sexta-feira, setembro 30, 2005

Notícias de Itaituba

Morte do pastor Edgar comove Itaituba

O pastor Edgar Henk morreu terça-feira à noite, 27/09 em Be-lém, vítima de infecção generalizada. Ele estava internado há duas semanas no Hospital Beneficiência Portuguesa.

Natural de Santa Catarina, o pastor Edgar chegou a Itaituba há mais de trinta anos, onde iniciou a notável obra social da Mão Cooperadora, ligada à Igreja de Deus. Através da sua liderança a obra e a Igreja cresceram, prestando inestimáveis serviços ao município de Itaituba e a alguns municípios da região.

Já em 1980 o pastor Edgar lutou muito para conseguir conveniar a Escola A Mão Cooperadora, a qual atende, desde então, principalmente crinças oriundas de famílias de baixo poder aquisitivo, o que foi a realização

De um dos seus sonhos. Na comunidade de Maloquinha, distante cerca de 15 quilômetros de Santarém, localiza-se um centro de produção agrícola que utiliza modernos conceitos de cultivo, onde ele podia ser encontrado com muita frequência, por ser um dos seus locais preferidos.

A sessão da Câmara Municipal de Itaituba de quarta-feira, foi dedicada à memória do pastor Edgar, que em vida foi agraciado com o título de Cidadão Itaitubense. Os vereadores aprovaram, por unanimidade, moção de pesar apresentada pelo vereador Cesar Aguiar.

O corpo do pastorEdgar foi velado no templo central da Igreja de Deus e o sepultamento ocorreu na tarde de quinta-feira.
......................................................
Moraes de Almeida ganha hospital particular

O distrito de Moraes de Almeida está ganhando o seu primeiro hospital, fruto da ousadia do bioquímico Ubiratan Philadelfo, que acredita no desenvolvimento da região. O hospital que tem capacidade para dez leitos já está funcionando parcialmente. Tem laboratório para análises clínicas e terá centro cirúrgico, que que está sendo construído.

O médico Juscelino Pereira atende pela parte da tarde no local. . Ubiratan Philadelfo, que é filho da senhora Marly, a qual vive em Moraes de Almeida há muitos anos, formou-se em S. Paulo, mas decidiu voltar. Seu objetivo imediato é conseguir conveniar o hospital com o SUS, para atender a população carente.
................................................
Assinatura de TAC anima Itaituba

A notícia da assinatura do Termo de Ajuste de Conduta ocorrida no começo desta semana animou o empresariado de Itaituba. A exploração de madeira é hoje uma das principais atividades econômicas do município, a qual estava quase que totalmente paralisada por causa da não liberação dos planos de manejo.

De acordo com o que foi noticiado, o acordo assinado tem validade até janeiro de 2007, o que permitirá que a indústria madeireira possa trabalhar com certa tranquilidade durante o ano de 2006.

Meu comentário: Tenho escrito alguns artigos e matérias a esse respeito. Sou caboclo da região e não quero ver a Amazônia transformada em deserto. Porém, tenho convicção de que é possível fazer uso das riquezas naturais, como a madeira, por exemplo, sem precisar aniquilar com tudo. O que falta mesmo, é a presença reguladora do Poder Público.

Não pode deixar à vontade, se não os madeireiros acabam, com fizeram no Espírito Santo e no Sul do Pará. Mas, não se pode ficar parado, quando o governo engessa toda uma região e promove uma política que mata o povo à mingua. Nem muito ao mar, nem muito à terra, como diz o ditado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário