sábado, janeiro 31, 2009

Um guerreiro na luta...

Comentário enviado pelo jornalista José Maria Piteira sobre a entrevista concedida pelo presidente da AMOT, Ivo Lubrina. Confira.
--------------------

Parente,

Excelente a entrevista com o Ivo Lubrina, um guerreiro na luta pelo desenvolvimento do setor mineral e, com visão geral, do desenvolvimento sustentável de Itaituba e região do Tapajós. Sempre lúcido e coerente em suas análises, Ivo sempre cativou a confiança de seus interlocutores justamente por essas qualidades, infelizmente não comuns à maioria das pessoas.

A entrevista é recheada dessa visão critica, com destaque à parte final da matéria, quando ele analisa a atuação insensata e ideologizada de algumas ONG's, principalmente as estrangeiras ou as tupininquins financiadas pelas européias, americanas e outras tantas que defendem a intocabilidade da Amazônia com o discurso intervencionista de que a preservação total, ampla e irrestrita das florestas é fundamental à salvação do planeta. Os recursos naturais da região amazônica precisam e devem ser usados racionalmente para o nosso desenvolvimento
econômico, social e ambiental, em benefício e bem-estar da nossa população.

Não defendo a preservação pura e simples de todos os recursos naturais da Amazônia sob o argumento de que estes são essenciais à preservação da espécie humana. Defendo, sim, a garantia de condições para que esses recursos naturais sejam explorados, de forma sustentável, como fontes de riqueza, de geração de empregos e renda e de progresso continuados. Conservar é bem mais que preservar, pois proporciona o uso dos recursos de maneira racional, fazendo com que se encontrem sempre novas formulas de renová-los e, assim, perpetuá-los.

O Brasil e todos os países amazônicos têm o direito de usar seus recursos naturais renováveis como fonte de desenvolvimento racional e continuado - ao contrario dos chamados países desenvolvidos, que não souberam conservar os seus -, buscando fontes de energia e de transportes alternativos que nos levem a esse crescimento desejável. Defendo um processo de crescimento social e econômico definido, eficiente, sem práticas ambientais e sociais predatórias e desumanas. Essas são, tenho certeza, bandeiras também defendidas pelo valoroso itaitubense Ivo Lubrina.

Mantenha seu grito bem alto, Ivo. Muitos já te ouvem. Amanhã, serão milhares.Se calarem tua voz e a de todos os que defendem esses mesmos ideais de desenvolvimento sustentável, as cenas descritas pelo poeta russo Vladimir Maiakóvski poderão fazer parte de nosso cotidiano:

"Na primeira noite, eles aproximam-se e colhem uma flor do nosso jardim, e não dizemos nada;Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada;Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E, porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada. (Vladimir Maiakóvski)

Que isso nunca nos aconteça, Ivo!

Parabéns pela entrevista!

José Maria Piteira
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário