco podiam também dar uma forcinha pra você Parente, pois você merece!
    Espero que você seja bem-sucedido em sua aventura e que depois possa compartilhar com seus leitores as sua aventuras.

    Pedro Araújo

    ResponderExcluir