quarta-feira, agosto 30, 2006

CADEIA NELES

Discurso inflamado proferiu ontem o vereador Brás Viana, quando pediu que botou a boca no trombone, vociferando contra os traficantes que proliferam impunemente em Itaituba.

Segundo Viana, muitas famílias estão enfrentando problemas com a dependência química de seus filhos e nada tem sido feito para se dar um basta nisso.

Viana pediu mais empenho das polícias no combate ao tráfico de drogas no município. Disse que há traficantes desfilando em carrões pela cidade, à custa da desgraça de jovens que caem na dependência e de suas famílias que arcam com as conseqüências.

Semana passa foi internado um jovem na Policlínica Santana, depois de ter agredido sua esposa. A família o encaminhou para o hospital na esperança de que alguma coisa pudesse ser feita, já não sabia mais como agira para ajudá-lo.

Vereadora x secretária de educação

O clima a vereadora Ana Cativo (PT) e a secretária de Educação de Itaituba, Eliane Alves está esquentando cada vez mais.

Na sessão de ontem da Câmara a vereadora fez duras críticas contra a secretária, afirmando, inclusive, que agora Eliane é a prefeita da educação, numa alusão aos poderes que ela tem depois da descentralização administrativa promovida pelo prefeito Roselito Soares.

Na sessão de hoje Ana Cativo voltou a criticar Eliene e foi contestada pelo vereador Brás Viana (PL), da base governista.

Ana Cativo teve um requerimento rejeitado ontem, no qual pedia que a secretária fosse convocada para ir até a Câmara dar explicações. Os vereadores da situação rejeitaram o requerimento, sugerindo que ela fosse apenas convidada. A vereadora do PT ficou muito aborrecida com seus colegas.

terça-feira, agosto 29, 2006

Com esse modelo haverá mudanças?

Caros leitores.
Reflitam sobre esses números:
Na Holanda o governo mantém 800 cargos em confiança;
Nos Estados Unidos o número chega a 3 mil e
No Brasil são 54 mil os apaniguados.

Eu pergunto: Há mudanças diante de um quadro desses?
Fonte: Blog do Val Mutran

Meu comentário: Nem vou falar da Holanda, que é muito pequena e tem uma população muito menor do que a nossa. Porém, os números a que se refere o amigo Val Mutran, sobre os Estados Unidos são estarrecedores. E olha que por lá o serviço público costuma funcionar, tanto no que diz respeito aos servidores efetivos, como aos cargos de confiança.

Muitos brasileiros gostam de macaquear os que os americanos fazem e na maioria das vezes, em coisas que nada tem a ver conosco. Porque não macaquear esse bom exemplo? Mas, será que isso passa pela cabeça de algum político?
----------------------
O leitor Evaldo Viana comenta a notícia acima.

Fato dos mais procupantes tendo em vista que no Brasil temos três níveis de governo, com 27 Estados e milhares de prefeituras que torram o dinheiro do contribuinte pagando os apaniguados, geralmente incompetentes e despreparados, para assumir um cargo criado especialmente para retribuir favores políticos.

A prefeitura de Santarém, a título de exemplo,tem na sua estrutura administrativa do atual governo 352 cargos comissionados que consomem (ou melhor consumiam) R$ 5,36 milhões de reais, um valor 7, 2 vezes superior ao que se arrecada, por ano, com o IPTU.

Isso quer dizer que só para remunerar durante um ano os titulares do cargo de confiança( 101 estão lotados no gabinete da prefeita e numa secretaria política)são necessários arrecadar o IPTU do município durante 7,2 longos anos. Uma imoralidade que precisa ser combatida.
Evando Viana

segunda-feira, agosto 28, 2006

Entrevista com o alcaide

A edição de número 25 do Jornal do Comércio, que circulará
sabado, 02/08, comemorativa ao primeiro ano de atividade desse periódico, trará uma longa entrevista com o prefeito Roselito Soares.

Ele não se recusou a responder a nenhuma pergunta, por mais incômoda que fosse. Respondeu algumas saindo pela tangente, mas, respondeu. Confiram, pois valerá a pena ler.

Depois que o JC circular publicarei a mesma aqui no blog. Posted by Picasa
Redivisão mais fácil
Repórter 70 (O Liberal)
PlebiscitoJá está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7.004/06, do deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), que altera a Lei 9.709/98 (referente à soberania popular) quanto aos procedimentos para a realização dos plebiscitos sobre alteração do território de Estados e municípios.

A proposta é focalizada na parcela da população a ser consultada.

Mudança
Pelo projeto, o plebiscito sobre o desmembramento de Estado - que hoje é feito consultando-se toda a população estadual - passará a ser feito apenas junto à população do território que se pretende desmembrar. Se aprovado, o projeto de Escórcio facilitará a criação de Estados como Carajás e Tapajós, no Pará, e Solimões e Rio Negro, no Amazonas.
----------------
Na mais recente edição do Jornal do Comércio foi veiculada uma notícia a esse respeito. Trata-se do resumo de um parecer de uma advogado que luta pela criação do Estado do Maranhão do Sul. Confira o texto.

Criação de novos estados: não precisaouvir a parte remanescente

O texto a seguir faz parte de uma série de informações que o Jornal do Comércio passará a divulgar a partir desta edição, a respeito de divisão territorial. Este se refere especificamente ao Estado do Maranhão do Sul, mas, serve para o Estado do Tapajós ou qualquer outro, assim como para municípios que se pretenda criar. Trata-se da opinião embasada no entendimento de um advogado que é favor da criação da emancipação da região sul do Maranhão.

A Constituição Federal em seu Art. 18, prevê: “Art. 18. A organização político - administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

§2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

§3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

§4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.”

Como se vê, o estabelecido no dispositivo constitucional supra, trata de incorporação, criação, fusão, subdivisão ou desmembramento de Estados/Municípios. Referido dispositivo legal é também muito claro e deixou bem explícito, caso ocorra qualquer dessas hipóteses, dar-se-á sempre através de plebiscito, mediante aprovação da população diretamente interessada.

Para tentar impedir e inviabilizar a criação do Estado do Maranhão do Sul, um Deputado Federal, [que se notabilizou por sempre servir de instrumento para realização de manobras políticas a serviço daqueles que indevidamente se intitulam de pais (mães) do Estado do Maranhão,] apresentou Projeto de Lei para regulamentar a execução do disposto nos incisos I, II e III do art. 14 da CF., cujo projeto foi aprovado e o Presidente da República sancionou a Lei sob nº 9.709 de 18.11.1998. Está visto, que tal lei refere-se e visa regulamentar os incisos I, II e III do art. 14 da CF.

Conforme consta do enunciado, em seu preâmbulo, não teve aquela lei a finalidade de regulamentar ou de REVOGAR ou MODIFICAR o art. 18 da Carta Magna, nem tão pouco seus parágrafos. Caso pretendesse alterar a CF, não seria também possível, haja vista que qualquer alteração à CF só é viável através de projeto de lei, aprovado na forma prevista no art. 60 da Carta Magna.

Assim, a proposição de divisão para criação do Estado do Maranhão do Sul deverá ter a aprovação apenas da população diretamente interessada, que é aquela da parte que se pretende desmembrar. Não será ouvida, não será consultada no plebiscito a população da área remanescente, ou seja, a que sofrerá o desmembramento, pois este nenhum interesse tem. Pelo contrário é contra o desmembramento.

Aliás, o STF já se manifestou sobre o tema ao julgar a ADIn 733-5. Daí porque, a população de São Luis do Maranhão e a do restante do Estado, que compõe o Maranhão do Norte, não será chamada e não cabe a esta manifestar se, opinando no plebiscito de consulta sobre a aprovação de criação do Estado do Maranhão do Sul.

Esse é nosso entendimento, o qual tem como supedâneo aquilo que está na lei e será o entendimento de todos quantos queiram fundamentar na lei seus argumentos.

Dr. Francisco Bandeira Coutinho - Advogado OAB MA 1.043

5 mil e....

Meu muito obrigado a todos que visitam este blog e possibilitaram que o mesmo alcançasse a marca de 5 mil visitas. A responsabilidade só aumenta, na mesma proporção do incremento do número de visitantes.

Reunião sobre o Estado do Tapajós

Sábado passado aconteceu uma reunião em Itaituba, a respeito do Movimento pela Criação do Estado do Tapajós, que se concentra no momento em conseguir que seja votado o Plebiscito.

O professor Edivaldo Bernardo, coordenador do movimento em Santaém, veio a Itaituba para coordenar as provas do Enem; Edinaldo Rodrigues, secretário executivo, também veio a esta cidade, fazendo parte da caravana do vereador de Santarém, Emir Aguiar, candidato a deputado estadual; juntamente com o coordenador do movimento em Itaituba, Jota Parente e da secretária Executiva Ana Pimentel, trataram de questões relativas à luta.

No encontro ficou definido que Itaituba também promoverá o seu ato público, como aconteceu em Santarém, aproveitando a experiência do que ocorreu lá. A data marcada para o evento é o dia 5 de novembro e o local deverá ser a Praça do Cidadão.

Edinaldo Rodrigues conheceu as instalações do escritório do Movimento em Itaituba. Edivaldo Bernardo não teve tempo, ficando para uma próxima oportunidade.

Obrigado, pela parte que me toca

Recebi e registro mensagem via e-mail, do leitor Danilo Goes.

Senhor Jota Parente.

É através deste que venho expressar minha admiração pelo seu trabalho e reconhecer que sou leitor fiel do seu blogger. Por tratar de assuntos sérios de forma imparcial e realista.

Aproveito para manifestar minha revolta aos "políticos" de Itaituba, que de uma forma profana negociam votos dos seus currais eleitorais com candidatos que não tem compromisso algum com a região, e sinceramente espero que esses mercenários tenham a resposta da população daqui a dois anos.

Gostaria de expor em seu blooger a importância de elegermos políticos sérios da região, para que possamos ter forças junto a Brasília, na criação do novo estado.

A falta de bom senso local, ao saírem candidatos sete candidatos de forma paralela, atrapalha, mas devemos agir de forma a elegermos representantes sérios, com passado de trabalho e sem envolvimentos com máfias, cassações, desvios, etc.

Finalizo parabenizando o seu trabalho e esperando que a união de nossa região seja a mola propulsora do nosso desenvolvimento.

Cordialmente,

Danilo Goes
Itaitubense, 27 anos.

Meu comentário

Danilo,

Conheço-o há muitos anos e fico contente que uma pessoa jovem como você, que faz parte da geração que começa a comandar os destinos deste município, procure se manter interado das coisas da políticas, diferente de tantos outros jovens que preferem permancer alienados, enquanto grassa a corrupção em nosso País.

Sua preocupação com o envolvimento de políticos itaitubenses com candidatos que nada têm a ver conosco é igual a minha. Mas, nesta eleição, particularmente, acho que demos um passo à frente. Digo acho, porque ainda não tenho certeza disso. É preciso esperar o resultado das urnas para saber se esse sentimento de se votar em candidatos daqui é pra valer ou é só oba oba.

Obrigado pelos comentários elogiosos ao blog. Vou me esforçar para continuar merecendo suas visitas e de todos os leitores.

Um grande abraço

Jota Parente

Aviso aos navegantes

Desde sexta-feira passada o blog deixou de ser atualizado, em virtude de um problema no caixa de distribuição do sinal, uma vez que uso serviço via cabo.

Tão logo procurei os amigos da Itbnet, uma equipe foi acionada e o problema foi imediatamente sanado. Obrigado a pela presteza e pela preocupação com este usuário e com todos os usuários desse serviço indispensável nos dias de hoje.

sexta-feira, agosto 25, 2006

Imagem de Itaituba

Parte de trás da Igreja de Sant'Ana, vista do
alto, com o Rio Tapajós ao fundo. Do outro lado fica o Distrito de Miritituba. Posted by Picasa

Nova TV em Santarém

Alguém já sintonizou o canal 40 em Santarém?
Pois se você sintonizar vai encontrar um novo canal de TV retransmitindo a programação da RIT - Rede Internacional de Televisão, rede evangélica de televisão fundada há 7 anos com o apoio de "um grupo forte com 25 anos de experiência e que traz consigo várias empresas como: editora, rádio, gravadora e site", conforme é explicado em seu histórico no Portal da RIT.

Segundo o mesmo portal, "hoje a RIT conta com cinco emissoras e mais de 80 retransmissoras. São mais de 70 milhões de telespectadores, o que representa aproximadamente 42% de domicílios brasileiros".

O "grupo forte" é na verdade uma grande estrutura baseada no poderio evangélico da Igreja Internacional da Graça de Deus, comandada pelo missionário evangélico R. R. Soares (foto), "o homem que mais tempo se expõe na televisão brasileira", segundo informou a Revista Época, em matéria publicada há três anos (leia mais AQUI).

A matéria da Época dizia ainda que Soares é cunhado do bispo Edir Macedo, com o qual fundou, no final dos anos 1970, a Igreja Universal (atual proprietária da Rede Record), mas depois de uma briga entre eles surgiu a igreja concorrente, que criou o forte grupo com um portal na internet de causar inveja a qualquer multinacional.
Fonte: blog dos estudantes de jornalismo do IESPES Posted by Picasa

Seresta

Para quem gosta de dançar juntinho, o Rotary Club de Itaituba está programando uma seresta mensal. Há público para tal tipo de festa. Aliás, até pouco mais de um ano só se dançava Calypso por aqui.

Dinâmica não desistiu

O programa jornalístico Focalizando, da TV Tapajoara (SBT) informou hoje, que a Construtora Dinâmica vai construir o novo estádio de Itaituba, que o prefeito Roselito Soares gosta de chamara pelo pomposo nome de ESTÁDIO OLÍMPICO.

Há poucos dias alguns órgãos de imprensa divulgaram informação dando conta que a Construtora Hammad tocaria a obra, por desistência da ganhadora da licitação. Pelo visto, não vai ser assim.

O Estádio Olímpico de Itaituba, que terá capacidade para seis mil pessoas sentadas, depois de concluída a primeira etapa, não chegará nunca a ser considerado um ELEFANTE BRANCO, por ser muito pequeno. No máximo poderá ser chamado de ZEBRINHA ALBINA. Trata-se de uma obra pra lá de desnecessária. O certo, mesmo, seria recupar o velho estádio Teófilo Furtado, que fica no centro da cidade.

Suave Veneno

A Feira Agropecuária de Itaituba ainda não recebeu o número esperado de visitas. Reflexo da crise imposta pelo Governo Lula na região.###Peninha anda fazendo reuniões em todos os bairros. Sua votação deve ser surpreendente.###Helenilson Pontes estará nesta sexta-feira em Itaituba visitando amigos e corregilionários###Edir Pires tem encontrado muita dificuldade dentro de sua Igreja que atualmente não acredita em sua eleição. A Cúpula da igreja tá apoiando Pio X para deputado estadual. Edir em seu slogam diz: Esse é da gente. É deve ser da sua panelinha, pois não tem nenhuma identificação com o povão.###Vereadoroes que meses atrás defendiam o voto de candidatos locais, hoje andam com seus carros adesivados e candidatos de fora. A resposta a eles deve vir daqui a dois anos. Dizem que alguns são vereadores de um mandato só.###Tem candidato a deputado Federal com domicílio eleitoral em Santarém que se diz representante de Itaituba. O que o gabarita para isso? Prefeitura de Santarém não é Prefeitura de Itaituba? Mesmo sendo eleição a nível Estadual e Nacional, Lira do Posto Mimoso tem sido bastante visitado. Sua candidatura a prefeito é uma questão natural.###Paulo Gasolina segue firme em sua campanha em Santarém e Itaituba.###Tudo a seu tempo e a sua hora!!!
Fonte: blog do Dayan Serique

Frase

"Você nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveite o intervalo!"

Humor

Conselho de chefe
O sujeito chegou no trabalho todo desanimado, se arrastando, nitidametne estressado. Como ele era um bom funcionario, o chefe o chamou em um canto e o aconselhou:

- Porque voce nao faz como eu?! Quanto estou assim, vou para casa, tomo uma boa ducha, dou uma bela trepada com a minha mulher e logo estou me sentindo um outro homem.

O sujeito saiu, disposto a seguir o conselho do chefe. Voltou no final da tarde todo animado.

- E ai, deu certo? - perguntou o chefe.

- Se deu! Estou totalmento refeito! A sua mulher e fantastica!
Considerando a necessidade de Itaituba ter um órgão próprio onde às pessoas possam reclamar seus direitos quando prejudicadas, o vereador Raimundo Santos Pimentel (Dico) PSDB pediu através de requerimento aprovado na Câmara de Itaituba, que seja implantado o serviço do Procon neste município. O requerimento aprovado foi encaminhado para o prefeito Roselito Soares.

A instalação desse serviço dependerá diretamente da Prefeitura, pelo menos num primeiro momento.

Biofórmula completa um ano em Itaituba

A Biofórmula, farmácia de manipulação, completou um ano de atividades em Itaituba, dia 8 de agosto passado. Foi uma caminhada difícil, diz Alexandre Oliveira, administrador de empresas, responsável pelo empreendimento, junto com sua esposa Ellen Oliveira, bioquímica responsável pela manipulação.

Nesse primeiro ano houve mais espinhos do que rosas, por estar a empresa inserindo-se numa comunidade que ainda não conhecia esse tipo de trabalho. É preciso ter paciência porque esse processo é um pouco lento, mas, de um modo geral o resultado é satisfatório, disse Alexandre.

A Biofórmula é um empreendimento que veio para ficar, pois um investimento de mais de R$ 250 mil não poderia ser passageiro, conforme disse Alexandre Oliveira ao Jornal do Comércio.

Ele ainda não considera que o mesmo esteja completamente consolidado, porque demanda algum tempo para isso acontecer, até pelas características dos serviços oferecidos, que são uma novidade para muita gente. Contudo, diz que a empresa está faturando o suficiente para, pelo menos, empatar receita com despesa.

Campanha

Recebi, da assessoria dos candidatos Nélio Aguiar e Helenilson Pontes, notícias a respeitos das andasnças dos dois

A campanha de Helenilson Pontes e Nélio Aguiar continua a todo vapor, esta semana em Santarém os dois reuniram com lideranças dos bairros do Maracanã, Santarenzinho, Elcione Barbalho, onde foram bem recebidos pelas pessoas que ali estavam.

Quinta-feira os dois irão a Belém gravar programas eleitorais, assim como participar de reuniões com lideranças políticas de alguns bairros da capital em seguida os dois seguem para Itaituba, onde irão participar do já tradicional leilão de gado e da Feira Agropecuária daquele município, assim como farão diversas reuniões com segmentos sociais de Itaituba, logo depois irão ao município de Trairão fazer contato com as lideranças políticas daquela cidade, no domingo pela manhã de volta a Itaituba farão uma caminhada pelo mercado da cidade alta.

Essa valeu, prefeito

A Prefeitura de Itaituba está bancando 50 por cento do valor da mensalidade dos mais de 20 prossionais da área de saúde, servidores do município, que participam do curso de pós-graduação promovido pela FAT.

Mas, até que isso acontecesse foi percorrido um longo caminho. A direção da faculdade teve algumas reuniões com o prefeito Roselito Soares e a decisão foi sendo adiadas.

Quando o curso já estava começando havia pouca gente confirmada. Tanto que a aula inaugural foi presenciada por poucos alunos. Somente no sábado, 19/08, pela manhã é que foi batido o martelo.

Por ocasião de um café da manhã no bairro da Floresta, mesmo diante da demonstração de pouca boa vontade por parte da sedretária de saúde, Horenice Cabral, Roselito bateu o martelo e determinou que ela acertasse tudo com a FAT para que os vinte servidores pudessem participar do curso.

Meu comentário: tanto pelo blog quanto pelo Jornal do Comércio tenho sido um crítico frequente do prefeito de Itaituiba, porque ele tem dado muitos motivos para isso. Mas, como não tenho rabo preso com político algum e posso fazer meu trabalho com absoluta isenção, não enfrento nenhum constrangimento em elogiar quando ele acerta e, dessa vez ele acertou em cheio, investindo na qualificação desses profissionais, atitude que terá como grandes beneficiários os próprios servidores e a população de Itaituba, onde há um grande deficit.

O número de profissionais de saúde com especialização em PSF chega a no máximo a 20 por cento do que o município precisa para incrementar esse importante programa.

Juiz afasta prefeito de Uruará

O juiz federal Herculano Nacif, de Altamira, decretou hoje o afastamento do prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta (foto).Filiado ao PP, Eraldo é acusado de aplicação irregular de verbas públicas federais (Incra) repassadas ao município, localizado às margens da rodovia Transamazônica.

O vice-prefeito Sérgio Karppinski deve assumir o cargo. O juiz também decretou a indisponibilidade dos bens do prefeito e determinou que ele ficará fora do cargo durante o período necessário para uma auditoria que deverá ser feita pela Controladoria-Geral da União (CGU).[Clique aqui], para mais informações.
Fonte: Justiça Federal/Pará ( Pescado do blog do Jeso)

quarta-feira, agosto 23, 2006

Frase:

Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a . Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem. Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres.

(Sêneca)

TRE-AP nega liminar da coligação de Waldez Góes contra o Google Brasil Internet

Por maioria dos votos, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá julgou improcedente o pedido de liminar da coligação União pelo Amapá, que tem Waldez Góes e José Sarney como candidatos, contra o Google Brasil Internet Ltda, o maior e mais rápido provedor de pesquisas do mundo.

A coligação União pelo Amapá pedia liminar para retirar todas as matérias do arquivo do Google consideradas pela coligação como conteúdo ofensivo e negativo à imagem do governador Waldez Góes, candidato à reeleição pelo PDT.
Fonte: blog do Val Mutran
--------------------------

Meu comentário: Mas, era só o que faltava. Como não conheço o material que o governador do Amapá e José Sarney queriam tirar do ar, sou levalo a conjecturar que deve ser qualquer coisa que desagrade os dois. Se for isso, viva a decisão da Justiça, pela liberdade de expressão.

Informe JC (Jornal do Comércio)

Garganta inflamada I
O missionário R. R. Soares pregou uma peça nos seus seguidores da região oeste do Pará, incluindo Itaituba. Só visitou Santarém. A visita que anunciou que faria deixou muitos pastores em situação difícil. Ele informou que estaria em Itaituba no dia 4 de agosto pela manhã, mas não veio. Só não foi pior para os pastores porque saiu chamada no programa da Igreja da Graça em rede nacional, na TV Bandeirantes, durante alguns dias. Mesmo assim houve gente que achou que tinha pastor mentindo.

Garganta inflamada II
Teve pastor que não foi na conversa, porque a desculpa apresentada não convenceu, por um simples detalhe: Se o missionário R. R. Soares estava com a garganta inflamada para falar ao povo de Itaituba, porque ele foi a Santarém, no mesmo dia marcado para cá, pregou, conclamou os presentes a se transformarem em novos patrocinadores da Igreja da Graça? Essa pegou mal e não saiu de graça.

To fora
O pastor Cláudio Gonçalves era um entusiasmado servidor da Igreja Internacional da Graça, até o cancelamento da vinda do chefe supremo dessa igreja. Ele ficou muito decepcionado, porque se empenhou colocando faixas na cidade, mobilizando os fiéis de outros municípios e uma parte deles fez despesas. Foi o caso de um bom número de pessoas de Moraes Almeida e Novo Progresso, que chegaram a comprar R$ 2mil de óleo diesel, para virem de ônibus.

Igreja Mundial
A não vinda de R. R. Soares rendeu a chegada de uma nova denominação religiosa a Itaituba. Trata-se da Igreja Mundial da Palavra de Deus, que tem sede em Salvador, com a qual o pastor Cláudio já mantivera contato na capital baiana. Ele reuniu os membros da Igreja da Graça e comunicou a decisão. Disse que quem quisesse, poderia acompanhá-lo na nova jornada.

A maioria quis e a Igreja Mundial está funcionando no mesmo local onde se reunia a Igreja da Graça, na Trav. 13 de Maio. Essa nova igreja começa por aqui, com mais um templo no bairro Bela Vista, um em Moraes Almeida e outro em Miritituba. Enquanto isso, a Igreja da Graça foi para a Trav. Lauro Sodré, no mesmo prédio que abrigou a Igreja Universal até pouco tempo.
-------------------------
Comentário enviado pelo leitor Gerson sobre a notícia acima.

Parente e como ficam os colaboradores que entraram no papo das mocinhas que sairam as ruas para pedir dinheiro em especie para bancar as despezas do "Garganta inflamada". Como se não bastasse, revela-se mas um "sanguessuga". Tem vereador que deve tá chorando pelo que tirou da carteira.
Gerson

DIRETOR GERAL DO DNPM VISITA ITAITUBA

Miguel Sedraz Nery, Diretor Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, visitou Itaituba no final da semana que passou. Sexta-feira à noite ele reuniu no auditório da SEMMA, com garimpeiros e diretores de mineradoras que operam na região do Tapajós. Inicialmente foi apresentado o documentário que faz parte do projeto Cuide de Seu Tesouro, que recebeu elogios.
Após a primeira parte Miguel Sedraz Nery falou durante vinte minutos, durante os quais destacou as dificuldades que encontrou para desenvolver um bom trabalho no DNPM, sobretudo porque o órgão não dispunha de uma rede de computadores interligados, o que tornava a análise dos processos muito demorada.

Por causa da estrutura arcaica, disse o diretor do DNPM, havia superposição de áreas, que eram requeridas por mais de uma pessoa. Há dois anos existia um passivo de 18 mil processos. No momento, depois da modernização do sistema esse numero baixou para 13 mil, o que ainda assusta pelo volume. A tendência é de que diminua. Sobretudo agora que órgão acabou de empossar 203 técnicos aprovados em concurso e está prestes a contar com mais 97 servidores concursados para a área administrativa.

A respeito do escritório do DNPM, em Itaituba, Miguel Sedraz Nery disse que o mesmo está sendo equipado, que há possibilidade de um profissional especializado em georeferenciamento fixar residência nesta cidade, dada a importância do seguimento setor mineral para a economia da região e do Estado.

Quando a palavra foi franqueada, o advogado José Antunes, vice-presidente da AMOT falou sobre a importância do DNPM dar prioridade para documentar quem já estiver na área requerida, colocação que foi corroborada pelo diretor da Serabi Mineração, Sérgio Aquino. O titular da SEMMA, Dirceu Frederico sugeriu que fosse feito um mutirão para acelerar a legalização de áreas.

A representante da COPA, uma cooperativa que reúne em torno de 60 garimpeiros, falou sobre o requerimento de áreas já ocupadas. Pessoas que nunca vieram ao Tapajós, sobrevoam a região e demarcam áreas no GPS, requerendo-as. Denis Moore, da Magelan, mineradora que trabalha no Cuia-Cuiu disse que sua empresa acabou de perder a chance de fazer uma parceria com uma das maiores mineradoras do mundo, a New Monde, a qual investiria U$ 3 milhões em pesquisas este ano e U$ 14 milhões em 2007.
O diretor Miguel Sedraz Nery falou a respeito de cada uma das colocações da platéia. Concordou com Antunes e Sérgio Aquino quanto à necessidade de se respeitar o direito de quem já está na área; disse que estudaria a possibilidade de atender a solicitação de Dirceu Frederico quanto ao mutirão para acelerar a liberação dos processos e falou que gostaria de aprofundar a discussão com a COPA, sobre a questão apresentada por sua representante. Quanto ao caso da Magelan, ele disse que a única coisa que podia fazer era lamentar. No sábado teve uma reunião de trabalho no escritório local do DNPM.

O secretário de Mineração e Meio Ambiente, Dirceu Frederico considerou a reunião muito proveitosa, mas, disse que o é mais importante é que se faça valer o direito de quem está aqui há muito tempo, o que vai facilitar a convivência entre os garimpeiros e as mineradoras. Para Ivo Lubrinna, presidente da AMOT, a reunião foi positiva, dentre outras coisas, pela revitalização do escritório local do DNPM, uma vez que veio com o diretor um funcionário que já ficou em Itaituba. Isso vai facilitar muito a vida dos que precisam dos serviços do órgão
Fonte: Jornal do Comércio

Jornal do Comércio circulou hoje

Coluna do Jeso

A todo vapor
A Sagri/Regional Santarém faz campanha aberta à reeleição do deputado estadual Megale (PSDB). Para federal, a turma da repartição é mais democrática. Uns, estão na batalha eleitoral ao lado de Gérson Peres (PP) (a minoria); outros, engrossam as fileiras de Wandenkolk Gonçalves (PSDB).

Comissão Pastoral da Terra denuncia violência contra trabalhadores no Par

Thaís Brianezi
Repórter da Agência Brasil

Manaus - A Comissão Pastoral da Terra (CPT) denunciou que apenas neste ano três trabalhadores rurais já foram mortos em conflitos agrários no sul e sudeste do Pará. A última vítima foi José Lopes do Carmo, conhecido como Antônio Capixaba, assassinado na quinta-feira passada (17) no município de Itupiranga. Ele tinha 62 anos e seis filhos.

O agente da CPT em Marabá, Aírton Pereira, disse hoje (23) à Radiobrás que as 56 famílias que vivem no acampamento do qual Capixaba fazia parte continuam a receber ameaças de morte. "Ontem as lideranças do acampamento da Fazenda Rainha estiveram na Comissão Pastoral da Terra relatando que os pistoleiros estão rondando as barracas", contou Pereira.

"Agora a coisa parece mais grave, porque eles estão parando para intimidar os trabalhadores. Muitas famílias já deixaram o acampamento. As que resistem estão com muito medo."
As 56 famílias viviam na Fazenda Rainha há um ano e sete meses, quando foram despejadas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar do Pará.

A ação de reintegração de posse foi executada no dia 21 de julho. Ela foi pedida pelo proprietário da área, o pecuarista Wilson Luiz Pereira, e autorizada pelo juiz da Vara Agrária de Marabá, Sérgio Ricardo da Costa.

Uma nota da assessoria de comunicação da Polícia Civil do Pará, publicada na página do órgão na Internet no dia da operação, informava que a fazenda possui 2,7 mil hectares e está localizada no entorno da rodovia Transamazônica.

O texto afirmava ainda que grande parte dos "invasores" vinha da própria região e dos estados do Maranhão e Piauí. E reconhecia que eles estavam cultivando na área milho, arroz, feijão e banana, além de criar 100 cabeças de gado.

Antônio Capixaba e as outras famílias desalojadas montaram um novo acampamento no projeto de assentamento Limeira, próximo à Fazenda Rainha. "Oito dias após o despejo, o proprietário colocou seus pistoleiros para vigiar a área. Eles passavam em frente ao acampamento, encapuzados, dando tiros", relatou o agente da CPT em Marabá.

"As famílias diversas vezes foram ameaçadas. Nós denunciamos o caso à Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Marabá, mas nada foi feito. No último dia 17, o seu Antônio resolveu ir à fazenda para pegar um cavalo dele e foi alvejado com dois tiros: um de revólver, na cabeça; outro de espingarda, na altura do tórax, do lado direito. Esse é um caso típico de pistolagem dessa região."

A Radiobrás procurou a Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca) de Marabá, mas não conseguiu qualquer informação. O delegado responsável caso, Vicente Pereira Gomes, estava em uma operação e só deve retornar ao escritório amanhã.

Contactado, o delegado Waldir Freire, do Departamento de Polícia do Interior, localizado em Belém, disse que não tinha dados sobre o crime em Itupiranga.

A assessora de comunicação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Marabá, Keila dos Reis, informou que o ouvidor agrário regional, Celson Florêncio, está acompanhando os conflitos em Itupiranga.

"Ele hoje está viajando, provavelmente para a região. Estou tentando falar com ele desde cedo, mas aqui no meio da floresta o telefone nem sempre funciona", justificou a assessora.
De acordo com dados da CPT, 774 trabalhadores rurais foram assassinados em luta pela posse da terra no Pará entre 1971 a 2004. A maior parte das mortes (654) ocorreu no sul e sudeste do estado.

"A violência cresce e a impunidade continua", acusou Pereira. "Pistoleiros e mandantes não são presos. Quando são detidos, não são condenados."

Basta

A região Norte é a que mais contrata funcionários por indicação de magistrados e desembargadores, informou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A instituição prevê que ainda esta semana seja publicada a resolução que proíbe a contratação de parentes de magistrados e desembargadores pelos cartórios extrajudiciais do país. A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/PA) já encaminhou, aos cartórios, ofício notificando a decisão do Conselho.

A decisão do CNJ impedirá que os cartórios contratem parentes até o 3° grau de juízes de varas de registros públicos, da Corregedoria de Justiça, da diretoria de Comarcas e dos desembargadores.

Providências
A medida irá evitar que parentes de magistrados e de membros do desembargo exerçam atividades nos cartórios extrajudiciais, que são os órgãos de fiscalização do Estado. Segundo Luiziel Guedes, presidente da Anoreg no Estado, não há registros desses casos nos cartórios do Pará.

Ele garante que já tomou providências para o cumprimento da decisão do Conselho, cuja publicação é uma extensão da Resolução n° 7 do CNJ aprovada em outubro do ano passado que proíbe a prática do nepotismo no Poder Judiciário.

Fábrica de pisos
O empresário Eugênio Staub, dono da Gradiente, estará em Santarém, nesta sexta-feira, para discutir com a prefeitura local a viabilidade da implantação de uma fábrica de pisos de madeira, no município.

Depois da reunião, Staub conhecerá o porto da cidade e as instalações do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, administrado pela ADA e voltado à formação de mão-de-obra para o setor madeireiro.
Repórter Diário

Pode?

Por aqui pode.
Hoje, 11 horas da manhã essa patrol
estava parada, em plena Rua Hugo de Menonça,
a principal rua do comércio de Itaituba, enquanto seu operador fazia compras sossegado em uma
loja bem próximo. Posted by Picasa
-------------------------
O leitor Eduardo F Cunha mandou o seguinte comentário, que não é a respeito da foto desta nota, mas, sobre o quadro político de Itaituba.

Jota, meu comentário é sobre o coquetel da política Itaitubense, ao conversar com um conhecido no aeroporto de Belém, fiquei sabendo que o Dudimar era candidato a federal e soube também, que ele se reune com candidatos de qualquer lado, inclusive os adversários declarados de seus majoritários.

Os cobras estão o enganando, veja: Paulo x Lira Maia, Wilmar x Jader, Peninha x Rdo. Santos, Edir x Zequinha, Julio(INSS) x suely, sobrou apenas o Chapelão. Até napolitica é necessário obter um rumo.
---------------------------

André Soares enviou mensagem na qual comenta as observações feitas por Eduardo F. Cunha.

Caro amigo eduardo f. cunha,
a opçao do Dudimar Paxiuba, em fazer reuniao com alguns politicos de Itaituba, é apenas uma demonstração dos sentimentos dos itaitubenses em se eleger um candidato da terra.

Pode ser que alguns deles tenham seus outros candidatos a deputados federais. Vale ressaltar que ele nao esta pedindo votos somente para A ou B, e sim para os candidatos de Itaituba.

Uma atuação que ao meu ver é merecimento de aplausos e consideração. Quanto aos outros isso é problemas deles. O Grande candidato de Itaituba esta fazendo a parte dele, e com certeza itaituba Vai dar a Vitoria dia 1° de Outubro, a esse grande profissional e sem duvida Uma liderança politica que nasce em Itaituba que é o Dudimar Paxiuba.

Pode os opositores se morderem de inveja, isso é simplesmente a realidade, de cada 10 itaitubenses concerteza 7 ou 8 votam em Dudimar Paxiuba. Quanto ao rumo que o Dudimar escolheu na politica, é ao Lado do Povo Itaitubense

Novo incêndio no Creporizão

O incêndio iniciou ontem por volta de 17:00h, apesar do esforço de dezenas de pessoas, mas o fogo se alastrou rapidamente e quatro casas foram destruídas.

Felizmente não houve vítima, somente prejuízos materiais. As vítimas do incêndio perderam todos os seus bens.No mês de junho desse ano, onze casas foram destruídas na comunidade. Já desde o primeiro incêndio há suspeitas de que os incêndios foram criminosos.

Nossa reportagem entrou em contato com o presidente da comunidade, senhor conhecido por “Jóia”, ele descartou essa possibilidade, e disse que as residências são muito próximas e as ligações de energia elétrica são feitas por pessoas leigas, que geralmente ligam a energia de qualquer maneira e acabam ocorrendo os incêndios.
Fonte: Itbnet
Reportagem: Lúcio Freire

terça-feira, agosto 22, 2006

Frase do dia

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente. - Soren Kierkegaard (1813-1855)

Como era e como está


Na foto de cima, a Praça Victor Campos, onde está o busco do fundador de Itaituba, Joaquim Caetano Correa.










A foto de baixo mostra como é agora.  Posted by Picasa

Feira fraca até agora

A frequência de público nos primeiros dias das 17ª Feira Agropecuária tem sido muito abaixo do esperado. Até po ocasião do show da banda de forró Magnificos compareceu muito mais gente do que se acreditava. As vendas também decepcionam.

A esperança do Sindicato do Produtores Rurais é de que, pelo menos, sexta, sábado e domingo haja uma grande recuperação. Tem gente achando que não vai conseguir cobrir nem as despesas com a taxa cobrada pelo SIPRI.

Cuidado com as hostilidade que te esperam

Antes de sair de Brasília para Serra Pela, onde reuniu com as cooperativas que discutem uma solução para o problema do garimpo de lá e depois para Itaituba, o diretor geral do DNPM, Miguel Nery Sedraz recebeu alguns conselhos de "amigos".

Cuidado! Você será muito hostilizado em Itaituba. A barra por lá é muito pesada.

Essa informação foi confidenciada por ele a pessoas de Itaituba, com as quais ficou conversando até depois de 1h30 da madrugada de sábado. Miguel disse que estava muito satisfeito com o resultado da reunião e que em momento algum sofreu qualquer tipo de hostilidade.

Esse pessoal que o aconselhou gosta demais de Itaituba e quer ver o garimpo funcionando a todo vapor.

O que deu para sentir, sinceramente, foi que o setor mineral desta região ganhou um aliado muito forte, que é do ramo, pois é engenheiro de mina, desde que esse setor realmente trabalhe em consonância com a legislação ambiental.

Carta para o presidente

Durante a reunião de sexta-feira passada na SEMMA, o diretor geral do DNPM, Miguel Nery Sedraz ouviu o relato da família que foi expulsa do garimpo que explorava na área de expansão do Parque Nacional da Amazônia, que foi obrigada a abandonar a área a toque de caixa.

A esposa do garimpeiro foi quem fez o relato para o diretor do DNPM, que ouviu tudo atentamente e mostrando certa dose de surpresa. Ele pediu que ela escrevesse uma carta, do próprio punho, e lhe entregasse. Assim foi feito e Miguel Sedraz levou a missiva para entregar ao Presidente Lula. Resta esperar para saber o que vai acontecer.

Protesto amanhã contra impunidade de sanguessugas

Pescado no blog do Val Mutran
Deputados que assinaram o requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas farão amanhã um ato de protesto no plenário da Câmara e vão pedir que os processos de cassação de 15 deputados contra os quais acreditam haver provas consideradas irrefutáveis sejam votados pela Câmara no próximo esforço concentrado, em setembro.

O grupo de deputados também vai defender a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto na Câmara. As informações foram dadas pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que sub-relator da CPMI e integrante da frente pró-voto aberto.

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Wilson Silveira

Nota minha (Val Mutran): É de indignação o sentimento contra a impunidade de políticos que são eleitos para legislar.

É inacaitável que um parlamentar destine emendas para benefício pessoal, como se o Congresso Nacional não passasse de um balcão de negócios para enriquecimento pessoal.

Trocar emendas da Saúde destinadas à compra de ambulâncias que podem salvar vidas nos grotões desse país e, em troca, receber um comissãozinha é caso de polícia e não só de cassação de mandato.

Esses políticos que se envolveram nesse episódio, assim como, os que estão acostumados a se esconder embaixo do manto da impunidade não são dignos de representar o povo de seus Estados no Parlamento brasileiro. Pense nisso.

Ainda de acordo com a CNM, foi solicitado ao Tribunal de Contas da União (TCU) que se manifestasse sobre o assunto, uma vez que a União não quis fazer

Deputados que assinaram o requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas farão amanhã um ato de protesto no plenário da Câmara e vão pedir que os processos de cassação de 15 deputados contra os quais acreditam haver provas consideradas irrefutáveis sejam votados pela Câmara no próximo esforço concentrado, em setembro.

O grupo de deputados também vai defender a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto na Câmara. As informações foram dadas pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que sub-relator da CPMI e integrante da frente pró-voto aberto.
Fonte: Blog do Val Mutran

Divagações de alguns vereadores

Grande parte do horário das lideranças, na reunião Câmara Municipal de Itaituba foi usado por alguns vereadores para justificar o apoio a candidatos a deputado estadual de fora.

O vereador César Aguiar, que costuma falar bem, foi bastante prolixo ao justificar porque estava apoiado o médico Nélio Aguiar. Nem precisava, pois embora alguns não gostem quando o blog afirma isso, Nélio é tão de fora assim. Já morou aqui e vive por aqui, mesmo quando não é tempo de eleição.

O médico Manoel Diniz não tem problemas porque, embora tenha compromisso com Júnior Ferrari, ajuda a todos os candidatos da terra que o procuram.

Complicado mesmo foi para Brás Viana explicar porque apoia um "estrangeiro", César Colares, que até tres meses atrás só conhecia Itaituba pelo mapa.

Viana era um dos mais entusiasmados, meses antes do período eleitoral, na defesa de candidaturas locais, Agora, apoiando César Colares, que é o candidato do prefeito Roselito Soares, encontra muitas dificuldades para explicar o inexplicável.
----------------
Comentário enviado por André sobre a notícia a cima.

O Bom dessa historia toda é que podemos ter certeza agora, de quem esta compromissado com o povo de itaituba, e de quem esta compromissado com o dinheiro de paraquedistas.

Daqui a dois anos, vem o pagamento do Povo Itaitubenses pra todos eles, e todos receberam o que merecem.
André

"Quando eu gostcho, eu gostcho"

Em recente reuniu de trabalho com profissionais da Secretaria de Saúde de Itaituba, a secretária Horenice Cabral deu um bumbada na pausa.

"Quero chamara atenção de vocês para o seguinte: quando eu gosto de alguém, gosto mesmo. Porém, quando sou inimiga, vou vou fundo".

Isso nada tinha a ver com os assuntos da reunião.

Diferença

Fundef deve R$ 73 mi a Santarém e R$ 44mi a Itaituba

O Estado do Tapajós
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) deve ao município de Santarém R$ 73 milhões referentes à diferença que deveria ter sido complementada pela União, mas que nunca chegou aos cofres municipais. A informação é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), segundo a qual a dívida do fundo com o Pará ultrapassa os R$ 3 bilhões.

Isso porque o Fundef é composto por verbas municipais, estaduais e federais. O valor destinado ao município é baseado no número de alunos, sendo que cada aluno recebe um determinado valor anualmente. Se as verbas do fundo não foram suficientes para se chegar a este valor mínimo, o restante deve ser complementado pela União,o que nunca de fato aconteceu.

Os únicos municípios que ingressaram com ações para receber a dívida foram Água Azul do Norte, Breves, Castanhal, Colares, Jacundá e Santa Cruz do Arari. A capital, Belém, é que tem o maior montante para receber, segundo a CNM: R$ 74 milhões. Santarém vem em segundo lugar, com R$ 73 milhões a receber do Fundef. Depois vem Marabá, com R$ 66 milhões. Outro município do oeste paraense que tem um grande valor a receber é o de Itaituba, com R$ 44 milhões.

Ainda de acordo com a CNM, foi solicitado ao Tribunal de Contas da União (TCU) que se manifestasse sobre o assunto, uma vez que a União não quis fazer o repasse dos recursos de forma espontânea. O parecer do TCU foi favorável aos municípios, mas a União continuou desrespeitando a lei que criou o Fundef e não pagando a complementação. Por causa disso, a CNM tenta convencer os prefeitos municipais e entrarem na Justiça para receber a dívida.

Fundo comprometedor

Recebi notícias do amigo Valfredo, que andava sumido do pedaço

Olá amigo, observando o horário eleitoral agora a noite, observei na propaganda do Rui Correa (PMDB) candidato a dep. federal, criticas as mazelas e a corrupção que muito foi noticiado na mídia, mas o que me chamou atenção e que ao fundo de sua imagem apeceu diversas edições da revista VEJA e todas traziam o Lula na capa. Vc observou isso? Não deu pra entender já que seu partido apoia Lula.
Valfredo Jr.

segunda-feira, agosto 21, 2006

Agenda do candidato

Meu mano Mário Jorge, que trabalhar para o deputado estadual Mário Cardoso, no momento disputando a eleição para o Senado, pelo PT, manda a agenda do candidato, que vai visitar a região.

dia 25/08 sexta feira Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Juruti

Dia 26/08 Sábado Itaituba, Ruropolis, Belterra e Santarém

Dia 27/08 Domingo Placas, Uruará, Medicilândia e Altamira.
---------------------------------

O leitor Armando enviou o seguinte comentário, que embora não se refira diretamente à nota acima, tem a ver com o momento político e é importante, pois, se aconteceu com ele, certamente pode ter ocorrido com muita gente.
--------------------------------

Foi possivel constatar uma jovem que se identificou como pesquizadora eleitoral e que infelizmente limitou-se a falar mal de alguns candidatos e então me pergunto, será que quem as contratou lembrou de lhe falar ética? Como diria Bores Casoy, Isso é uma vergonha!
Armando

Imagem de Itaituba

Praia do Caçador, distante apenas três quilômetros do centro de Itaituba.

Foto: Jota Parente Posted by Picasa

Greve à vista

Professores de Itaituba decidiram sexta-feira em assembléia, que farão uma manifestação em frente ao prédio da Prefeitura, quarta-feira. O objetivo do ato é chamara atençao do executivo para a reivindicação deles a respeito de reajuste salarial.

Caso a Prefeitura não se sensibilize poderá haver greve brevemente.

Não tem pra ninguém

O candidato a deputado estadual Marcos Zalém, o Chapelão (PSB), dirige pessoalmente a kombi com sua propaganda. Chapelão, 40.100, não tem pra ninguém, apesar da modéstia e das notícias de que teria desistido, resolveu ir à luta. Sem muitas chances de obter boa votação, seu esforço é digno de reconhecimento.

Monza faz coleta de lixo em Curuá

Um Monza verde, quatro portas, placa GTE-1218, prestou serviço de coleta de lixo das ruas de Curuá, um dos municípios mais pobres do oeste paraense.Claro que não fez tudo sozinho. A cidade é grande.

A prefeitura contratou (e pagou religiosamente) também uma Brasília verde (JTX 6870) e ainda uma motocicleta - Honda Titan vermelha (JTM 3356) - para ajudar no serviço.O prefeito reeleito Zé Preto (PSDB) pagou, em média, R$ 1 mil por mês a cada um dos proprietários.

Documentos enviados pela prefeitura ao TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) e submetidos à análise pelo blog comprovam que tudo não passa de mais uma fraude.

Os veículos nunca foram usados na realização desse serviço.Nesse enredo de fraudes para desvio de verbas públicas soma-se também a falsificação de documentos públicos.

A moto, de acordo dados obtidos junto ao Detran/Pará, nunca circulou em Curuá. É da cidade de Bragança e seu dono é Oziel Ribeiro Santa Brígida - e não Francisco das Chagas Soares, que assinou o recibo de realização de serviço, entregue pela prefeitura ao TCM, para prestação de contas.

FamíliaA Brasília é um caso à parte. Seu proprietário, ainda segundo o Detran/PA, é Delmicio Martins do Amaral, residente no bairro do Marco, em Belém. Nenhum dos dois – dono e veículo – conhecem Curuá.

Quem assinou os recibos do serviço efetuado foi Carlos Alberto Fausto Silva, que é irmão do prefeito. Ele também chefiou A Secretaria de Finanças de Curuá.

Não se tem a dimensão da fraude, cuja prática vem desde o primeiro mandato de Zé Preto (1997-2000). Só pelas cópias de recibos em poder do blog (veja abaixo), pagos até o final de 2004, o total chega a quase R$ 50 mil.

O vereador Jair Damacena (PSB) já denunciou o caso ao MP (Ministério Público) paraense, via promotor Gessinaldo Santana, ano passado. Mas até agora não obteve qualquer resposta.Em ofício encaminhado ao vereador, no final do mês passado, o promotor informou que estava “aguardando o pronunciamento” do TCM.Zé Preto é figura conhecida nos tribunais do Pará.

Quase teve o mandato cassado no ano passado. Só não perdeu porque recorreu ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e conseguiu reverter a condenação no voto de minerva.


Esse ano, o MPF (Ministério Público Federa) abriu inquérito que apura a participação do prefeito em desvio de verbas públicas federais - saúde e educação.
Cópia do recibo feito pela Prefeitura de Curuá, comprovando o pagamento ao irmão do prefeito Zé Preto, Carlos Alberto Fausto da Silva, por serviço de "limpeza pública".
Fonte: blog do Jeso

Debate

A Associação Comercial e Empresarial de Itaituba (ACES), está organizando um debate entre todos os candidatos de Itaituba, tanto para a deputado estadual, como a deputado federal. A data escolhida foi 30 de agosto e o local será o auditório do Hotel Apiacás.

Leitor anônimo mandou o seguinte comentário sobre a nota:

Infelizmente os candidatos a estadual que se dizem do nosso município, farão novamente a divisão de poucos votos, pois o que se escuta nos quatro cantos da cidade é o eleitor dizer que não vai votar em nenhum candidato daqui pois nenhum faz por merecer. O eleitor de hoje não o mesmo de dez anos atrás.

Meu comentário: respeito sua opinião. Tanto que a publiquei porque você está exercendo seu sagrado direito de se manifestar, mesmo não se identificando. Mas, continua com a firme convicção de que devemos concentrar a votação em candidatos daqui. Faço sempre a ressalva de que pode ser alguém de outro município, desde que seja desta região e que tenha algum vínculo com Itaituba. Só assim poderemos ser vistos, pois, mesmo que, na pior das hipóteses, não elejamos ninguém, se o eleitor itaitubense concentrar a votação em candidato daqui, seremos muito mais respeitados.

Caima. Ou, Itacimpasa. Dá no mesmo

Dinamite
Há um ano que a fábrica de cimento Caima causa transtornos e prejuízos às famílias residentes em Fordlândia, distrito de Aveiro, com a exploração do minério gipsita. Ozenir José Corestine, criador de animais, denuncia que 16 vacas perderam a cria por conta de estouros causados pelo impacto das explosões das dinamites, utilizadas nas minas. As 16 famílias que moram na comunidade Baixa Grande, na vicinal 6, ao longo da TransFordlândia, não sabem a quem apelar.

Potência
A preocupação das famílias aumentou depois de serem informadas que a potência das dinamites deve subir de 500 para 1.000 quilos. Eles prevêem um número maior de prejuízos materiais e ambientais. Uma pedra de 50 qulos foi lançada a 200 metros de distância do local da explosão. Além disso, pedras menores chegam a atingir as casas dos moradores. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) pretende denunciar a situação e o Ministério Público Federal de Santarém deve investigar o caso.
Fonte: Repórter Diário (Diário do Pará)

Meu comentário: Essa fábrica de cimento de Itaituba, do Grupo João Santos, que foi construída a peso de muito dinheiro da antiga Sudam e que gera um quinto dos empregos que prometia, esteve na reunião do final de semana, com o diretor geral do DNPM, se queixando do rigor do IBAMA, que lhe aplicou uma multa de mais de 300 mil reais, porque constatou irregularidades. José Emídio, diretor da empresa, fez um longo derrame de lamúrias.

A Caima, ou Itacimpasa, como passou a se chamar agora, não doou sequer um saco de cimento para a construção do prédio da APAE. Isso é que é comprometimento social.

É preciso que as autoridades tomem providências a respeito desse problema de Fordlândia.

Val Mutran

Comentário do amigo jornalista Val Mutran, direto de Brasilia.

Saúde amigo Jota Parente,
Agradeço e vou registrar a gentileza da inclusão do link de nosso blog na relação de seus recomendados.Longe do fácil proselitismo que jamais será prática deste que vos escreve. Anima minha alma a construção de novas amizades com pessoas realizadoras como você.

Destarte que seu blog é canal informativo sobre coisas e fatos de Itaituba, esta terra "forjada" em ouro, que, espero não seja de tolo, como alguns equivocados políticos acham que é.

Não chega ao nosso conhecimento projetos ou iniciativas positivas para os itaitubenses, afora o anúncio do Estádio de Futebol. É quase nada para retribuir aos seus moradores um futuro melhor e que lhes pertence por direito e merecimento e aos que para lá foram em busca da "Terra Prometida".

Meu comentário: É uma grande satisfação trocar figurinhas com esse novo amigo, que mesmo de longe mantém acesa a chama da luta pela emancipação da região sudeste do Pará, sob influência de Marabá, sua terra, que padece dos mesmos males da região Oeste.

domingo, agosto 20, 2006

Pressão

O sempre bem informado jornalista Mauro Bonna informa em sua coluna de hoje, no Diário do Pará, que existe uma pressão muito grande da Igreja Assembléia de Deus, contra o deputado federal Raimundo Santos, um dos dois sanguessugas paraense. Bonna não entrou em detalhes sobre que tipo de pressão. Será que os irmãos querem que ele renuncie?

Enquanto Isso, Raimundo Santos faz um enorme esforço no Horário Político para mostrar que não é nada disso, que é gente boa e que é vítima de perseguição. Será?

Globo no Ar

O Globo no Ar fica situado na esquina da Av. Getúlio Vargas com a Travessa Justo Chermont, na Orla Fluvial de Itaituba. É um construção rústica de mais de meio século que se mantém inalterada.

Para um município que tenta amalgamar uma cultura própria, posto que durante muitos anos, no auge do ciclo do ouro, isso não chegou a acontecer, pois havia uma enorme migração, o Globo no Ar é uma tradição que resiste à modernização das construções locais e à especulação imobiliária. Está funcionando há quase meio século no mesmo local, onde antes havia uma sorveteria. Posted by Picasa

Imagens que falam

Mosaico de fotos do jardim de D. Guiomar Parente de sousa, em Cipoal, Santarém, para quem tem sensibilidade. Posted by Picasa

Fotos: Jota Parente

sábado, agosto 19, 2006

Para refletir no final de semana

"Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância."
Confúncio

Você é muito maior que isso, Dayan

Comentários enviados pelos amgios jornalistas Val Mutran sobre a nota de desagravo que o blog publicou e que sairá no Jornal do Comércio. A nota pode ser lida abaixo.

Val Mutran
Você é muito maior que isso, Dayan

Jeso Carneiro
Dayan, não se acovarde.

Feira muda cara da campanha

Com a abertura da 17ª Expoagro, evento que só terminará domingo da semana que vem, os candidatos a deputado estadual e federal mudança de estragégia. A campanha na cidade se limitará ao trabalho das equipes de rua. Durante o dia, os candidatos aproveitarão para fazer campanha em comunidades em outros municípios e no interiordo município de Itaituba.

CAMPEONATO SANTARENO COMEÇA DOMINGO

Começa neste domingo, 20, às 8h, no Estádio Barbalhão, a festa do futebol santareno, onde mais uma vez a grande decepção é a ausência em cima da hora do São Raimundo, numa demonstração de desprezo ao futebol municipal, preferindo ser novamente garfado, humilhado e abandonado no futebol profissional paraense, onde reinam somente Remo e Paissandu que são os donos da verdade e ditam as ordens na competição.

Mesmo assim, a Liga Esportiva de Santarém cumprirá mais uma vez seu calendário para o ano em curso, dando o ponta-pé inicial neste final de semana com o torneio de apresentação do campeonato, apresentando os seguinte jogos: Alter do Chão x Arsenal, São Cristóvão x Internacional, São Francisco x Norte, Conceição x São Raimundo (Ausente), Flamengo x Amparo e Tapajós x Santarém. O início da competição será às 08h de domingo.

Auditor Fiscal faz quebra-quebra no Banco do Brasil

Inconformado com o funcionamento do terminal eletrônico do auto atendimento da agência orla do Banco do Brasil, localizada na Praça da Bandeira, o cidadão Gilvan dos Santos, 35 anos, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Tocantins, em trânsito por Santarém, pegou uma barra de ferro de uma das barracas instaladas na praça da bandeira e passou a danificar e fazer o maior quebra-quebra no caixa eletrônico e outros móveis daquela agência bancária.

A polícia militar foi acionada e foi ao local para prender o revoltado, porém já foi recebida com golpes de barra de ferro que o acusado estava usando para praticar o crime contra o patrimônio do banco. Depois de muita luta e ‘cai-levanta’ os milicianos conseguiram algemar o acusado e conduziram para a Seccional, onde foi autuado em flagrante pela prática de crime de dano qualificado. Segundo o Delegado Paulo Maurício, que presidiu o flagrante, disse que Gilvan é servidor público do Estado do Tocantins onde exerce a função de Auditor Fiscal, mas está demonstrando ter distúrbios mentais e durante seu depoimento confessou o crime e justificou seu ato dizendo que estava injuriado com o terminal eletrônico que não expediu o dinheiro que solicitou.

Apesar do crime ser afiançável, até o fechamento desta edição Gilvan ainda se encontrava preso na Seccional a disposição da Justiça uma vez que ainda não tinha recolhido o valor da fiança aos cofres públicos do Estado.

Fonte: Jornal O Impacto

Papão empata e Remo afunda mais

Assim fica difícil. O Paysandu voltou a não fazer valer a vantagem de jogar em Casa, ao empatar com o Paulista de Jundiaí, hoje, à tarde, em Belém, por 1x1. Desperdiçando dois pontos em casa, o Papão vai diminuíndo suas chances de voltar à primeira divisão.

Ainda faltam muitas rodas e, teoricamente, há tempo para reagir. O problema que isso está demorando a acontecer.

Perigo de cair, parece não haver.

Por falar em perigo de cair, quem continua descendo a ladeira na direção da terceira divisão é o glorioso Clube do Remo. Hoje, o leão perdeu para o S. Raimundo, em Manaus, por 1x0.

Espírita

O oficial de justiça Miguel Pinheiro Alves certificou, em um processo que tramita no TJE, que no dia 4 de julho de 2006 falou com o sr. Danilo Remor em sua residência, na rua Caixaparah nº 98, Ananindeua. Deve ser um desses casos para os quais a ciência não encontrou explicação. Danilo Remor, que era presidente da Fiepa, faleceu em 24 de novembro de 2005 e havia muitos anos morava em Belém, num edifício na avenida Governador José Malcher.
Repórter 70 - O Liberal

Feira começa hoje

Começou hoje, a 17ª Expoagro de Itaituba. Pela manhã aconteceu a tradicional cavalgada pelo centro da cidade. À tarde houve a solenidade oficial de abertura do evento e agora à noite a iniciou-se o rodeio.

Quem está no Parque de Exposições e comprou cartela vai concorrer ao sorteio de 10 mil reais. Para amanhã a grande atração será a banda de forró Magnifícos. O prêmio do bingo será de 6 mil reais.

Itaituba adere a movimento pró-Novo Estado

Como fiquei tres dias sem atualizar o blog e ontem o fiz com certa pressa, não tive tempo de olhar toda a correspondência eletrônica, que ainda está um pouco atrasada. Por isso, só agora li essa mensagem enviado pelo amigo Miguel Oliveira. Mesmo com atraso, não posso deixar de publicar a matéria que veiculou no jornal O Estado do Tapajós, dada sua relevância para o Movimento Pró-Criação do Estado do Tapajós, que está se rearticulando em Itaituba.

Emancipação territorial

O município de Itaituba aderiu ao movimento pela criação do Estado do Tapajós na região oeste do Pará e participa, amanhã, de um ato público em Santarém que vai chamar a atenção para a divisão territorial do Estado. Influenciada por Santarém, Itaituba também formou um comitê pela criação do Estado do Tapajós.

De acordo com Ana Pimentel, do comitê local, seria importante que todos os municípios que integrarão o novo estado fizessem algum tipo de movimento em defesa da realização do plebiscito que definirá se a população é contra ou a favor.

Segundo Ana, após a criação do comitê em Itaituba outros municípios da região como Novo Progresso, Jacareacanga, Rurópolis, Aveiro e Trairão passaram a mostrar interesse pela criação do Estado do Tapajós.

Uepa dá início ao curso de Medicina

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) deu início ontem ao funcionamento do curso de Medicina implantado pelo Governo do Estado em Santarém. O campus local da universidade realizou a abertura da semana de acolhimento aos calouros, que encerra amanhã. Os 20 alunos que formam a primeira turma tiveram a oportunidade de se conhecerem e de manter o primeiro contato com os professores.

O evento foi realizado no Centro de Ciências Biológicas e de Saúde, projetado e construído especialmente para abrigar o curso de Medicina e melhorar a qualidade de cursos que já eram oferecidos pela instituição, como Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia. O coordenador do campus da Uepa em Santarém, José Almir, fez uma avaliação muito positiva da chegada dos alunos.

Durante a apresentação realizada em uma sala do novo prédio, os professores foram apresentados aos alunos, que depois se apresentaram. Eles disseram que estavam realizando um sonho ao iniciar a faculdade de Medicina e destacaram a importância da interiorização do curso. A acadêmica Priscila Cantão, que morava em Belém e mudou-se para Santarém para cursar a faculdade, está otimista. “Vai ter uma boa qualidade e isso é indiscutível, porque a infra-estrutura aqui é tão boa quanto a de Belém”, avalia.

Já a estudante Lorena Willere Coutinho, que já residia em Santarém, diz que o curso vai melhorar a área de saúde tanto na cidade como em municípios vizinhos, onde existem poucos médicos. “O curso de Medicina e o Hospital Regional vão transformar Santarém em um pólo de saúde. E o curso é essencial para capacitar os profissionais que vão trabalhar no hospital”, diz a acadêmica, elogiando as instalações físicas. “Considero até melhor que as instalações de Belém e esta estrutura é muito importante para a nossa formação”.

O médico Alberto Tolentino, um dos professores do curso, destaca que o principal benefício será o aumento do número de médicos no interior do Estado. “Estes alunos e novos profissionais que virão se fixarão nesta região porque vão passar a conhece-la e então teremos um maior número de profissionais na área médica vivendo na região”, avalia. Alberto ressaltou também que a construção do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde demonstra que o curso foi implantado com uma preocupação em relação à qualidade do ensino.

Frase do dia; ou da noite

O velho acredita em tudo; o homem maduro duvida de tudo; o jovem sabe tudo.
(Oscar Wilde)

sexta-feira, agosto 18, 2006

Diretor geral do DNPM visita Itaituba

Miguel Nery Sedraz chegou hoje à tarde a Itaituba e às seis da tarde já estava reunido na Sela Verdade, na Secretaria Municipal de Mineração de Meio Ambiente com membros da comunidade garimpeira.

Alguns pontos muito importantes foram discutidos e muitas dúvidas foram tiradas.

A questão do pedido de registro de áreas por mais de um pretendente foi largamente tratado. Miguel Sedraz disse que o problema existe e que o DNPM tem o maior interesse de resolver. Prometeu discutir essa e outras questões em alguns garimpos mais populosos, como Creporizão.

Muitas áreas foram requeridas por pessoas que nunca, sequer, sobrevoaram a região. Outras são demarcadas por GPS e requeridas junto ao DNPM.

A reunião foi considerada muito proveitosa por Dirceu Frederico, titular da SEMMA.

Bolando as trocas

Aparentando certa fadiga, talvez em virtude da campanha, Almir Gabriel confundiu-se algumas vezes na entrevista à TV. Chegou a chamar o presidenciável de sua predileção, Alckmin, de “Kandir”. Para quem não liga o nome à pessoa, Kandir é aquele tucano autor da famigerada lei que leva seu nome, que tanto tem prejudicado a economia paraense, desde o reinado de FHC.
Repórter Diário

Juiz é condenado à prisão por se masturbar em audiência

Um ex-juiz de Bristow (Oklahoma) foi condenado hoje (18) a quatro anos de prisão por exibicionismo, após ter sido declarado culpado por se masturbar com uma bomba de alargamento peniano durante as audiências que conduzia.

Donald Thompson, de 59 anos, não reagiu ao ouvir a pena, anunciada depois que, em julho, foi declarado culpado de quatro acusações por exibicionismo indecente.

Em um processo que deixou estupefatos os habitantes majoritariamente conservadores de Bristow, em pleno coração dos Estados Unidos, o ex-juiz declarou no tribunal que a bomba era uma brincadeira com a qual tinha sido presenteado por um amigo seu e que, talvez, a tivesse acionado sem perceber.

Um policial chegou até a fotografar o aparelho. Thompson foi flagrado exibindo-se de maneira indecente pelo menos 15 vezes. (Com informações da EFE)

Peroba

Tem tres caras nessas eleições. A cara nova, a cara limpa...e a cara de pau.

Usou a última o candidato tucano, ao atribuir a "sensação" de insegurança o problema da violencia no Pará.

Quer dizer: é um problema seu a violencia. Cuide de sua cabeça, e tudo passará.

Com uma declaração dessas tudo indica que a "sensação" vai piorar.Nota Zero, Almir.
Fonte: blog 5ª Emenda

A Casa das 11 Janelas

Não aquela de Belém, ponto turístico da capital, não. Estou falando da casa do prefeito Carlos Veiga, o Carlinhos, de Jacareacanga. É assim que meu amigo Jubal Cabral Filho apelidou a mansão que o prefeito está construíndo naquela cidade. É enorme. Pelo visto, a maior obra em andamento no município vizinho.

Você é muito maior que isso, Dayan

Vou reproduzir a íntegra de uma nota que o Jornal do Comércio publicará em sua próxima edição, de solidariedade a colega blogueiro e amigo Dayan.

Desagravo
O Jornal do Comércio repudia a agressão vil e covarde de que foram vítimas o pedagogo Dayan Serique, articulista deste periódico e sua esposa, que foram difamados por um panfleto anônimo que circulou por alguns locais da cidade de Itaituba. O JC prega a discussão de idéias; jamais, o ultraje à honra das pessoas. O vilipêndio contra quem quer seja, sobretudo quando quem o pratica, esconde-se no anonimato é repulsivo. Nossa solidariedade ao casal, que é infinitamente maior que essa mesquinharia.

Aveiro: prefeita anuncia saída do PMDB e revela seus candidatos

Prefeita Maria Gorete Xavier, teu nome é transparência.

Hoje, em oficío (n° 218/2006) encaminhado ao presidente da Câmara Municipal de Aveiro, vereador Manoel Oliveira, ela relacionou quais os candidatos que deve apoiar na eleição deste ano.

Fez mais: anunciou o seu desligamento do PMDB.Mistério só mesmo o seu voto para presidente. É de "decisão popular", escreveu, enigmática.Veja quem Gorete Xavier vai apoiar:Governador: Almir Gabriel (PSDB)Deputado federal: Lira Maia (PFL)Deputado estadual: José Megale (PSDB)Senador: Mário Couto (PSDB).
Fonte: blog do Jeso

Meu comentário: Pelas informações que tenho de Aveiro, a administração da prefeita Gorete Xavier é incomparavelmente melhor da que fez seu antecesso Cabano. Apesar da penca de assessores com o sobrenome Xavier.

O começo da notícia publicada pelo blog do meu amigo Jeso diz: Prefeita Maria Gorete Xavier, teu nome é transparência. Mas, também poderia ser: GORETE, TEU NOME É NEPOTISMO.

quarta-feira, agosto 16, 2006

Deu no Repórter Diário

Sanguessugas
O deputado federal Josué Bengston (PTB), acusado de envolvimento no escândalo da Máfia dos Sanguessugas, renunciou à sua candidatura à reeleição. O anúncio foi feito ontem à noite, durante congresso de pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular, na Associação Nipo Brasileira. Bengston era o líder de votos do PTB e esperava-se que conseguisse cerca de 120 mil votos. Não há mais tempo hábil para substituir candidaturas.

Passageiro da agonia
O deputado Vic Pires Franco (PFL) não podia ter escolhido hora mais imprópria para desembarcar em Belém. Chegou, ontem, às 12h30, no mesmo vôo da senadora e candidata à presidência da República, Heloísa Helena, do PSOL, aguardada no aeroporto pela ruidosa e radical militância do partido. Vic ainda teve o azar de descer antes de Heloísa para pegar as bagagens na esteira. Foi vaiado e xingado de tanta coisa, que os gritos de “sanguessuga!” soavam como elogio.

Sem socorro
Sem saber onde se meter, andou para um lado e outro até que viu a senadora descendo as escadas. Apressou-se para cumprimentá-la com beijinhos, esperando amainar os apupos dos correligionários da colega de vôo. Foi pior. A gritaria só aumentou. E nem o secretário Fernando Dourado estava lá para prestar socorro ao aliado.

Só seis vereadores na reunião de hoje

Apenas seis vereadores compareceram à sessão de hoje da Câmara Municipal de Itaituba.
O presidente Raimundo Santos Pimentel, Antônio Cardoso, Ana Cativo, Paulo Gasolina, Manoel Diuniz e João Crente. Os demais não apareceram e não justificaram a ausência.

Paulo Gasolina, candidato a deputado estdual pelo PFL fez um discurso inflamado a respeito do susto que passou semana passada. Ele estava visitando Alenquer, quando recebeu um telefonema par vir urgentemente para Itaituba, pois havia aparecido uma segunda filiação sua, dessa vez, no PPS.

Ele disse que nunca assinou ficha desse partido e por isso não poderia estar filiado ao mesmo. Falou que armaram para tirá-lo do páreo, mas que a juíza Sandra Castelo Branco decidiu que ele só tinha filiação mesmo junto ao PFL, depois de comprovar que não tinha fundamento, pois embora seu nome aparecesse na lista mandada para a Justição Eleitoral, não se filiara ao PPS.

Paulo Gasolina afirmou que que está apurando quem foi o responsável por esse imbroglio e que vai processar por danos morais o dito cujo.

Colher de chá

Não posso chamar apenas de colher de chá o comentário feito pelo colega que conheço há tão pouco tempo e só por intermédio da net, mas, pelo qual já cultivo grande admiração por sua coerência, além de termos afinidades como o envolvimento em movimentos que visam a tirar as regiões distintas em que vivemos, eu no sudoeste e ele oriundo do sudeste do Pará, do atraso.

Não tenho por objetivo execrer o atual gestor municipal de Itaituba. Bem gostaria de dar muito boas informações deste município aos quatro cantos do Brasl. Porém, infelizmente, o prefeito Roselito Soares não produz notícias positivas.

Meu caro Val Mutran, obrigado pelas referências por você no seu muito visitado blog, que recomendo a quem quer ficar bem informado a respeito do que ocorre PELOS CORREDORES DO PLANALTO. Desculpe por não tê-lo ainda lincado entre os meus indicados, o que farei o mais depressa possível e pelo BULE DE CHÁ, pois, isso é bem mais que uma simples colher.

Um grande abraço

A seguir, publico o comentário do colega que vive em Brasília.
--------------------------

Não meus caros leitores. Não estou lançando "o caboclo santareno, vivendo em Itaituba, apaixonado por radiodifusão e Jornalismo", como ele mesmo define em seu perfil, candidato a nada. Mas, confesso que não é má idéia, certamente daria "show" em comparação com a "extraordinária e ruinosa" administração da atual peça que dirige Itaituba.

No blog do Jota Parente você pode saber tim-tim por tim-tim o que rola em Itaituba e região - uma das mais promissoras do Pará - clicando aqui.Ressalto que a melhor visualização deste blog é no navegador Firefox, que você poderá fazer o download lá embaixo, para quem usa o Internet Explorer.

Caminho de volta

Andréia Siqueira tá de volta a TV Tapajoara, aliás de onde nunca devia ter saído, pois na TV Tapajoara ela já tinha conquistado seu espaço e um público fiel, tentou novos ares, mas a ficha caiu e ela voltou a seu berço. Bom retorno pra você minha amiga!!!

Mercúrio
Dados colhidos durante três anos pela médica pediatra Amélia Ayako Kamogui de Araújo, através da coleta sangue do cordão umbilical das crianças recém-nascidas em uma maternidade de Itaituba, revelam que pelo 1,5 mil crianças têm altas taxas de contaminação por mercúrio. A pesquisa faz parte de um projeto desenvolvido pelo Instituto Evandro Chagas (IEC). A contaminação, segundo a pesquisa, se dá por conta do uso indiscriminado do mercúrio nos garimpos da região do Tapajós.
Fonte: Blog do Dayan

INCRA empossa ex-prefeito inelegível

Na relação dos inelegíveis 2006 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com processo na Justiça Federal por improbidade administrativa, com contas reprovadas no TCU (Tribunal de Contas da União) e no TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), Zericé Dias, ex-prefeito de Rurópolis, acaba de ser empossado pelo PT chefe da Unidade Avançada do Incra em Itaituba.

A cerimônia de posse, ocorrida ontem, contou até com a presença do superintendente regional do órgão, Pedro Aquino.Zericé substitui Luzia Maria Bandeira da Silva, que ocupava o cargo. Engenheiro agrônomo, o ex-prefeito é servidor do Incra desde 1980, período em que ocupou a chefia das unidades avançadas do Incra em Rurópolis (PA) e Itaituba.

Dias reassume a coordenação dos trabalhos do Incra em Itaituba com a responsabilidade de acompanhar 18 projetos assentamentos.A área de atuação da Unidade Avançada de Itaituba, além do município-sede, compreende Altamira (na região de Castelo dos Sonhos), Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Trairão e parte de Rurópolis.
Fonte: Blog do Jeso

terça-feira, agosto 15, 2006

Valmir sofreu princípio de infarto

O empresário Valmir Climaco sofreu princípio de infarto, ontem, quando se dirigia de aviaão para Itaituba. Como estava mais próximo da cidade de Jacareacanga e com fortes dores no peito, o piloto fez um pouso naquela cidade, onde Valmir foi atendido por uma enfermeira.

O empresário foi levado para Belém, onde está sendo submetido a uma bateria de exames. Seu estado é estável e não inspira maiores cuidados.

O medico Manoel Diniz o acompanhou e continua com ele em Belém Posted by Picasa

segunda-feira, agosto 14, 2006

Depois do fiasco, o sucesso

Depois do grande fiasco de Domingo, 06/08, data prevista para a abertura oficial do Festival ITAVERÃO 2006, evento realizado anualmente na praia da Comunidade Paraná-miri, à 3 km de sede do município de Itaituba.

No dia e hora marcada para acontecer a abertura, o motor que deveria fornecer energia elétrica para o som e as barracas acabou não funcionando. Mas neste domingo, 13 tudo transcorreu normalmente, motor funcionou normalmente e a programação foi um sucesso. Com um publico de aproximadamente 7 mil pessoas lotaram as praias do balneário.

Na programação, apresentação de grupos de danças local, Cultura Amazônica, Baila Brasil e Performance, seguida da 1ª eliminatória da escolha da Garota e Garoto ITAVERÃO 2006. 12 jovens participaram da competição, seis garotas e seis garotos.

No final, seis foram classificados para a final do ITAVERÃO 2006, as garotas Aline, 14 anos; Mayane 17 e Dayane 16; e os garotos Renato 18, Roberto 19, e Marcelo 18;A programação tem duração de 4 finais de semana, podendo ser interrompida no próximo final de semana, devido a abertura da 17ª Feira Agroindustrial de Itaituba. Mas vai depender de uma reunião entre a comissão organizadora e os comunitários, que ocorrer nesta segunda-feira.
Fonte: ITBNET
Por Lúcio Freire

Plebiscito do Tapajós ganha reforço

Mais um projeto de realização de plebiscito para criação do Estado do Tapajós foi dado entrada na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O autor da matéria é o deputado federal Zé Lima, do PP.Um detalhe que não passa despercebido neste projeto: ele tem como co-autores nada menos do que 172 parlamentares, entre os quais vários da bancada paulista, que tradicionalmente se coloca contra a redivisão territorial do país.

A matéria foi apresentada mês passado. Nela, o parlamentar paraense pede a realização de plebiscito a fim de que a população de todo Estado se manifeste pela aprovação ou não do Estado do Tapajós.

O PDC 2264/2006 de Zé Lima foi apensado ao PDC 731/2000, autoria do senador Mozarildo Cavalcante, já aprovado no Senado, e que também pede a aprovação de idêntico plebiscito. Essa matéria está na Câmara apenas aguardando pauta para ir ao plenário.
Fonte: blog do Jeso

Carta endereçada ao então presidente da Associação Comercial do Pará

Estava devendo aos leitores do blog a série de informações que peguei no blog do colega Val Mutran, a respeito da divisão territorial do Pará.

A carta que segue, é longa, mas muito bem escrita e deve ser lida por quem simpatiza com o movimento pela criação de novas unidades fedarativas no Pará. Retrata o que acontece nas regiões mais distantes de Belém e parece ter sido escrita por alguém que more por estas bandas, ou por outra região qualquer que pretanda se emancipar.
----------------------------------

Caro João Augusto Rodrigues

Sou paraense, tenho 45 anos, nascido num município da região sudeste de nosso Estado, São Felix do Xingu. Meus pais foram verdadeiros heróis, para aqui criarem uma família numerosa, tentando dar saúde e educação num lugar onde ate hoje não existe nenhum desses serviços oferecidos de forma decente ao povo sul paraense, pelo estado.
Neste momento estou em Brasília cuidando de interesse de minha comunidade junto a alguns ministérios do governo federal, quando tive a oportunidade de ler seu artigo no Liberal de 26.03.05 o “Para Unido” onde Vossa Senhoria elogia justamente, o empresário de Marabá, Luiz Carlos da Costa Monteiro, mineiro, trabalhador como tantos outros que moram em nosso estado e tem ajudado a fazer com garra e determinação essa promissora região.
Tenho acompanhado pela imprensa, algumas manifestações suas em nome da Associação Comercial do Pará, defendendo a unidade do Pará, afirmando que unido e grande somos melhor, mais forte.
Eu acho bonito seu discurso e acredito na sua sinceridade. Sei que é um homem jovem, intelectual, empresário de sucesso, exatamente como eu queria ser, mas não sou porque não tive oportunidade, moro lá em São Felix do Xingu. Aqui o Pará é outro.
O Pará que o senhor conhece e mora, é um Pará civilizado, tem bons hospitais, boas Universidades, escolas técnicas e de ensino fundamental e médio de qualidade. Tem portos, aeroportos, energia elétrica, asfalto nas ruas e nas estradas, tem pontes boas em todas as partes, tem segurança pública, tem governo próximo, que na hora que o senhor precisa, está à sua disposição para que o senhor resolva os seus problemas com facilidade e rapidez; enfim, o Pará que o senhor mora e conhece é um Pará que respeita os seus cidadãos, oferece qualidade de vida e oportunidade de crescimento.
Agora, meu caro Dr. João Augusto, o Pará que eu moro e vivo há 45 anos não tem nada a ver com esse aí que o senhor mora. Aqui, as coisas e a vida são complemente diferentes, não temos hospitais como ai em Belém, nosso centro de saúde regional é a cidade de Araguaína, lá no Tocantins – que fica a 730 km de distancia daqui, da minha terra, muita gente doente sai daqui na ambulância e morre na estrada antes de chegar lá;
aqui também não tem Universidade nem boa e nem ruim como aí em Belém que tem muitas, aqui não se tem o direito de fazer um curso superior quando terminamos o ensino médio, não temos uma escola técnica e as escolas de ensino médio estão caindo aos pedaços; estrada aqui é de chão e só são trafegáveis na época da estiagem, agora no período chuvoso se o senhor quiser nos visitar vindo de carro, certamente não chegará aqui no inverno falta combustível e gás de cozinha porque não temos estrada e as pontes que também não prestam caem e o transito fica interditado; segurança publica não existe, a própria policia ajuda a bagunçar e a população vive abandonada à própria sorte, a lei do mais forte é que a prevalece;
aqui não se ouve nem falar em governo, só na hora de pagar impostos ou quando o pessoal da Sefa chega para pressionar e extorquir. Essa é a nossa realidade. É a realidade de 95% dos municípios do sul / sudeste do Pará. Lá para a região Oeste do Pará (Tapajós / Baixo Amazonas) dizem que é do mesmo jeito ou pior do que aqui, não sei. Se for assim, estamos roubados!!!
Dr. João Augusto, o Pará existe como ente público federado, a cerca de 390 anos e tudo que conseguimos construir é isso que temos: uma saúde pública que mata os cidadãos paraenses por ineficiência, uma educação capenga em todo o interior do estado, uma infra-estrutura longe de atender o mínimo necessário ao desenvolvimento da região como esta que tem um enorme potencial, assim como, a região Oeste do Pará.
Está mais que provado que o governo do estado por melhor que seja não tem condições de atender toda uma demanda reprimida de estradas, pontes, saúde publica, educação de nível médio e superior, segurança pública, regularização fundiária (todo dia estamos na imprensa nacional e internacional como bandidos, desordeiros, criminosos, grileiros de terras públicas, agressores e bandoleiros ambientais) tendo que suportar uma intervenção atrás da outra pelo governo federal, que não respeita o pacto federativo e não está nem aí para o governo do Pará.
O governo estadual concentra 90% de seus investimentos na região norte /nordeste do Estado. São 390 anos nessa situação e cada dia que passa a coisa fica mais grave e mais complicada. Meu pai tem 75 anos, desses anos todos, 55 são no sul do Pará esperando melhorar. Eu tenho 45 anos, todos no Sul do Pará, esperando melhorar...! E o que conseguimos é isso aí que acabei de relatar...
Será que não estaria na hora da sociedade paraense fazer uma reflexão, se confrontar com sua dura realidade interiorana para tomar uma posição, se fica como está preservando a integridade de seu território com 1.250.000 km2 e orgulhando-se disso em detrimento do sofrimento e da falta de perspectiva de vida do povo do sul / sudeste e oeste / sudoeste do Pará??? Ou de repente, vai ter a grandeza e desprendimento necessário para discutir uma outra alternativa que ofereça uma melhor perspectiva de vida para o povo dessas regiões????
Uma sociedade democrática e justa não pode negar-se pelo menos ao debate de um assunto tão serio importante e justo quanto este. Não devemos ter medo do debate, nossa democracia prova a cada um de nós que não somos os únicos donos da verdade e não existe ninguém pra dizer melhor onde o sapato está apertando, como aquele que está com o pé dentro do referido sapato.
O Estado Democrático de Direito, nos dá o Direito de termos a prerrogativa de discutir as coisas que nos afetam todos os dias. Como um jovem Democrata que senhor é, de boa família e de ótima formação, gostaria de pedir que visse esse assunto não como a bandeira política de alguns, mas como uma questão de justiça social, de combate às desigualdades e luta pela dignidade humana, ou isso é pecado?
Restaurado o Estado Democrático, não se cria mais territórios federais, porque esta foi uma atitude de governos ditatoriais, mas, vivemos outros ares; agora, consulta-se a sociedade em plebiscito e esta diz sim ou não quanto à criação de novas unidades federadas, podem ou não ser criadas.
Enquanto cidadão, empresário, líder político ou empresarial, membro do Congresso Nacional, governador do Estado ou Presidente da Republica, não se pode negar a uma sociedade ou a um único cidadão o livre direito de liberdade de expressão, pois isto é a garantia constitucional. Assim, vejo com reserva e preocupação, sua posição como jovem progressista / desenvolvimentista, de combate ao direito do povo do sul / sudeste e oeste / sudoeste do Pará em discutir a criação de estados federados nessas regiões.
Do Ponto de vista empresarial, combater isto é a mesma coisa de atirar no pé, pois se forem criados estes estados, a atração de investimentos públicos e privados serão incomparáveis ao que hoje existe, e isto é ótimo para o setor empresarial. Vossa Senhoria vai ganhar mais dinheiro ainda, montando novos negócios nesses novos estados, então isto é bom para o senhor também. Dizem que vai ter mais despesas, e é verdade, eu também concordo.
Tudo que se faz na vida tem que ter a despesa, criando esses novos estados não será diferente. Mas será a despesa mais justa do mundo, pois estará atendendo milhões de cidadãos abandonados à própria sorte e a relação custo/beneficio poderá ser a melhor possível. São regiões viáveis, e que rapidamente alcançarão a sua sustentabilidade, é só evitar que a Sefa continue roubando.
Essa questão de despesa é mais um engodo daqueles que tem o prazer de nos ver morrendo de inanição e abandono. O Brasil paga 150 bilhões de reais/ano de juros para banqueiros agiotas e ninguém diz absolutamente nada, acham eles que tem que ser assim mesmo!!! Agora, isto está matando esta Nação... Muitos também dizem que não é hora de falar claramente sobre estas coisas.
Talvez, porque o País não vai tão bem assim. Só que o presidente Lula alardeia nos quatro cantos que o Brasil nunca esteve tão bem, que a indústria nunca cresceu tanto, que o agronegócio nunca exportou como agora, que o PIB nunca foi tão alto.
Se formos atrás do Jatene ele vai afirmar a mesma coisa com relação ao estado; como são pessoas de fé publica e dignas de nossa confiança, acham que é hora de se falar nisso e levar essa discussão a exaustão. Dr. João Augusto, sou um caboclo do Xingu, pouco letrado e quase nada rodado, mas acho que a grandeza de um estado não se mede apenas pela sua extensão territorial, mas acima de tudo pela qualidade de vida que proporciona aos seus habitantes.
Se dimensão territorial fosse importante, o Amazonas e o Pará não teriam os indicadores sociais que tem hoje, e não estariam juntamente com a região norte, atualmente condenados pela ONU de terem a oportunidade de se livrarem-se da pobreza e do baixo IDH que já estão condenados nos últimos 15 anos. Isto sim é grave, e só se resolve com políticas governamentais de fôlego e gestão publica impactante.
Por falar em dimensão territorial, estou procurando na minha cabeça algum país civilizado do mundo com unidades federadas do tamanho do Pará, Amazonas, Mato Grosso, etc... E confesso que não estou encontrando. Parece que só aqui no Brasil e na região norte, que ainda perduram essa enormidade territorial, administrativamente inviável.
Em todo o resto do mundo, essa visão já foi abolida. Governo estadual pode administrar essa situação. Defender a continuidade disto, é não ser honesto consigo mesmo, é demonstrar egoísmo e falta de sensibilidade social com milhões de habitantes que também querem viver porque estão cansados de vegetar.
O modelo de gestão ai posto remonta a colonização, teve ao longo de 390 anos a chance de mostrar que desse jeito não dá certo. Já teve todo o tempo do mundo para fazer acontecer e, por que continuamos desse jeito meu Deus??? O desenvolvimento só acontece com a vontade de o governo implementar políticas publicas consistente e de sustentabilidade.
Qualquer ser inteligente percebe isto. Já se perdeu tempo demais, não adiante ficar repetindo erros, enganando a si e aos outros, anunciando que tudo vai melhorar; não se cura infecção profunda com melhoral infantil. Onde está a sinceridade de nossos homens públicos?????
Por outro lado, Dr. João Augusto, criar esses estados, eu vejo como permitir que a roda continue rodando. É permitir que a historie continue sendo escrita, como por exemplo, há 150 anos o Paraná foi criado a partir do desmembramento de São Paulo; há 45 anos Rondônia foi desmembrado de Mato Grosso; há 25 anos o Mato Grosso do Sul foi desmembrado de Mato Grosso e há 15 anos Tocantins foi desmembrado de Goiás.
A historia mostra que não foi preciso brigar com armas, mas convencer com argumentos e fatos históricos que a criação desses estados era necessário e importante para população e assim aconteceu. E, isto foi muito bom tanto para o estado remanescente como para aquele que ganhou autonomia. Isto é um fato, e, contra fatos não há argumentos.
Então volte no tempo e veja a historia, ela nos ajuda a entender o presente e a planejar o futuro. Não temos um exemplo sequer onde à divisão territorial deu errado, pelo contrario, foi altamente positiva. Sugiro que encomende um estudo técnico sobre isto para que a Associação Comercial do Pará se posicione melhor quanto ao assunto.
Finalizando, gostaria de lembrar-lhe, que o senhor Luiz Carlos da Costa Monteiro, como todos os outros mineiros, goianos, gaúchos, catarinenses, maranhenses, cearenses, paulistas, tocantinenses, pernambucanos, baianos, capixabas, paraenses de Belém que moram na região, etc., certamente também são favoráveis à divisão territorial do Pará, como forma de recuperar um pouco do tempo perdido na busca do desenvolvimento, há tempos alcançado por outros estados que conseguiram tal feito.
Concluindo, deixo claro que se tivesse outro instrumento de desenvolvimento que não fosse à divisão territorial, certamente lançaríamos mão deste e não seriamos favoráveis a isto, mas como não existe, que se dê seqüência à discussão de forma democrática, respeitosa, isenta e responsável. Atenciosamente,

Ademar França Nunes
Avenida Pará, número1940 – bairro Mundial.
68.380-000 São Felix do Xingu – Pará.