sexta-feira, fevereiro 01, 2008

DENGUE NEUROLÓGICA

Pará já registrou 6 casos (Diário do Pará)

O Ministério da Saúde (MS) divulgou, na última terça-feira, um balanço inédito sobre a ocorrência de dengue neurológica no Brasil. Em todo o país foram notificados 41 casos. Deste total, seis foram registrados no Pará.
Classificado pelo MS como “síndrome neurológica pós-histórico de dengue”, a dengue neurológica é uma complicação clínica que se manifesta no paciente durante um quadro de dengue clássica ou hemorrágica.“ Na dengue neurológica, o vírus atinge o cérebro causando uma inflamação local que produz no paciente dor de cabeça, desorientação, agitação e irritabilidade”, esclarece a infectologista Rita Medeiros.

Os sintomas incluem ainda convulsões, mudança de comportamento, paralisia facial e nos membros inferiores e dificuldades para falar, andar e comer. Medeiros ressalta que este tipo de doença é muito raro e ainda não fez vítimas fatais no Brasil. “Em geral são encefalites pouco comuns que não deixam seqüelas importantes nos pacientes”, afirma.A última epidemia de dengue neurológica no Brasil foi registrada em Rondônia entre os anos de 2004 e 2005, quando foram notificados 51 casos de pacientes com problemas neurológicos relacionados à dengue.

Daniele Dias

7 comentários:

  1. A dengue neurologica tambem causa paralizia da medula espinhal, ou seja não paraliza somente a face e os menbros superiores e inferiores como atinge tambem a medula espinhal. Nesses casos algumas pessoa não voltam a andar.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:41 AM

    Meu sobrinho faleceu há seis dias e o o laudo foi dengue neurológica. Vítima fatal!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:49 AM

    Minha irmã após pega uma dengue, foi hospitalizada as preças com poblema de presão alta e pés mão e boca e lingua dormente ficou varios dias internada só começou a melhora com tratamento de um neurologista agora esta fazendo fisiterapia para voltar a falar e andar normalmente ainda não sabemos que seja dengue mas tudo indica que sim 23.04.2009

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:29 PM

    Tive Dengue Neurológica em fevereiro de 2009,um dos primeiros sintomas que lembro foi presa e muita dor parecia que estavam pegando cada pedaço de mim e apertando bem forte com as unhas, e no 1º hospital em que estive os médicos não conseguiram diagnosticar ou seja não estão preparados começaram o tratamento como infecção urinária, eu estava acordada mas fora de si com tanta dor. Fiquei sem andar e nem os médicos davam garantias de como ia ser minha recuperação já que do pescoço pra baixo fiquei paralizada.Graças a Deus após 6 meses de fisioterapia voltei a trabalhar,os nervos das pernas ficaram fracos, tomo vitamina direto e não consigo ainda pedalar bicicleta e me equilibrar em cima de uma moto.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:32 AM

    Alguém sabe me explicar como é o diagnóstico dessa dengue neurologica? Pq eu estou com esses sintomas, ja fiz um monte de exames, pq tinha dificuldade para comer e não descobri o q eu tenho ainda.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:17 PM

    Meu sogro começou com a dengue, e depois ficou com uma dor de cabeça muito forte e nao conseguia comer e nem andar direito.O medico falou que coisa da cabeça dele,que ele estva ficando doido, foi em varios medicos e nao descobrira,entao resolivi pesquisar um pouco e mostrei aos medicos ai eles falaram que realmente eu estava certa, ou seja, os medicos nao estao preparados totalmente.Ele ja esta um mes mal,e nao passou ainda alguns dos sintomas e esta paralisada os membros superiores.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:21 PM

    Meu avó morreu, e os medicos afirmaram que foi dengue neurologica, isso foi em 2009!!

    ResponderExcluir